Liga: Gaitán, o melhor da primeira volta

-

Durante os últimos dias analisámos as revelações da Liga até ao momento e elegemos os cinco melhores jogadores da primeira volta da Liga. Desse lote de futebolistas escolhemos aquele que, para o GoalPoint, sobressaiu entre os demais, com base na observação e nos dados objectivos de desempenho das primeiras 17 jornadas. E a nossa escolha recaiu sobre Nicolás Gaitán.

O argentino tem sido o motor da boa campanha do líder SL Benfica até ao momento na prova. Não tanto pelos golos que marca, mas pelos que dá a marcar, pelo virtuosismo do seu jogo que não se perde em fintas inúteis, mas sim em futebol com pés e cabeça. O aproveitamento dos remates em golo ou a precisão de passe não são o seu forte. Essas são “águas” onde Jackson Martínez ou Yacine Brahimi se sentem bem. Gaitán é o homem que constrói os golos e contribui para a tremenda eficácia do Benfica na hora da concretização.

Gaitán somou nove assistências e 2,4 passes para ocasião nas primeiras 17 rondas, e se a sua lesão foi pouco notada na última jornada da primeira volta, na goleada por 4-0 sobre o Marítimo, o mesmo não se pode dizer na derrota com o Paços de Ferreira – um jogo já da segunda volta mas que mostra bem o peso que a qualidade das entregas de Gaitán, e mais ainda a consistência que regista, tem na produção ofensiva das “águias”, que não foi além dos 10% de eficácia de disparo na capital do móvel. Coincidência? Acreditamos que não. É que se os outros deram para as encomendas na Madeira, em Paços de Ferreira não o conseguiram, simplesmente porque para se estar ao nível de Gaitán há que ser consistente. E o argentino tem-no sido esta temporada.

Aguardamos pela segunda metade da Liga para concluir quem foi, de facto, o melhor jogador da época em curso, mas por enquanto… “Nico” leva vantagem.

 

Clique para conferir outros artigos e infografias GoalPoint acerca de Nicolás Gaitan.

 

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com 19 anos de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR