Liga 2016 | Do mais rematador ao melhor (auto)goleador

-

O “mãos de cola”
Cássio (Rio Ave) 102 defesas

Cássio
foto: Rio Ave FC

Ninguém travou mais remates enquadrados que Cássio, o experimente guardião do Rio Ave. Foram 102 tiros travados, sendo o brasileiro o único guarda-redes a ultrapassar a barreira das 100 defesas na Liga NOS, em 2016, com Marafona (83) no encalço mas a alguma distância.

Ainda assim existem outros dois guarda-redes que merecem menção honrosa, pois bateram a média de defesas a cada 90 minutos de Cássio (3,5): são eles Rui Silva (Nacional) e Ricardo Nunes (V. Setúbal/Chaves), com 3,7 e 3,6 “paradas” por jogo, respectivamente.

O mais faltoso
Adrien Silva (Sporting) 73 faltas

Adrien Silva
foto: J. Trindade

O jogador mais faltoso de 2016 na Liga NOS foi o campeão europeu Adrien Silva, com 73 infracções, acima das 65 de Maxi Pereira (Porto) e Baiano (Sp. Braga). O médio leonino terminou assim com uma média de 2,7 faltas a cada 90 minutos, um registo ainda assim inferior aos “líderes” que, ao contrário do que possa imaginar, são avançados, Henrique Dourado (V. Guimarães) e Soares (ex-Nacional/V. Guimarães), ambos com mais de três faltas em média.

O jogador leonino acabou também por ser o jogador mais amarelado dos “grandes” e um dos que viu a primeira advertência disciplinar mais vezes, dez, num ranking liderado por Wakaso (Rio Ave) e Fábio Pacheco (V. Setúbal) ambos com 13 amarelos vistos.

Os “azarados”
Marega (Porto/V. Guimarães) Hassan (Sp. Braga)
5 remates ao ferro

marega-vitoria-guimaraes-numerosÉ possível ter muito azar no futebol, umas vezes junto à própria baliza (no ponto a seguir), outras diante da baliza adversária. Este segundo contexto expressa-se em Moussa Marega e Hassan, os homens que mais vezes enviaram a bola aos “ferros” da baliza adversária em 2016 na Liga NOS, cinco vezes cada. A seguir aos “homens-golo” surgem André André (Porto), Cafú (V.Guimarães) e André Sousa (Belenenses), todos com quatro tiros ao poste/trave.

Os (auto) goleadores
João Pica (Tondela) / Aly Ghazal (Nacional) 2 autogolos

Quando o azar bate à porta pouco há a fazer e é isso mesmo que sucede quando dois bons jogadores como Pica e Ghazal terminam 2016 como líderes nos marcadores dos 25 autogolos marcados na Liga NOS, com dois cada. Melhores dias virão, sobretudo para João Pica, que somou os dois azares num só jogo, e bem perto do final do ano.

E em 2017, quem serão os destaques?
Cá estaremos para os dar a conhecer, durante todo o ano, fique connosco e bom ano para si!

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.