Limpinho, limpinho. O Porto foi à Alemanha arrecadar uma categórica vitória por 3-0, em jogo da 4ª jornada do Grupo B da Liga dos Campeões, e saltou para o segundo lugar, com seis pontos, ultrapassando o Atlético de Madrid, que empatou em casa com o Club Brugge (líder com 10). E nem foi preciso atacar muito. Aliás, os “dragões” marcaram cedo, por Galeno, assistência de Diogo Costa, este defendeu uma grande penalidade a seguir e os portugueses esperaram pelos alemães, que atacaram muito, foram perdulários e frágeis defensivamente. O Porto foi sólido e, nas poucas vezes que subiu com perigo, marcou mais duas vezes, ambas por Taremi e as duas de penálti.
Tratado de como aproveitar erros
Arranque de sonho do Porto. Aos seis minutos, Diogo Costa realizou um passe longo desde a sua baliza para Galeno, este cavalgou metros, ganhou espaço e rematou para o 1-0, no primeiro disparo do jogo. Pouco depois do primeiro quarto-de-hora, o árbitro assinalou falta de Uribe sobre Bakker na grande área, nas o guarda-redes do FC Porto defendeu o castigo máximo, tal como havia feito no “dragão”, mas desta feita a pontapé de Demirbay – Patrik Schick nem se atreveu.
O Bayer assumiu o comando do encontro, atacou muito e marcou aos 36 minutos, por Amine Adli, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo de Schick, que em posição irregular ainda desviou a bola inadvertidamente. Tudo corria bem aos “dragões”, mesmo tendo abdicado quase por completo de atacar até ao intervalo, e foi mesmo em vantagem que chegou ao descanso. Nesta altura a grande figura era, como não podia deixar de ser, Diogo Costa, com um GoalPoint Rating de 8.0, com três defesas, duas a remates na sua grande área, um penálti travado e… uma assistência.
🇪🇺 INTERVALO | 🇩🇪 Leverkusen 0-1 Porto 🇵🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 12, 2022
Galeno 🇧🇷 marcou o golo mas quem está a ver o jogo sabe o nome do super-herói na base da vantagem: Diogo Costa 🇵🇹 assistiu o golo e travou (mais) um penálti 🔥#B04FCP #UCL #ChampionsEleven pic.twitter.com/p9KEISVMtr
🇩🇪 Bayer Leverkusen 0-1 Porto 🇵🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 12, 2022
GoalPoint Ratings #FCP @ 45’
🥇 Diogo Costa 🇵🇹 8.0 🔝
🥈 Wenderson Galeno 🇧🇷 7.0
🥉 Fábio Cardoso 🇵🇹 5.4
🔻 Matheus Uribe 🇨🇴 4.4#UCL #ChampionsLeague #ChampionsEleven #B04FCP #RatersGonnaRate pic.twitter.com/AA6qj5Xhy0
O início da segunda metade também não foi nada má. Desta feita foi Galeno a sofrer falta na área cometida por Adli e, de penálti, Taremi fez o 2-0 para os azuis-e-brancos”. Quatro remates, dois enquadrados, dois golos…. E ao terceiro na direcção da baliza, o 3-0. Novo penálti, desta vez por falta de Kossounou sobre Galeno, e Taremi, da marca dos 11 metros, não falhou e decidiu a partida. O Porto foi cínico, esperou pelo erro adversário e foi de uma competência aterradora.
[ O Bayer instalou-se no meio-campo portista, mas o “dragão” pouco se importou ]
MVP GoalPoint: Diogo Costa 👑
Fenomenal Diogo Costa. O guardião portista foi a grande figura de mais uma grande noite do Porto na Liga dos Campeões, e conseguiu-o de formas pouco habituais. Começou por fazer uma assistência fantástica para o 1-0 de Galeno, depois defendeu uma grande penalidade e acabou o jogo com quatro defesas, três a remates na sua grande área. Verdadeiramente decisivo, foi o primeiro guardião da história da prova a fazer uma assistência e defender um penálti na mesma partida, terminando com um GoalPoint Rating de 8.5.
🇩🇪 Bayer Leverkusen 🆚 Porto 🇵🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 12, 2022
O Antunes fez moeda ao ar entre Diogo Costa 🇵🇹 e deu Diogo ⭐️
O guardião foi o primeiro na história da Champions a defender um penálti e fazer uma assistência no mesmo jogo#UCL #ChampionsLeague #ChampionsEleven #B04FCP #RatersGonnaRate pic.twitter.com/LfHBEusvQQ
Outros Ratings 🔺🔻
Destaques do Leverkusen
Bakker 7.5
O lateral-esquerdo dos “farmacêuticos” foi, de longe, o mais esclarecido da sua equipa. Além de ter sido sobre ele cometida uma grande penalidade, Bakker fez três passes para finalização, sete ofensivos valiosos, nove aproximativos e três super aproximativos, completou quatro de cinco tentativas de drible e somou quatro conduções aproximativas. Não satisfeito, fixou o máximo de recuperações de posse (11), acumulou quatro desarmes e outras tantas acções defensivas no meio-campo contrário. Um autêntico Panzer.
Hudson-Odoi 6.2
Veloz e imprevisível, foi uma das principais ameaças à baliza portista, embora nem sempre tenha decidido bem. Criou uma ocasião flagrante em três passes para finalização, realizou sete ofensivos valiosos e completou três de cinco tentativas de drible.
Jonathan Tah 5.7
O possante central somou o máximo de passes certos (84) e tentados (90) da partida, o segundo valor mais alto de acções com bola (97) e fez dez recuperações de posse. Subiu diversas vezes no terreno e somou dois passes para finalização.
Destaques do Porto
Galeno 8.2
O extremo arrasou os alemães. Logo no início da partida dominou com mestria o passe longo de Diogo Costa, progrediu até à área e abriu o activo. Depois sofreu ele próprio duas faltas para grande penalidade, que redundaram nos dois tentos de Taremi. Galeno somou quatro conduções aproximativas e duas super aproximativas e foi um trabalhador incansável, somando incríveis 12 acções defensivas, incluindo quatro intercepções e três bloqueios de passe/cruzamento.
GALENO 🤯 Que Domínio, Que Corrida e Que Assistência de Diogo Costo 😲
— ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) October 12, 2022
🤩 @ChampionsLeague | @bayer04fussball 0 x 1 @FCPorto #ChampionsELEVEN pic.twitter.com/IXUlmkgoyQ
🇩🇪 Bayer Leverkusen 🆚 Porto 🇵🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 12, 2022
Wenderson Galeno 🇧🇷 esteve nos 3 golos do Porto, abrindo o marcador e conquistando os 2 penáltis, e fartou-se de trabalhar defensivamente#UCL #ChampionsLeague #ChampionsEleven #B04FCP #RatersGonnaRate pic.twitter.com/n6cwIgR7qA
Fábio Cardoso 6.3
Perante os muitos ataques alemães, o central acabou por ter muito trabalho. Das 11 acções defensivas que contabilizou o destaque vai para três desarmes e seis alívios.
🇪🇺 77' | 🇩🇪 Bayer Leverkusen 0-3 Porto 🇵🇹
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 12, 2022
Fábio Cardoso ganhou todos os duelos defensivos que disputou#UCL #ChampionsLeague #ChampionsEleven #B04FCP pic.twitter.com/oFCiJv7hEm
Mehdi Taremi 6.1
O iraniano fez um jogo globalmente discreto, mas a verdade é que acabou por ter uma influência muito grande no resultado, pois cobrou com êxito duas grandes penalidades (os seus dois únicos remates).
TAREMI X2 😎
— ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) October 12, 2022
🤩 @ChampionsLeague | @bayer04fussball 0 x 3 @FCPorto #ChampionsELEVEN pic.twitter.com/4IpLzulyGe
Otávio 5.8
Jogo de trabalho do médio, que ofensivamente esteve menos bem (tentou seis vezes o drible, mas só completou dois), mas defensivamente foi fundamental, com o máximo de desarmes (7), de acções defensivas no meio-campo contrário (5) e o segundo valor mais alto de bloqueios de passe/cruzamento.
David Carmo 5.4
Teve de lidar com os muitos cruzamentos adversários e optou por não complicar, realizando o máximo de alívios (7) da partida.
Eustáquio 5.4
O médio não deslumbrou, mas foi consistente, somando cinco recuperações de posse e sete acções defensivas. Ofensivamente esteve muito tímido.