A sétima jornada da Liga NOS centra todas as atenções no “clássico” do Estádio da Luz entre o Benfica e o FC Porto. Este é um dos jogos para o qual apresentamos as nossas dicas, mas há outros dois a merecerem a atenção. Confira o racional por detrás das nossas sugestões e arrisque connosco.

Estas são as nossas apostas para a sétima ronda.

Boa sorte e jogue responsavelmente!

Benfica 🆚 FC Porto
Empate @ 3.15

Separados por apenas um ponto e ambos vindos de vitórias europeias, os rivais encontram-se este fim-de-semana na tentativa de se afastarem um do outro na tabela. O Benfica não se tem mostrado uma força particularmente dominante frente aos “grandes” com Rui Vitória no comando e, apesar de ter dominado o seu primeiro derby da temporada frente ao Sporting, tem vindo agora a demonstrar mais debilidades defensivas – ainda para mais estando forçados a rodar no centro da defesa –, que uma equipa como o FC Porto pode aproveitar. Numa semana em que o AEK aproveitou com tanta facilidade o lado direito da defesa do Benfica, ter agora pela frente Alex Telles e Brahimi poderá também tornar-se num pesadelo para os “encarnados”. Por outro lado, o FC Porto tem um volume de criação ofensivo muito maior em casa do que fora (de 2.95 xG para 1.4 xG, em média) e o Benfica estará pressionado a não perder este jogo após as recentes exibições.

Tondela 🆚 Nacional
Vitória Nacional – Empate anula aposta @ 2.40

Costinha disse esta semana que a eficácia ofensiva do Nacional tem sido maior fora de casa, e com razão. Frente ao Tondela os insulares vão ter mais espaço para tirar partido de ataques rápidos e dos seus melhores jogadores – ainda para mais com o regresso de lesão do extremo Camanho. Têm ainda a vantagem de solidificar defensivamente, como constatado na última saída frente ao Feirense, também por não serem “obrigados” a jogar tão subidos no terreno. Já os homens de Pepa estarão forçados a tomar conta das rédeas da partida e, não só estarão a forçar uma dupla de centrais algo lenta a lidar com contra-ataques, como poderão ainda ser explorados no espaço a aéreo. Com apenas 35% de duelos aéreos defensivos na área ganhos, o Tondela é a pior equipa do campeonato nesta métrica, o que nos pode indicar alguma dificuldade em lances de bola parada – outro ponto a aproveitar pelos madeirenses.

Feirense 🆚 Belenenses
Não e menos de 2.5 – Ambas as equipas marcam e total de golos @ 1.85

O Belenenses tem-se mostrado como uma das equipas de cariz mais controlador do campeonato. O seu volume de passes (471) e acções com bola (675) por jogo, tem rival apenas e só nos números do Benfica, e a derrota frente ao Braga no passado fim-de-semana não vai mudar a matriz dos homens de Silas. Esta circulação é, no entanto, prioritariamente segura e lateralizada – com muito foco nos centrais e médios defensivos e, por vezes, dificuldade a penetrar a estrutura do adversário. O seu adversário deste fim-de-semana tornar-lhe-á a vida ainda mais difícil com o seu modelo particularmente fechado defensivamente e directo em transição (16,7% de passes longos), tendo ainda a melhor defesa do campeonato com apenas três golos sofridos. Em Santa Maria da Feira teremos um embate entre equipas que vão ter dificuldades em marcar, mas não a segurar o resultado.

P.S.: As odds são recolhidas de apostadoras a operar em Portugal, à data da publicação do artigo