Liga 21/22: Os analytics da luta pelo play-off da salvação 🔥

-

Alerta “spoiler”: aconteça o que acontecer na última jornada da Liga Bwin 21/22, nenhum dos três emblemas que estão neste momento na “corda-bamba” da descida chegarão ao fim do jogo a salvo. As equipas que podiam assegurar a permanência directa já o fizeram, com o Arouca a fechar o último “bilhete”, restando agora a Tondela, Moreirense e Belenenses disputar apenas a possibilidade de disputar o play-off, a última hipótese que, curiosamente, permitiu na época passada a subida do já referido Arouca, relegando o Rio Ave para a Liga SABSEG.

E que indicadores e contas levam os três emblemas em risco para a jornada decisiva? Para resumir o tema preparámos o seguinte resumo, incluindo não só os cenários possíveis, mas também as probabilidades e indicadores de desempenho recente que distinguem os clubes em disputa.

A boa notícia para os três emblemas em disputa passa pelo facto de defrontarem adversários que lutaram precisamente por fugir do mesmo destino até há pouco tempo. Tondela, Moreirense e Belenenses enfrentam Boavista, Vizela e Arouca, respectivamente, rivais do mesmo “campeonato”, mas que já não sentem a pressão classificativa. A relativa igualdade de circunstâncias é, no entanto, quebrada pelo factor-casa, bónus de que apenas o Tondela e o Moreirense irão usufruir, mas avancemos de imediato para os três “jogos grandes” que decidem esta disputa.

“Panteras” complicadas podem tramar probabilidades auriverdes

O Tondela avança para a decisão com a maior probabilidade de chegar ao play-off, fruto da classificação que resulta num maior conjunto de cenários que o beneficiam. O problema é que, apesar de jogar em casa, a turma de Nuno Campos enfrenta também o adversário mais bem classificado e um que perdeu apenas dois jogos nos últimos cinco, não perdendo também há outras tantas jornadas. O número de golos sofridos e os Expected Goals contra também não são promissores para os beirões, mas, por outro lado, estão precisamente a par das fraquezas igualmente reveladas pelas “panteras”.

Os números que justificam a pouca calma de Sá Pinto

As imagens de frustração de Sá Pinto no banco viralizaram nas últimas jornadas, mas os dados de desempenho dos cónegos acabam por torná-la totalmente compreensível. Os minhotos rematam como nenhum outro rival em risco, duplicam os Expected Goals a favor e cortam em quase metade os xG contra, mas isso em nada evitou as três derrotas consecutivas que colocam o Moreirense em sério risco de despromoção directa. O problema é bem visível na média de golos marcados, que ficou a dever um golo por jogo nos últimos cinco duelos. Os cónegos só precisam manter a produção, complementá-la com eficácia e esperar que o Vizela não se agigante, mas isso pode não chegar, pois a Sá Pinto e Cia não basta vencer ou sequer empatar, precisam também que o Tondela não triunfe.

No futebol não há impossíveis mas…

A Belenenses SAD enfrenta uma missão quase impossível, mas a verdade é que o simples facto de os “azuis” chegarem à última jornada ainda a sonhar diz tudo sobre o trabalho de Franclim Carvalho nas últimas semanas, ao ponto de lhe ter valido o lugar de 2º melhor treinador de Abril no RTG (Ranking de Treinadores GoalPoint). A BSAD tem produzido ocasiões e concretizado com eficácia, mas o problema é que, defensivamente, tem concedido com excessiva frequência, chegando à ronda decisiva a não só ter de vencer fora o Arouca, como a precisar que o Tondela não vença e que o Moreirense saia derrotado. Parece impossível (98% de probabilidade de descida), mas no Futebol já sabemos que isso não existe.

Contas feitas, é tomar nota na agenda: a decisão arranca pelas 15h30 do próximo sábado, dia 14 de Maio. 

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.