Liga: As cinco revelações da primeira volta

-

O médio-defensivo bracarense Danilo Silva tem sido uma das agradáveis surpresas da Liga 2014/15 (foto: J. Trindade)
O médio-defensivo bracarense Danilo Silva tem sido uma das agradáveis surpresas da Liga 2014/15 (foto: J. Trindade)

Finda a primeira volta decidimos eleger não só os cinco melhores da Liga (análise a publicar na próxima semana) como também os cinco jogadores que, pelo seu desempenho objectivo, constituiram no nosso entender as cinco maiores revelações da prova até ao momento, entre jogadores que disputam a sua primeira época em Portugal e atletas que vivem a sua primeira experiência regular na primeira equipa de um emblema do primeiro escalão.

As menções honrosas

Antes de procurarmos dissecar qual o mérito dos cinco escolhidos, há que destacar que os escolhidos pela GoalPoint não foram obviamente os únicos a brilhar nas primeiras 17 jornadas, como novos valores da Liga Portugal. Por isso não podemos deixar de referir outros jogadores que, provavelmente, mereciam ser incluídos nesta lista. Exemplo do guarda-redes brasileiro Matheus, do SC Braga; Ruben Neves, de 17 anos, do FC Porto; Sturgeon, a pérola formada no Restelo; o egípcio Gomaa, do Nacional; Prince, defesa francês de 21 anos que actua no Rio Ave FC; Jean Seri, do Paços de Ferreira; e um trio vindo do Estoril, composto por Kuca, Tozé e Anderson Esiti.

Qualquer um destes atletas poderia estar no “top 5” das revelações GoalPoint, mas outros brilharam um pouco mais. Apresentamos em seguida as nossas escolhas, por ordem alfabética.

 

Anderson Talisca: “Atirador furtivo”

Anderson Talisca, SL Benfica (foto: J. Trindade)
Anderson Talisca, SL Benfica (foto: J. Trindade)

Anderson Talisca é um dos destaques desta Liga. O avançado brasileiro do Benfica, de 20 anos, é o segundo melhor marcador, ex aequo com Maazou, levando já nove golos em 17 jogos. Tendo em conta a responsabilidade que assumiu desde cedo no plantel “encarnado”, os seus números são muito interessantes – 77,5% de eficácia de passe, 20,9% de aproveitamento nos remates que faz, contabilizando ainda uma assistência. Dono de um excelente pé esquerdo, esta primeira aventura em solo europeu culminou com uma chamada à selecção A brasileira, um sonho cumprido, como o próprio assumiu.

Resumo estatístico de Talisca na primeira volta da Liga:

Jogos17
Minutos p/ jogo79.9
Passes p/ jogo34.7
Eficácia de passe %78%
Passes p/ ocasião p/ jogo1.1
Assistências1
Golos9
Eficácia de remate %49%
Aproveitamento %21%

Mauro Saraiva
Mauro Saraiva
Professor de Educação Física, começou a sua actividade como treinador aos 19 anos, dedicando-se ultimamente à análise de jogo e scouting. Colabora também com a VideoObserver.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR