A Liga Bwin 2021/22 em 5 tops fundamentais 🔥

-

Os craques que fazem a história da Liga Bwin 21/22 estão na cabeça de todos. O nosso Antunes irá também revelar os dele em breve, com base no seu algoritmo, dando a conhecer os 33 melhores da Liga, como é aliás hábito após o final da prova, mas ao longo do caminho há nomes que se distinguem em momentos específicos do jogo, contribuindo de forma decisiva para os resultados da sua equipa.

Escolhemos assim mais cinco tops de desempenho (entre jogadores que disputaram mais de 1530 minutos), centrados em variáveis nem sempre destacadas pela vox populi futebolística mas que nos permitem sublinhar os méritos de vários craques da Liga agora finda.

Mãos de ferro na baliza

Um bom guarda-redes costuma ser um dos primeiros pedidos de qualquer treinador que se prese pois, como se diz em futebolês, nenhuma casa se começa pelo telhado. Esta máxima aplica-se aos cinco guardiões seguintes, que deram o seu melhor pelo sucesso das suas equipas, algo que se reflecte em duas das mais esclarecedoras estatísticas para a posição, as defesas em relação com as Expected Saves (xS), ou Defesas Esperadas.

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Top5-Player-17-05-2022-infog

A diferença entre ambas diz-nos quase tudo sobre e efectividade dos desempenhos dos guardiões, pois mostram-nos em concreto o número de golos esperados evitados, um tema que mereceu aliás um artigo (e tabela de consulta) específico e que pode consultar neste link.

André Ferreira fez uma época extraordinária, tendo integrado cinco dos “onzes” da jornada (entre as rondas 13 e 21), bem como duas equipas mensais (Dezembro e Janeiro), e não foi por acaso. André sofreu 41 golos, mas registou o máximo absoluto de defesas na Liga (118), terminando com extraordinários 10,8 golos evitados. A seguir surge Samuel Portugal, um dos esteios do Portimonense, com 9,3 tentos evitados, graças a 100 defesas (sofreu 35 golos), e Bruno Varela, que cimentou uma excelente forma com 8,4 golos “tirados lá de dentro”. O Top 5 fecha com dois guardiões que desceram de divisão, mas que tudo fizeram para o evitar. As suas equipas foram bombardeadas com ataques adversários (o Tondela foi mesmo a pior defesa), mas Luiz Felipe (7,8), da Belenenses SAD, e Pedro Trigueira (6,7), dos beirões, terminaram com bons números de golos impedidos.

Líderes centrais do passe aproximativo

O que é o passe aproximativo, ao qual tanta importância atribuímos e que destacamos com grande regularidade nas nossas análises? Simples: são passes que aproximam a equipa da baliza adversária em pelos menos 25% do campo restante e uma distância mínima de oito metros. Contabilizamos também os super aproximativos, que aumentam a percentagem para 50%.

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Top5-Player-17-05-2022-infog-20220517-163352

Pelas características do passe, geralmente mais profundo e vertical, é de todo lógico que sejam jogadores em zonas mais recuadas do terreno a registarem os números mais elevados, pelo que não espanta que o Top 5 seja composto exclusivamente por centrais, daqueles que levantam a cabeça e tentam colocar a bola em colegas lá na frente, num futebol mais directo. Só o sexto classificado neste ranking não é central: Al Musrati, médio-defensivo do Braga.

O líder é do Gil Vicente, equipa sensação do campeonato e que nos habituou a realizar incríveis jogos fora de casa, aproveitando precisamente o adiantamentos dos adversários. Lucas Souza terminou a Liga com uma extraordinária média de 7,4 passes aproximativos a cada 90 minutos, batendo claramente a concorrência, que foi liderada por João Basso (um dos centrais em maior destaque ao longo da temporada), que assinou 6,9. Alexandre Penetra (6,6), do Famalicão, segue-se na lista, antes de surgirem dois jogadores dos “grandes” de Lisboa. Coates (6,5) é um dos elementos do Sporting que mais usou este tipo de passe quando a sua equipa activou o famoso futebol para as costas das defesas contrárias, o mesmo acontecendo com o benfiquista Jan Vertonghen (6.3), que encontrou em Darwin Nuñez, e por vezes Rafa Silva, o alvo dos seus passes aproximativos.

[ Os passes aproximativos de Lucas Souza na Liga Bwin 21/22 ]

GoalPoint-Lucas-Souza-Gil-Vicente-Approach-Passes-Liga-Bwin-202122

De referir que no que toca aos passes super aproximativos, o cenário muda e são os médios, curiosamente, a dominar. Otávio Monteiro (1,7), do Porto terminou na frente, três centésimas à frente de Pêpê Rodrigues, do Famalicão. Seguem-se Pedro Porro (1,3), lateral do Sporting, Leandro Silva (1,3), médio do Arouca, e Pedrinho (1,3), centrocampista do Gil Vicente.

Progredir com a bola no pé

E o que são conduções aproximativas? O critério é em todo semelhante ao referido para os passes aproximativos mas desta feita aplicado à condução de bola, aplicando-se a mesma distinção entre mais de 25% e mais de 50% da distância face à baliza adversária na hora de segmentar as conduções aproximativas e super-aproximativas (ambas com um mínimo de 15 metros percorridos em posse).

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Top5-Player-17-05-2022-infog

Ninguém fez mais conduções aproximativas, em média por 90 minutos, do que o bracarense Yan Couto. O ala-direito brasileiro emprestado aos minhotos pelo Manchester City atingiu as 3,4 a cada 90 minutos, carrilando muito do futebol da equipa de Carlos Carvalhal pelo seu corredor. Bem perto ficou o extremo Kenji Gorré, do Boavista, logo atrás com 3,2, mas também a apenas duas décimas de distância do terceiro, Bruno Rodrigues, do Famalicão, que terminou a temporada em grande com uma exibição de encher o olho frente ao Braga. O veloz Rafa Silva, do Benfica, que marcou aquele golo incrível ao Estoril Praia, transportando a bola quase desde a área benfiquista, registou 3,0 conduções aproximativas (centésimas abaixo de Bruno Rodrigues), fechando o Top o francês do Marítimo, Rafik Guitane (2,7).

[ As conduções aproximativas de Yan Couto na Liga Bwin 21/22 ]

GoalPoint-Yan-Couto-Braga-Approach-Carries-Liga-Bwin-202122

Não estão no nosso “boneco”, mas importa conhecer quem liderou nas conduções super aproximativas. Aqui invertem-se os dois primeiros, com Kenji Gorré a apresentar uma média de 1,3 e Yan Couto logo a seguir com 0,9 por 90 minutos. Estranhou a ausência de Darwin Nuñez nas conduções aproximativas? O uruguaio surge em terceiro nas “super”, com 0,9 (menos três centésimas que Couto), seguindo-se o colega Rafa Silva (0,7) e o “leão” (que começou em Guimarães) Marcus Edwards (0,7, menos suas centésimas que Rafa).

Toma lá e marca

Os reis das assistências: Rafa Silva (15), Fábio Vieira (14), Pedrinho (14), Mehdi Taremi (12) e Otávio (11). Contudo, nós temos a variável que mede a probabilidade de um passe para finalização terminar em golo, as Expected Assists (xA), ou Assistências Esperadas. Nem sempre o passe em “bandeja de prata” termina da melhor forma – como já constatámos na peça sobre os criadores que mereciam mais assistências (link) -, mas o trabalho está feito e estes são os homens com mais assistências esperadas nesta Liga.

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Top5-Player-18-05-2022-infog

Mehdi Taremi lidera o ranking, com 10,2 xA na sua contabilidade, tendo tido a sorte de encontrar competência nos seus colegas de equipa, pois como já vimos terminou com 12 assistências, um saldo positivo de 1,8. Quem bem pode agradecer aos companheiros é Rafa Silva, que terminou como o jogador com mais assistências na Liga (15), apesar de ter acumulado 10,0 esperadas. Logo a seguir outro portista, Otávio Monteiro, com 9,2 xA para 11 passes para golo, também sado positivo, e Ricardo Horta, o novo melhor marcador da História do Braga, com 93 tentos, surge em quarto, com 8,6, embora tenha registado cinco assistências – os colegas bracarenses ficaram a dever a Horta. O Top 5 fecha com Lincoln, do Santa Clara, com 8,4 xA e seis assistências no total.

[ As 12 assistências de Taremi na Liga Bwin 21/22 ]

GoalPoint-Mehdi-Taremi-Porto-Assists-Liga-Bwin-202122

Importa perceber, após esta análise, quais os jogadores com melhores registos de passes para finalização e o líder foi Ricardo Horta, com uma média de 3,0 por 90 minutos, seguido do “leão” Pablo Sarabia (2,6). Em terceiro Pedro Porro (2,5), também espanhol do Sporting, terminando o Top 5 com Gustavo Sauer (2,5), que entretanto deixou o Boavista, e… Otávio Monteiro (2,4), omnipresente nas principais estatísticas da época.

Os reis do golo esperado e marcado

A competência dos avançados mede-se por vários parâmetros e um deles, um dos mais importantes, é a forma como aproveitam os Expected Goals (xG) ou Golos Esperados, de que beneficiam ao longo de uma época. Já escalpelizámos o aproveitamento que cada um dos 242 marcadores de golos na Liga Bwin fez ao longo da época, com destaque para os saltos positivos e negativos das principais estrelas – num artigo dedicado que pode ler aqui (link). Mas há mais que se lhe diga.

Já percebemos que foi Darwin Nuñez o jogador que mais aproveitou os xG de que dispôs, terminando com 26 golos na Liga com base em “apenas” 19 golos esperados ao longo da competição, mas foi outro jogador a usufruir do valor mais alto de Expected Goals. Mehdi Taremi terminou o campeonato com 21,8 xG à sua mercê, tendo feito 20 tentos, o que corresponde a um salto negativo de 1,8. Darwin surge em segundo, com os tais 19,0 xG, surgindo depois o também portista Evanilson com 14,8 (e 14 golos marcados). O Top cinco fica completo com Ricardo Horta (14,2), do Braga, e Pedro Gonçalves (14,0), do Sporting.

[ Os remates e xG de Taremi na Liga Bwin 21/22 – a amarelo os golos,, a azul os enquadrados, quando maior os pontos, maior o xG ]

GoalPoint-Mehdi-Taremi-Porto-xG-Liga-Bwin-202122

De destacar também os Expected Goals de bola corrida, deixando desde logo de fora grandes penalidades e livres directos. Nestes o líder é Darwin (15,3), seguindo-se Pedro Gonçalves (12,0), Taremi (11,9), Evanilson (11,8) e o sportinguista Paulinho (11,5), que no que toca aos xG totais contabilizou 13,1, marcando 11 golos (ficou a dever 2,1 golos à sua contabilidade).

Nos próximos dias revelaremos quais os melhores futebolistas da época: Revelação, Melhor Rating, Melhor Jogador e os habituais 33 Magníficos. A não perder! 

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.