Liga NOS 17/18 | O “onze” da 28ª jornada ⭐

-

A 28ª jornada da Liga NOS mexeu com a luta pelo título, com benefícios mais claros para o Benfica. Após vencer o V. Guimarães por 2-0, no Estádio da Luz, os “encarnados” viram o Sporting cair na visita ao Sp. Braga, por 1-0, no mesmo dia. E, dois dias volvidos, assistiram “de cadeirão” ao desaire do FC Porto no Restelo, resultado que consumou a troca de líderes da competição, a seis jornadas do fim.

Tudo isto numa ronda em que, a nível individual, assistiu-se a algumas exibições de grande nível. Por esse motivo, e pela derrota de dois dos candidatos ao título, não espanta que no nosso “onze” da jornada surjam apenas dois jogadores dos “grandes”, Alex Telles (que não demorou a regressar às nossas equipas, mal recuperou de lesão) e Zivkovic. Desta feita não há jogadores do Sporting com GoalPoint Rating suficiente para integrar a nossa “chamada”, mas nem é esse o facto mais relevante. Pela primeira vez esta temporada temos uma equipa que coloca cinco jogadores (leu bem) num “onze” – o anterior máximo pertencia ao Benfica, que emprestara quatro à 12ª jornada -, mais concretamente o Marítimo. A grande exibição dos insulares em casa ante o Feirense (vitória por 4-1) teve esta consequência, sendo que o único repetente em relação à jornada 27 é também maritimista, o ponta-de-lança Joel.

Numa ronda algo atípica, realce também para o facto de termos dois jogadores com rating superior a 8.0 e de apenas outros dois apresentarem nota abaixo do limiar dos 7.0, o que demonstra a inspiração geral. E embora fosse de esperar a diminuição no número de estreantes, dada a fase adiantada da temporada, desta feita temos nada menos que cinco atletas em estreia absoluta na época 2017/18.

GoalPoint-onze-Liga-NOS-201718-J28-infog
Clique para ampliar

 

André Moreira (Belenenses) 7.5 – Na segunda derrota do FC Porto no campeonato, mais uma vez o guarda-redes da equipa vitoriosa realizou uma exibição de grande nível. O jovem guardião é uma das estreias na nossa equipa, fruto das sete defesas (máximo da ronda) que realizou no Restelo, seis delas a remates dentro da sua área.

Bebeto (Marítimo) 6.5 – O lateral-direito do Marítimo surge pela terceira vez nas nossas “escolhas”, a segunda nas últimas cinco jornadas. Num jogo que, ainda assim, exigiu algum trabalho defensivo ao brasileiro (cinco intercepções), foi, ainda assim, no momento ofensivo que mais se destacou, com um remate (enquadrado), três passes para finalização e uma assistência.

Nuno A. Coelho (D. Chaves) 6.3 – A segunda estreia deste nosso “onze” relativamente a esta época. O Desportivo de Chaves perdeu em Paços de Ferreira, mas o central esteve muito atento, registando 13 acções defensivas, das quais dez foram alívios. E ainda ganhou três dos quatro duelos aéreos que disputou.

Raúl Silva (Sp. Braga) 7.3 – Uma das grandes figuras da jornada, pelo golo que marcou e ditou a vitória dos “arsenalistas” sobre o Sporting, aproximando as duas equipas na competição. Já com seis golos nesta Liga, o “central goleador” é-o também a nível europeu e, ante os “leões”, foi o segundo melhor em campo, com dois remates, quatro duelos aéreos ganhos em cinco e nove acções defensivas.

Alex Telles (FC Porto) 7.8 – Esteve algumas semanas afastado, mas mal recuperou, voltou a ocupar um lugar que é habitualmente seu, chegando à décima chamada aos nossos “onzes”. O Porto perdeu, mas o brasileiro bateu o recorde de passes para finalização nesta edição da Liga, nada menos que oito. Para além disso, acertou 87% dos seus passes, ganhou quatro de sete duelos aéreos, fez quatro desarmes e recuperou oito vezes a posse.

Jean Cléber (Marítimo) 7.6 – Mais um maritimista, mais uma estreia. O médio marcou um golo no único remate que realizou, fez uma assistência em dois passes para finalização e somou sete acções defensivas. A sua exibição completa ficou apenas marcada negativamente pelos quatro desarmes sofridos e os três maus controlos de bola.

Zivkovic (Benfica) 7.4 – Jonas foi o melhor do Benfica ante o V. Guimarães, mas perante as boas exibições de avançados nesta jornada, coube a Zivkovic representar os “encarnados” neste “onze”. O sérvio tem feito esquecer Krovinovic com belas exibições e, desta feita, criou uma ocasião flagrante em quatro passes para finalização, teve uma eficácia de passe de 95% e colocou a bola 12 vezes na área contrária, o máximo do jogo.

Jorge Correa (Marítimo) 7.2 – Voltamos à Madeira, para mais um estreante. O ala do Marítimo fez três remates contra o Feirense, dois enquadrados, somou dois passes para finalização, completou dois de três dribles e ainda fez quatro desarmes. Pecou nos desarmes sofridos (6).

Ricardo Valente (Marítimo) 7.5 – O quarto jogador do Marítimo surge pela terceira vez nos nossos “onzes”. O extremo-esquerdo fez um golo nos cinco remates que realizou (único enquadrado) e ainda registou impressionantes 12 recuperações de posse.

Edinho (V. Setúbal) 8.7 – O melhor jogador da jornada 28 é do V. Setúbal. Edinho brilhou intensamente na Vila das Aves, com um “poker” a consumar a reviravolta no marcador. Quatro golos marcados em apenas 27 minutos da segunda parte, apontados em “somente” seis remates.

Joel (Marítimo) 8.1 – O único repetente da jornada passada. Joel bisou em apenas três disparos (todos enquadrados) e fez ainda uma assistência. E engane-se quem pensa que o jogador apenas olha para a baliza, pois ainda somou quatro desarmes.

Fechamos com os jogadores que lideraram o nosso “barómetro” de variáveis nesta jornada:

GoalPoint-Tops-Jornada-28-LIGA-NOS-201718-infog
Clique para ampliar

 

São estes os melhores da 28ª jornada da Liga NOS 17/18, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA NOS | J28STATGPRMVP
1-4
4-1
2-0
1-1
2-0
4-3
2-0
1-0
2-0

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR