Liga NOS 17/18 | O “onze” da 14ª jornada ⭐

-

A 14ª jornada da Liga NOS deixou tudo na mesma no topo da classificação. Os “três grandes” venceram os seus jogos, de forma mais ou menos tranquila, pelo que esta semana há seis jogadores dos três primeiros classificados no nosso “onze” da jornada, com base nos GoalPoint Ratings. Mas há também quatro estreias absolutas nas nossas equipas desta temporada.

O destaque vai, porém, para duas caras já habituais nestas nossas distinções: Aboubakar e Lucas Evangelista. O portista foi o melhor da ronda, com um rating elevado, o quarto melhor da época; o estorilista é o único repetente da semana que passou e já vai na quinta presença nestes nossos “onzes”. Um caso sério no campeonato luso, pois apesar de alinhar numa equipa que luta neste momento por fugir à cauda da tabela, o brasileiro apresenta números mais próprios de jogador de emblema que luta pelo título.

Dos “grandes”, o Benfica é o mais representado, com três elementos, que estiveram em destaque no triunfo sobre, precisamente, o Estoril Praia de Lucas Evangelista, por 3-1. Segue-se o Sporting, com dois elementos fundamentais na vitória pelo mesmo resultado no Bessa, ante o Boavista. Os “dragões” emprestam um atleta a esta equipa, mas para não ficar atrás foi logo o melhor dos 11, fruto de um “hat-trick” no Bonfim.

Confira os nossos craques:

GoalPoint-onze-Liga-NOS-201718-J14-infog
Clique para ampliar

 

Cláudio Ramos (Tondela) 6.8 – Na época passada surgiu amiúde nas nossas equipas da ronda, mas em 2017/18 só agora se estreou. O Tondela foi vencer por 1-0 a casa de um Aves que vinha a recuperar na tabela, e o guarda-redes foi o melhor em campo, graças a sete defesas, quatro delas a remates de dentro da área, e a três saídas a soco.

André Almeida (Benfica) 6.8 – O lateral benfiquista pode não ser consensual entre os adeptos, mas cumpre e produz e é, por isso, uma cara habitual nas nossas equipas – soma a quarta presença. Ante o Estoril, Almeida foi, essencialmente, um jogador consistente a defender, pois ganhou 12 dos 13 duelos que disputou, a totalidade dos sete pelo ar e registou 12 acções defensivas.

Zainadine (Marítimo) 6.6 – Num dos jogos mais quentes desta ronda, Zainadine foi fundamental na vitória insular ante o Braga. O central fez o único golo do jogo e ainda contribuiu para a noite em branco dos minhotos, com cinco alívios, dois bloqueios de remate, três recuperações de posse e dois de três duelos aéreos ganhos.

Mathieu (Sporting) 6.6 – Os “leões” venceram por 3-1, mas tiveram algum trabalho defensivo. Mathieu terminou a partida no Bessa com cinco intercepções e outros tantos alívios, registando apenas uma falta cometida. E quando subiu no terreno também fez estragos, com uma assistência para golo.

Álex Grimaldo (Benfica) 6.8 – A primeira vez de Grimaldo no nosso “onze” esta época. O espanhol tem tido uma época irregular, novamente marcada por lesões, mas mostrou qualidade a atacar e a defender ante o Estoril. Na retaguarda somou sete recuperações de bola e oito acções defensivas; na frente realizou dois passes para finalização, um deles para ocasião flagrante, teve sucesso em uma de quatro tentativas de cruzamento e completou as três tentativas de drible.

Hassan Yebda (Belenenses) 8.0 – Outra das estreias nos “onzes” desta época. O argelino marcou o golo que garantiu o empate 1-1 do Belenenses em casa frente ao Paços de Ferreira, no único remate enquadrado em cinco tentativas. Fez ainda dois passes para finalização, cinco desarmes e ganhou seis de nove duelos aéreos. A brincar a brincar, Yebda já tem mais golos na Liga (2) do que Danilo Pereira, William Carvalho e Fejsa somados.

Lucas Evangelista (Estoril) 8.0 – O único repetente da jornada 13. Lucas Evangelista é já uma das figuras deste campeonato, com exibições de grande nível pelo Estoril, que contrastam com a posição dos “canarinhos” na tabela. O brasileiro foi o melhor em campo na derrota da sua equipa no Estádio da Luz, ao registar sete remates (máximo da ronda), três deles enquadrados e a assistência para o golo de Kléber. Teve ainda sucesso nos dois cruzamentos que realizou, sofreu seis faltas, fez cinco desarmes e outras tantas intercepções e recuperou dez vezes a posse de bola. Um grande jogo.

Paulinho (Portimonense) 7.2 – O líder de assistências da Liga NOS (a par de Ricardo Esgaio), com cinco, surge pela primeira vez nas nossas equipas. Apesar da derrota algarvia em casa frente ao Chaves, o ala esteve em bom plano, com três passes para finalização, uma eficácia de passe de 87%, seis dribles eficazes em dez e ainda recuperou a posse de bola em 11 ocasiões.

Franco Cervi (Benfica) 7.3 – O pequeno argentino é um batalhador. Trabalha bastante em prol do colectivo e foi o melhor do Benfica ante o Estoril. A defender registou sete desarmes, o máximo da jornada, mesmo não sendo um defesa. E no ataque somou duas assistências em quatro passes para finalização.

Bas Dost (Sporting) 7.8 – O goleador holandês está em grande forma e é o segundo melhor marcador da Liga, com 12 golos, os mesmos de Aboubakar. O ponta-de-lança bisou na casa do Boavista, em apenas três remates, e ainda fez um passe para finalização e ganhou oito de 13 duelos aéreos.

Vincent Aboubakar (Porto) 9.0 – O melhor jogador da jornada. Na sua terceira presença nos nossos “onzes”, o camaronês registou o quarto ranking mais alto da época, fruto de um “hat-trick” que adornou com uma assistência. Fez seis remates, cinco deles enquadrados, e criou duas ocasiões flagrantes. Uma partida em cheio.

Fechamos com os jogadores que lideraram o nosso “barómetro” de variáveis nesta jornada:

GoalPoint-Tops-Jornada-14-LIGA-NOS-201718-infog
Clique para ampliar

 

São estes os melhores da 14ª jornada da Liga NOS 17/18, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA NOS | J14STATGPRMVP
2-1
0-1
3-1
1-3
0-1
1-1
0-5
1-0
1-0

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR