As características de cada Liga europeia são muito diferentes, pelo estilo de futebol apresentado, filosofias de jogo, ambiente, mentalidade de jogadores, treinadores e adeptos. Já abordámos anteriormente, por diversas ocasiões, o tema das faltas na Liga portuguesa, como um dos factores que mais contribuem para o degradar da qualidade dos espectáculos nos relvados lusos. E esse problema parece longe de ser ultrapassado.
Centrando as nossas atenções nas cinco principais Ligas europeias, mais a portuguesa, notamos que a questão não so persiste como nos oferece pontos de análise ainda mais impressionantes.
📊 % de jogos com mais faltas do que remates
🏴 #PremierLeague 25,0%
🇩🇪 #Bundesliga 40,5%
🇮🇹 #SerieA 42,2%
🇫🇷 #Ligue1 49,5%
🇪🇸 #LaLiga 67,0%
🇵🇹 #LigaNOS 79,7% pic.twitter.com/nWEAk3Db0n— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) October 26, 2019
Na Liga portuguesa, quase 80% dos jogos registam mais faltas do que remates. A comparação com as outras grandes Ligas não poderia ser mais preocupante, mesmo que em Espanha esse registo chegue aos 67%, ainda assim bem distante.
O último jogo “cá no burgo” com mais faltas que remates foi precisamente o Moreirense-Boavista desta noite, que terminou empatado a uma bola.

Na Liga 2019/20, o encontro com mais faltas envolveu também os “axadrezados“, na recepção ao Desportivo das Aves, logo na ronda inaugural, com 47 infracções, e há dois jogos no “top 5” em que interveio o Moreirense e outros tantos com o Portimonense. Confira abaixo os cinco jogos mais faltosos do campeonato até ao momento, um deles disputado nesta oitava jornada e quatro jogados em Agosto. Terá sido do calor?