Liga NOS 18/19 | O “onze” da 6ª jornada ⭐

-

A sexta jornada da Liga NOS isolou o Sp. Braga na liderança. Os minhotos estão a fazer um extraordinário início de campeonato e venceram o Belenenses por 3-0, beneficiando do empate do Benfica 2-2 em Chaves, no arranque da ronda, na passada quinta-feira. Este foi o principal facto da jornada, que teve vitórias dos outros dois “grandes”.

No sábado, o Sporting bateu o Marítimo, em Alvalade, por 2-0, enquanto um dia antes o FC Porto ganhou ao Tondela por 1-0, no Estádio do Dragão, com um golo ao cair do pano. O resultado dos “azuis-e-brancos” revela dificuldades para os comandados de Sérgio Conceição somarem os três pontos. Elas existiram, mas também se verificou um domínio intenso, que derrubou alguns registos máximos na Liga, um deles com mais de dois anos. Por esse motivo, não espanta que os “dragões” sejam a equipa mais representada, com quatro elementos. Nenhum outro emblema “empresta” mais do que um representante e nesta sexta ronda não cabe qualquer jogador do Sporting, o único “grande” a ficar de fora.

Vamos então ao “onze” GoalPoint Ratings da 6ª jornada, com a particularidade de não se verificar qualquer repetente.

GoalPoint-Onze-jornada-6-Liga-NOS-201819-infog
Clique para ampliar

 

Cláudio Ramos (Tondela) 7.5 – O golo do Porto, ao cair do pano, surgiu após uma bola que o guarda-redes do Tondela não conseguiu segurar. Talvez esse lance sobressaia sobre toda a exibição de Cláudio Ramos, mas a verdade é que o guardião esteve em grande destaque, com oito defesas, seis delas a remates dentro da sua área, e algumas de grande dificuldade (duas a remates aos ângulos).

Falaye Sacko (V. Guimarães) 7.2 – O final de jogo para os minhotos não foi o mais feliz, pois consentiram o golo do empate com o V. Setúbal. Mas Sacko já tinha feito o suficiente para se destacar dos demais. O lateral-direito foi o melhor em campo, com dois passes para finalização, dois cruzamentos eficazes em três, quatro dribles eficazes em seis tentativas e oito recuperações de posse.

Felipe (FC Porto) 7.3 – O defesa-central portista não esteve particularmente perigoso nos lances ofensivos, ao contrário do que é habitual. Mas perante as transições atacantes do Tondela, o brasileiro respondeu à altura. Literalmente. Ao todo venceu oito dos nove duelos aéreos em que participou, quatro deles defensivos, e ainda somou dez acções defensivas, entre elas cinco intercepções. Um verdadeiro pilar.

Gonçalo Silva (Belenenses) 6.9 – A derrota do Belenenses foi pesada, mas a Gonçalo Silva não se podem assacar grandes responsabilidades. O defesa-central foi o melhor da sua equipa, tendo mesmo rematado duas vezes, ambas aos ferros. Ao longo da partida somou o número máximo de acções com bola na partida, 105, ganhou os três duelos aéreos defensivos em que participou e ainda somou 12 acções defensivas, entre elas seis intercepções.

Alex Telles (FC Porto) 7.5O melhor em campo no Dragão, Alex Telles volta a assumir protagonismo, como o fez regularmente na temporada transacta. O brasileiro realizou sete passes para finalização (máximo da jornada), foi eficaz em três de oito cruzamentos e realizou quatro intercepções. Estaremos perante o início de um novo “reinado” de Telles nos nossos “onzes” semanais?

Vítor Gomes (D. Aves) 8.1 – Jogo de sonho para o médio do Aves. Vítor Gomes fez um “hat-trick” na recepção do Aves ao Portimonense, numa exibição irrepreensível. O jogador só precisou de quatro remates para o conseguir, mas não se limitou a atacar, registando ainda oito recuperações de posse.

Hector Herrera (FC Porto) 7.2 – Com Danilo Pereira poupado por Conceição, Herrera voltou a assumir um papel mais recuado e, como de costume, não desiludiu. O mexicano recuperou a posse de bola em 11 ocasiões, somou oito acções defensivas, acertou 92% dos passes que realizou e ainda criou uma ocasião flagrante de golo.

Otávio (FC Porto) 7.3 – O criativo brasileiro começou na direita do ataque portista, mas terminou no meio, à frente de Herrera. Em qualquer uma das posições manteve um nível elevado, como atestam os três passes para finalização, os três cruzamentos eficazes em quatro tentativas, as 86 acções com bola e os seis dribles completos em oito. E ainda teve tempo de recuperar a posse de bola nove vezes. Um grande jogo de Otávio.

Rafa Silva (Benfica) 7.2 Excelente partida do extremo benfiquista, no empate das “águias” em Trás-os-Montes. Não foi por ele que o Benfica perdeu dois pontos, pois Rafa bisou em quatro remates (dois enquadrados), criou uma ocasião flagrante e ainda ajudou na defensiva, com quatro desarmes e três bloqueios de passe.

Ricardo Horta (Sp. Braga) 8.9O melhor jogador da jornada e logo na primeira aparição nos nossos “onzes” esta época. O médio bracarense marcou um golo ao Belenenses, fez uma assistência em quatro passes para finalização, ganhou uma grande penalidade e ainda recuperou oito vezes a posse e realizou quatro desarmes. Uma exibição completa.

Carlos Vinícius (Rio Ave) 7.3 – O Rio Ave prossegue a sua caminhada firme junto ao pelotão da frente da Liga. Nesta jornada venceu em casa o Boavista por 2-1 e o ponta-de-lança Carlos Vinícios foi a grande figura da partida, ao fazer os dois golos da sua equipa, em seis remates (três enquadrados). E ainda atirou uma bola ao ferro e concluiu dois dribles.

Fechamos com os jogadores que lideraram o nosso “barómetro” de variáveis nesta jornada:

GoalPoint-Tops-Jornada-6-LIGA-NOS-201819-infog
Os tops GoalPoint da 6ª jornada da Liga NOS 2018/19!

 

São estes os melhores da 6ª jornada da Liga NOS 18/19, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA NOS | J6STATGPRMVP
2-2
1-0
1-0
2-1
2-0
0-3
1-1
0-3
3-0

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR