Liga 21/22: 5 coisas que aprendemos na jornada 24 (faltam dez)

-

A Liga Bwin 21/22 entrou na recta final. Os “dragões” têm o título bem encaminhado, mas mesmo assim a incerteza continua: a passadeira azul parecia estendida pelo Sporting no sábado, mas o Gil Vicente foi ao Dragão sacar um empate heróico. Mas nem só de jogos dos “grandes” se faz a Liga, pois o acesso europeu e, sobretudo, a fuga à despromoção prometem lutas até mais acesas do que a corrida ao título. No meio disto tudo escolhemos cinco coisas que fizeram apitar o radar do nosso Antunes, isto antes mesmo do Braga – Santa Clara que encerra a jornada.

1. O FamaShow voltou, nos pés do João

O Famalicão confirmou a sua melhor fase na Liga em curso ao somar a terceira vitória consecutiva na prova e aumentando para seis os pontos que o separam das preocupações de descida. A boa fase ganha ainda mais relevância se tivermos em conta que estes três triunfos representam metade das vitórias do emblema minhoto na Liga. Simon Banza (6.24), Luiz Júnior (6.23) e Adrián Marín (6.22) são alguns dos protagonistas maiores das últimas cinco jornadas do “Fama”, mas à cabeça destaca-se o regressado João Carlos Teixeira (6.98). O médio-ofensivo soma quatro acções para golo noutros tantos jogos!

[ João Carlos Teixeira é um dos melhores ratings da Liga desde que chegou a Famalicão ]

Clica para ampliar

2. Zainadine é o “Zidane” no jogo aéreo

O Sporting apostou nos cruzamentos aéreos para a área maritimista. A coisa não correu bem, em boa parte por culpa do veterano Zainadine, que somou 17 alívios e disputou quatro duelos aéreos defensivos sem perder nenhum. O seu registo definiu aliás um novo recorde de alívios na presente edição da Liga, batendo os 16 com que Pablo Santos anulou o Benfica na Luz, umas jornadas atrás. Novidade? Nem por isso: Zainadine é também o jogador da Liga com mais duelos aéreos defensivos disputados e ganhos e o único jogador da Liga que já ultrapassou os 100 alívios.

[ Zainadine, uma surpresa antiaérea apenas para quem não olha os números ]

GoalPoint-Maritimo-Sporting-Liga-Bwin-202122-MVP
Clique para ampliar

3. Cruzamentos são novidade leonina? Nem por isso.

Ainda o Sporting. O elevado número de cruzamentos feitos pelo Sporting nos Barreiros pareceu a muitos uma nova opção táctica de Amorim, talvez por influência da presença simultânea de Slimani e Paulinho no “onze”, mas os dados dizem outra coisa.

[ Dos 23 cruzamentos feitos pelo Sporting nos Barreiros apenas três tiveram sucesso e apenas um foi recebido na área ]

Clica para ampliar

O SCP é a equipa da Liga 21/22 que mais procura o cruzamento (17 por jogo) e as 23 tentativas na Madeira nem são sequer o máximo dos “leões”, que detêm aliás o terceiro maior registo de cruzamentos num jogo na Liga em curso. O contexto do “recorde” leonino tem tanto de curioso como de revelador: os “verde-e-brancos” tentaram 33 cruzamentos à 7ª jornada da Liga, em Alvalade, num jogo que venceram com grande dificuldade e apenas de grande penalidade, aos 98 minutos. Contra quem? Marítimo. Resta saber se Rúben Amorim se recordava destes números, na hora de gizar a estratégia para a Madeira.

4. Taremi e Martínez também falham (e de que maneira)

Quem diria que o Porto iria ceder pontos em casa, já após o Sporting lhe estender a passadeira e ainda por cima com o adversário reduzido a dez jogadores após três minutos de jogo? É futebol, dirão alguns, mas tudo tem explicação e a verdade é que os “dragões” desperdiçaram como nunca frente aos “galos”, consumando apenas um dos 3,4 Expected goals que criaram.

[ O mapa do desperdício portista frente ao Gil: quanto maior a “bola”, maior a probabilidade de golo da ocasião de remate ]

Amarelo: golo | Azul – remate enquadrado | Vermelho – remate desenquadrado

Os protagonistas do desperdício portista foram curiosamente dois avançados que se têm destacado recentemente, a concretizar ou a municiar ocasiões para os colegas. Mehdi Taremi teve nos pés duas ocasiões flagrantes e esbanjou 0,9 xG nos cinco remates que tentou. Já Toni Martínez desperdiçou 0,6 xG em apenas 18 minutos (!) em quatro remates, um deles em ocasião flagrante. Uma noite imprevista por parte de dois “matadores” que mantinham, até agora, uma taxa de aproveitamento de ocasiões claras de golo de cerca de 50%, um registo saudável.

5. “Azuis” em queda livre

A Belenenses SAD ocupa o último lugar da Liga a dez jornadas do fim. A seis pontos da “salvação” o objectivo dos “azuis” ainda é possível, mas o problema… é o desempenho. A BSAD foi a equipa que não só menos golos marcou nas últimas seis jornadas (quatro, a par do Estoril) como ainda por cima desperdiçou o pouco que criou (menos um golo face aos Expected Goals criados). Nesta jornada a BSAD voltou a fazer apenas um remate enquadrado, tal como havia sucedido na anterior e também em três das últimas seis rondas. Assim fica muito difícil.

[ A BSAD enquadrou apenas um remate em três das últimas quatro rondas da Liga ]

Confere todos os statcards da jornada clicando nos resultados e ícones da tabela:

LIGA BWIN | J24SUMGPRMVPPASXG
0-2
2-1
1-1
1-1
1-1
3-0
2-3
1-1
0-0

Podes conferir todas as stats, ratings e MVPs da Liga Bwin 21/22 nesta página (link)

 

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.