O mês de Outubro findou, com as sétima e oitava jornadas (quase) completas e a nona a ser disputada já na passagem para Novembro. Neste contexto tivemos equipas (e jogadores) com mais partidas realizadas que as restantes no mês passado, mesmo assim nada que impeça olharmos para Outubro e escolhermos aquele que foi, para nós, a Equipa do Mês, com base nas médias GoalPoint Ratings.

Liga NOS 2015/16 - Onze GoalPoint do mês de Outubro 2015
Clique na infografia para ampliar (infografia: GoalPoint)

Neste “onze” temos surpresas, alguns nomes que mantém o seu lugar e um jogador que se destaca de todos os outros. E também um eclipse explicável de jogadores do Benfica, clube que coloca apenas um nome na lista. A avaliação do desempenho dos jogadores é realizada à luz da produção individual efectiva, tendo por base os principais e decisivos parâmetros e valores alcançados por cada um, com o rigor OPTA. Confira o nosso “onze”.

Guarda-Redes:
Salin (Marítimo)
GP Rating: 6.91

O guardião maritimista está a tornar-se um caso sério nesta Liga NOS. Depois de já ter sito o dono da baliza na anterior Equipa do Mês GoalPoint, o francês mantém o seu posto, caindo apenas uma centésima (6.92 para 6.91) na avaliação GoalPoint Ratings. O mês de Outubro teve apenas duas jornadas para o Marítimo, e nessas o guardião averbou um total de oito defesas (cinco ante a Académica, três contra o Paços de Ferreira) e, apesar de não ter evitado duas derrotas insulares, foi, sem dúvida, uma das grandes figuras da sua equipa nessas partidas – defendeu mesmo um penalty frente ao Paços.

Lateral-Direito:
João Pereira (Sporting)
GP Rating: 6.33

O facto de um dos jogos que distingue João Pereira neste mês de Outubro ter sido frente ao Benfica, no Estádio da Luz, durante o qual teve, a espaços, Nico Gaitán pela frente, só abona a favor do experiente lateral. Não começou bem a época, diga-se, mas no derby esteve simplesmente intransponível, com sete recuperações de bola, dois desarmes com sucesso, um passe para ocasião e três intercepções. O Sporting fez três jogos em Outubro (o último a 31), na vitória ante o Estoril, e aqui João Pereira (no segundo encontro que fez neste mês) brilhou intensamente, com 7.1 no GoalPoint Ratings, com impressionantes quatro passes para ocasião, algo assinalável num defesa.

Defesa-Central:
Marcano (FC Porto)
GP Rating: 6.25

Um golo apontado por um defesa-central é sempre de realçar, apesar de ter sido a fechar uma goleada. Mas a verdade é que nos dois jogos que Marcano disputou em Outubro (Belenenses e Braga em casa), o Porto não sofreu golos, o próprio jogador marcou um, para além de ter realizado 12 recuperações de bola, oito alívios e outras tantas intercepções no total. Um pilar defensivo dos “azuis-e-brancos”

Defesa-Central:
Ricardo Nascimento (Académica)
GP Rating: 6.46

Integrar a Equipa do Mês não sendo jogador de um dos grandes já é um feito, mas consegui-lo a defesa-central, numa equipa que vinha a sofrer muitos golos como a Académica, é de maior relevo. Ricardo Nascimento entra no “onze” com apreciáveis 6.46 no GoalPoint Ratings graças a um jogo em que ajudou a sua equipa a não sofrer golos (com o Marítimo), mas também porque somou três passes para ocasião nestas partidas, raro num central, e brilhou com 13 intercepções.

Lateral-Esquerdo:
Marvin Zeegelaar (Rio Ave)
GP Rating: 6.10

O Rio Ave está num surpreendente terceiro lugar à nova jornada e as prestações de Marvin, holandês ex-Ajax, têm ficado na retina. O lateral-esquerdo marcou um golo em Outubro, no empate 2-2 no Estoril, ajudou a equipa a não sofrer golos em casa com o Boavista, para além de que foi autor de seis passes para ocasião no total (quatro só com o Estoril) e fez a assistência para o único tento do Rio Ave na recepção aos boavisteiros. A seguir com atenção.

> NA PRÓXIMA PÁGINA: DO MEIO CAMPO PARA A FRENTE