A primeira volta da Liga NOS 2015/16 chegou ao fim. O “campeão” da primeira metade da prova é o Sporting CP, que lidera a tabela com mais quatro pontos que os perseguidores SL Benfica e FC Porto. O desempenho colectivo dos “três grandes tem sido acompanhado pelo GoalPoint, através do Barómetro, mas importa agora, chegando a esta fase, perceber quem foram os melhores intérpretes individuais sobre os relvados portugueses.

Tal como na época passada, elaboramos também agora a lista dos cinco melhores jogadores da primeira volta, mas com uma diferença. Desta vez a escolha é feita através da média registada no GoalPoint Ratings™, que avalia o desempenho quantificável de cada um dos futebolistas a actuar na Liga NOS. Após nomearmos quarta-feira as cinco revelações da prova avançamos agora para os cinco nomes que mais se destacaram até ao momento, nas 17 jornadas até agora disputadas, e se a maioria dos contemplados pode até parecer consensual, mesmo pela “ciência do olhómetro”, há um que vai, provavelmente, surpreendê-lo.

#5 | Pizzi, “bombeiro” de serviço
26 anos | Médio-ofensivo | SL Benfica
GoalPoint Ratings™ 6.35

Pizzi
foto: J. Trindade

O internacional português, com alcunha de avançado argentino, foi uma das figuras do bicampeonato benfiquista, mas esta época começou tímido e fora das primeiras opções de Rui Vitória. O jogador parecia não encaixar, a médio-centro, na filosofia do novo treinador, mas as lesões de Salvio, Gaitán e a quebra de forma de Gonçalo Guedes abriram-lhe as portas da titularidade. E Pizzi agarrou a oportunidade com algumas exibições de encher o olho, em especial no flanco direito, mas também noutras posições, sempre que a equipa precisa.

Conta já com três golos e duas assistências e destaca-se na Liga em alguns parâmetros que ajudam o Benfica a ser o melhor ataque na prova. Pizzi é o sétimo jogador com mais remates e disparos enquadrados a cada 90 minutos, é o 11º com mais disparos de fora da área e é quem mais passes para ocasião cria em todo o campeonato, com 3,2 a cada 90 minutos. Não se destaca especialmente na eficácia defensiva, apesar de ser um elemento que muito dá neste capítulo, mas a atacar tem oferecido opções de grande qualidade à sua equipa. Mesmo que o seu desempenho observado nem sempre revele tudo o que produz em campo… os números não enganam.

PIZZI | Médio-ofensivo | SL BenficaLiga NOS 2015/16 (17J)
Minutos942
Golos p/ 90m0.3
% Remates enquadrados42%
Passes p/ ocasião p/ 90m3.2
% Passes certos meio-campo adv.81%
GoalPoint Ratings™6.35

fonte: GoalPoint / Opta

 

#4 | Adrien Silva, “patrão” com pés de veludo
26 anos | Médio-centro | Sporting CP
GoalPoint Ratings™ 6.47

Adrien Silva
foto: J. Trindade

O capitão leonino tem evoluído, de época para época, de forma consistente e é, neste momento, o “patrão” incontestável do Sporting de Jorge Jesus, o “maestro” de toda a acção ofensiva leonina, mas também fundamental nos momentos defensivos. Pode dizer-se que Adrien está em todo o lado e onde é necessário.

Olhando para os números que justificam o quarto lugar nesta nossa lista, o destaque vai para a sua capacidade nos duelos individuais. Adrien é o terceiro melhor da Liga nas disputas, ao ganhar 9,3 a cada 90 minutos, e destaca-se defensivamente nos desarmes, onde é sexto com mais realizados (3,1 por 90 minutos). Depois, com a bola nos pés, é exímio a decidir da melhor forma, com critério, sendo o quarto com mais passes realizados no meio-campo adversário, e também com sucesso (38,6 a cada 90 minutos, 85% de eficácia). Adrien arrisca-se, por este andar, a realizar a melhor época de sempre de leão ao peito, aumentando a estranheza, agora sim fundamentada, face à sua tardia afirmação na selecção nacional.

ADRIEN | Médio-centro | Sporting CPLiga NOS 2015/16 (17J)
Minutos1.250
Passes p/ 90m66.2
% Passes p/ o meio-campo adv.85%
Duelos ganhos p/ 90m9.3
Desarmes eficazes p/ 90m3.1
GoalPoint Ratings™6.47
fonte: GoalPoint / Opta

> NA PRÓXIMA PÁGINA: UMA SURPRESA?