O ano passado este foi, a par dos “cinco melhores da primeira volta da Liga NOS”, um dos artigos mais lidos no GoalPoint de 2015. Regressamos à abordagem, desta feita apoiados no inovador GoalPoint Ratings™, para apontar aqueles que mais se destacaram pelo desempenho quantificável nas primeiras 17 jornadas da Liga NOS 2015/16. Eis o nosso “countdown” relativo aos cinco jogadores, com idade igual ou inferir a 23 anos, que fecharam a primeira volta da competição com o melhor rating médio.

#5 | Miguel Silva, um “megafone” de luvas
20 anos | Guarda-redes | Vitória SC
GoalPoint Ratings™ 6.07

https://www.youtube.com/watch?v=aL8L91OsXCs

O rapaz do megafone vale bem mais que isso. Aos 20 anos teve a sua grande hipótese no Vitória e, como seria de esperar num guarda-redes, agarrou-a a duas mãos. Após lhe ser dada a titularidade à 10ª jornada, não mais Miguel Silva a largou, somando já 630 minutos provavelmente inesperados pela precocidade, até pelo jovem guardião.

Apesar dos 12 golos sofridos em sete encontros (1,7 por jogo) os números de Miguel Silva impressionam. Chamado a disputar em média um duelo aéreo a cada 90 minutos o jovem “keeper” ainda não perdeu um, o que faz dele o mais eficaz da Liga neste capítulo. Mas atenção que a coisa não fica por aqui: fechando uma defesa mais permissiva do que Sérgio Conceição gostaria, Miguel Silva regista quase quatro defesas por encontro (segundo da Liga) e ainda quase uma recolha e uma defesa a soco a cada 90 minutos (quinto e quarto da Liga respectivamente).

A natural inexperiência ainda se nota, sobretudo na eficácia das saídas (83%, o nono registo da prova), mas é caso para dizer: com ou sem megafone, dêem-lhe as luvas durante mais tempo.

MIGUEL SILVA | Guarda-redes | Vitória SCLiga NOS 2015/16 (17J)
Minutos630
Golos sofridos p/ 90m1.7
Defesas p/ 90m3.9
Defesas a soco p/ 90m0.9
Duelos áereos p/ 90m | Ganhos %1.0 | 100%
GoalPoint Ratings™6.07

fonte: GoalPoint / Opta

 

#4 | Otávio, um “10” guerreiro
20 anos | Médio-ofensivo | Vitória SC (p/ empréstimo do FC Porto)
GoalPoint Ratings™ 6.08

Otávio
foto: Vitória SC

Otávio Edmilson da Silva Monteiro (20 anos) chegou ao FC Porto em Setembro de 2014. Rotulado como jovem promessa do futebol canarinho, oriundo do Internacional,  o também conhecido como “Otavinho” levou o “dragão” a desembolsar 2,65 milhões de euros por 33% do passe do seu passe. Chegado a Portugal, Otávio passou metade da época 14/15 na equipa B dos “dragões”, mudando-se em Janeiro de 2015 para Guimarães por empréstimo, onde finalmente esta temporada está a aproveitar, e de que maneira, a oportunidade de se afirmar com as cores do Vitória SC.

Após um arranque de época intermitente (chegando até a somar minutos na equipa B do Vitória), Otávio agarrou a titularidade a partir da 12ª jornada e compensou a aposta com o que se espera de um médio-ofensivo “atrevido”: passes para ocasião (dois a cada 90 minutos), assistências (duas nos 603 minutos disputados) e golos (três em igual período).

Otávio destaca-se pelo drible, com cerca de três fintas eficazes por jogo o brasileiro apresenta o quarto melhor registo da Liga mas não se fica por aqui: Otavinho é o quinto melhor da prova na hora de criar ocasiões de golo para os colegas através de bola parada.

Ponto negativos? A agressividade (positiva) de Otávio também lhe vale um registo complicado: com uma média de 2,8 faltas a cada 90 minutos o brasileiro é o nono jogador mais faltoso da Liga, uma marca atípica num médio ofensivo. Mas fora isso… é caso para dizer que o Porto está a ganhar um “10” muito interessante para, ao lado de André André (outro “dragão” potenciado em Guimarães), recriar um miolo “azul-e-branco”… à antiga.

OTÁVIO | Médio-ofensivo | Vitória SC (FC Porto)Liga NOS 2015/16 (17J)
Minutos603
Golos marcados p/ 90m0.4
Passes p/ ocasião p/ 90m1.9
Dribles eficazes p/ 90m2.3
Faltas cometidas p/ 90m2.8
GoalPoint Ratings™6.08
fonte: GoalPoint / Opta

> NA PRÓXIMA PÁGINA: RUMO AO PÓDIO