Em Barcelos mora um extremo que, desde o arranque da Liga NOS 19/20, tem deixado boas indicações. Lourency Rodrigues é brasileiro e uma das figuras do Gil Vicente até ao momento, pela qualidade ofensiva que tem oferecido à equipa de Vítor Oliveira, com velocidade, capacidade técnica, drible e olhos postos na baliza contrária. É certo que soma apenas um golo na Liga portuguesa até agora, mas há números a ter em conta neste jogador, quando passaram sete jornadas desde o arranque da prova.

Antigo jogador da Chapecoense, que escapou à tragédia que se abateu sobre a equipa – num fatídico acidente de aviação em Novembro de 2016 – por ter sido chamado a representar a equipa de Sub-20 do emblema brasileiro, Lourency, agora com 23 anos, chegou a Portugal após rescindir contrato precisamente com o clube de Chapecó. E parece estar a dar-se bem com os ares do Minho.

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Lourency-Rodrigues-infog
Clique para ampliar

Segundo gilista com melhor GoalPoint Rating, apenas atrás de Sandro Lima – 6.15 -, Lourency apresenta um desempenho muito interessante em alguns detalhes do jogo, como a quantidade de cruzamentos a cada 90 minutos (3,6, embora somente 7,1% eficazes, embora tal não dependa só dele) ou a regularidade com que tenta o drible (4,1, metade deles certos). Mas é no remate que o brasileiro dá mais nas vistas. O número 7 dos minhotos regista 5,2 remates até esta altura (1,7 enquadrados), sendo o mais rematador da Liga portuguesa entre jogadores com mais de 315 minutos de utilização, bem à frente do segundo, o também brasileiro Davidson, do Vitória de Guimarães (4,3).

[Lourency leva apenas um golo na Liga, mas fez o gosto ao pé logo frente ao FC Porto]

Lourency é uma espécie de LR7 do Gil Vicente. O extremo não partilha apenas o número 7 com Cristiano Ronaldo, mas também a apetência por alvejar as balizas. Ronaldo é, nesta altura, o jogador mais rematador das principais Ligas continentais – “top 5” mais a portuguesa, com 6,0 -, e o brasileiro não está muito longe do craque português. Lourency é o sexto jogador com mais remates nestes campeonatos, atrás de nomes como Lautaro Martínez (Inter, 5,7), Neymar (PSG, 5,4), Federico Chiesa (Fiorentina, 5,4) e Domenico Berardi (Sassuolo, 5,4), para além de CR7.

GoalPoint-Gil-Vicente-Porto-Liga-NOS-201920-MVP
Clique para ampliar

A melhor prestação de Lourency aconteceu logo na primeira jornada. Na recepção ao FC Porto, o Gil Vicente venceu por 2-1, na primeira grande surpresa do campeonato luso, e o extremo foi o melhor em campo, com um golo – o único até ao momento -, seis remates (três enquadrados) e seis tentativas de drible. Números muito próximos das médias que apresenta à sétima roda.