A 19ª jornada da Liga NOS deu emoção extra à competição. O FC Porto ganhou 1-0 ao Tondela e regressou à liderança da tabela, ainda que com um jogo a menos em relação aos seus mais directos adversários, e ultrapassou o Sporting, que não foi além de um empate 1-1 no Estádio do Bonfim. O deslize leonino permitiu ao Benfica ficar a apenas um ponto do seu rival lisboeta, pois as “águias” bateram o D. Chaves com tranquilidade no Estádio da Luz.

Esta ronda trouxe também a confirmação de um talento em ascensão. Aos 26 anos, Cláudio Ramos, do Tondela, é cada vez mais uma certeza e é, pela segunda semana consecutiva, o dono da baliza do nosso “onze” da jornada, naquela que é a sua quarta presença.

Destaque também para três estreias nos nossos “onzes” 2017/18, uma delas pertencente a um dos “três grandes”. E por falar nos candidatos ao título, o FC Porto domina esta nossa selecção, com base nos GoalPoint Ratings, com três presenças já habituais (à qual se soma uma acabada de chegar ao Olival). Segue-se o Benfica, com dois nomes, e o Sporting, com um. O representante leonino tem quase lugar cativo nos nossos “onzes”, fixando novo recorde de presenças da temporada em nove.

De sublinhar o “equilíbrio” de ratings neste nosso “onze”, com apenas um acima de 8.0, mas somente um abaixo de 7.0.

Vamos aos nossos craques.

GoalPoint-onze-Liga-NOS-201718-J19-infog
Clique para ampliar

 

Cláudio Ramos (Tondela) 8.1 – O grande destaque da 19ª ronda. O guarda-redes do Tondela não só surge pela segunda semana consecutiva no nosso “onze”, como foi o melhor em campo na derrota da sua equipa no Dragão, com oito defesas, e é o jogador da jornada, com o rating mais elevado.

Pierre Sagna (Moreirense) 7.0 – O Moreirense dominou em Santa Maria da Feira, mas perdeu por 1-0. Ainda assim, o melhor em campo foi o lateral-direito dos cónegos, Pierre Sagna, em estreia neste “onze”. O francês preencheu todo o corredor direito dos visitantes, terminando a partida com dois passes para finalização, sete recuperações de bola e cinco alívios.

Felipe (FC Porto) 6.9 – O brasileiro surge pela quarta vez nos nossos “onzes”, desta feita devido à bela exibição conseguida ante o Tondela. O defesa-central integrou-se muito bem no ataque, registando quatro remates, três deles enquadrados, e ainda registou seis duelos aéreos ganhos em oito e 13 acções defensivas.

Miguel Vieira (Paços Ferreira) 7.4 – A segunda estreia nas nossas equipas. O central pacense fez um dos golos do triunfo da sua equipa em casa do Desportivo das Aves e realizou 17 acções defensivas, dez delas alívios.

Alex Telles (FC Porto) 7.8 – A sétima presença de Alex Telles nos “onzes” nesta temporada. O lateral foi igual a si próprio ante o Tondela, sendo o melhor dos portistas. Em cinco passes para finalização criou duas ocasiões flagrantes, colocou a bola 15 vezes na área beirã e ainda completou 11 acções defensivas.

Ljubomir Fejsa (Benfica) 7.1 – A importância de Fejsa no Benfica é sobejamente conhecida, espantando apenas o facto de esta ser a primeira presença do sérvio esta época nos nossos “onzes”. Ante o Chaves, o “trinco” criou uma ocasião flagrante, fez o primeiro remate esta época na Liga (!), acertou 95% dos 79 passes que tentou (75), recuperou a bola 11 vezes e ainda fez sete desarmes.

Paulinho (Portimonense) 7.0 – No último jogo pelos algarvios antes de reforçar o FC Porto por empréstimo, o brasileiro não se deixou afectar por esse facto e voltou a brilhar, com a segunda presença nas nossas equipas. Na derrota caseira ante o Sp. Braga, Paulinho criou uma ocasião flagrante em quatro passes para finalização, teve sucesso em seis de dez tentativas de drible e ainda ganhou uma grande penalidade.

Bruno Fernandes (Sporting) 7.4 – Já há pouco mais a dizer sobre Bruno Fernandes, que reclama presença na nossa equipa pela nona vez, novo recorde. O médio leonino marcou o golo do Sporting no Bonfim, fez dois passes para finalização e ainda ajudou a defender, com quatro desarmes.

Raphinha (V. Guimarães) 7.0 – O jovem vimaranense continua a dar cartas na Liga, com mais uma bela exibição, ante o Estoril, e a segunda “chamada” a este espaço esta temporada. O brasileiro foi o melhor em campo ante os “canarinhos”, com um golo marcado, uma assistência em dois passes para finalização, mas também seis desarmes.

Yacine Brahimi (FC Porto) 7.2O melhor jogador da primeira volta da Liga NOS regressou de lesão e voltou a encantar. Ante o Tondela, o argelino bateu um recorde extraordinário de dribles, com 13 certos em 17 tentativas, e ainda realizou dois passes para finalização e ganhou 19 de 29 duelos individuais.

Jonas (Benfica) 7.9 – O segundo jogador com mais presenças nos “onzes” da jornada. O brasileiro realizou uma primeira parte de grande nível ante o Chaves, com dois golos e um manancial de recursos – quatro remates, todos enquadrados, três passes para finalização e 82% de eficácia de passe.

Fechamos com os jogadores que lideraram o nosso “barómetro” de variáveis nesta jornada:

GoalPoint-Tops-Jornada-19-LIGA-NOS-201718-infog
Clique para ampliar

 

São estes os melhores da 19ª jornada da Liga NOS 17/18, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA NOS | J19STATGPRMVP
1-1
1-0
0-0
3-0
1-2
0-2
1-0
2-0
3-1