Liga NOS | O que dizem os teus ratings? 👀

-

A recta final (últimas sete jornadas) da Liga NOS arranca esta quinta-feira, com um CD Aves – Vitória FC cuja narrativa se centra na luta pela fuga à despromoção. Mas não será injusto afirmar que o grande interesse da prova se centra na forma como os três emblemas que chegam à 28ª jornada com os olhos postos no título se irão comportar.

Recentemente demos conta do desempenho comparado de Porto, Benfica e Sporting no tradicional Barómetro GoalPoint. Agora complementamos essa análise com um exercício novo: a comparação dos ratings colectivos obtidos pelos candidatos ao longo das 27 jornadas disputadas, identificando não só as exibições mais produtivas dos “grandes” como também que tendência apresenta a evolução do seu desempenho, a sete rondas da conclusão. Sem mais demoras apresentamos o “novo” gráfico, seguido das notas mais relevantes:

GoalPoint-Grafico-GoalPoint-Ratings-Benfica-Porto-Sporting-Liga-NOS-201718-J27-infog
Clique para ampliar

  • A maior presença “azul” entre os ratings mais elevados surpreenderá poucos, sobretudo se, mais do que a classificação, atendermos ao “serviço” apresentado pelos “dragões” de Conceição. Os portistas reclamam, aliás, a exibição mais produtiva 6.87 até ao momento, na goleada de 6-1 sobre o Paços de Ferreira, ainda na primeira volta (9ª jornada), que abriu uma sequência de jogos que, no plano estatístico, definiu o período mais fulgurante dos “azuis-e-brancos”. Não deixa de ser curioso relembrar que, 17 jornadas depois, seria esse mesmo Paços a aplicar a primeira derrota do líder na prova, e única até ao momento. A tendência portista (linha tracejada) também não surpreende: o Porto continua a oferecer números para dar e vender, mas o período recente, marcado por inúmeras lesões, obrigaram Conceição a “ginástica” adicional, com o objectivo de garantir os pontos, mesmo que a estes não surja associada a produção de outras fases. Resta saber como irá apresentar-se agora o “dragão” e o que trará alguns regressos mais ansiados pelos “azuis-e-brancos”.

GoalPoint-Porto-Pacos-LIGA-NOS-201718-Ratings
Os “dragões” protagonizaram o rating colectivo mais “gordo” da Liga NOS 17/18, até ao momento

  • Já o Benfica apresenta a tendência inversa aos “dragões”. Embora também mostre, na primeira volta, a sua melhor (e também a pior) exibição a nível estatístico, na goleada caseira perante os sadinos, os comandados de Rui Vitória parecem não ter acusado a perda daquele que parecia vir a ser o “abono encarnado” na segunda volta, Krovinovic. A verdade é que o campeão nacional apresenta uma regularidade positiva nas últimas jornadas que acaba por justificar a recuperação de pontos (e lugares) que vem protagonizando. E convém lembrar que, mesmo na fase menos brilhante, as “águias” não permitiram qualquer derrota no confronto directo com os rivais, sendo que se aproximam as repetições desses duelos.
  • Já o Sporting acaba por fazer jus ao “leão à italiana” referido por Jorge Jesus, acerca do desempenho leonino na época em curso. Sem nunca apresentar picos positivos próximos dos rivais (o registo mais elevado dos “leões” 6.31 sucedeu na já distante 3ª jornada, na goleada de Guimarães) e apresentando não só o desempenho mais pobre dos três “grandes” (5.11 na derrota no Dragão) como mais picos negativos que a concorrência, a verdade é que os “verde-e-brancos” se mantêm a cinco pontos do topo e acabaram de registar até o seu segundo melhor registo da época 6.22, com uma vitória caseira sobre o Rio Ave na qual só pecaram pelo desperdício. Ainda assim a tendência leonina é, neste momento, ligeiramente negativa, fruto sobretudo de uma segunda volta tudo menos fulgurante.

Conclusões? Tendo em conta as lesões portistas e o cansaço competitivo leonino é teoricamente aceitável acreditar que a recente paragem da prova poderá ter sido especialmente benéfica para Porto e Sporting, já que o Benfica vinha consolidando um bom momento assente em novas soluções, algumas delas até inesperadas (Rafa) face ao histórico. Mas de teorias estão as televisões e os jornais cheios e nós não gostamos muito de entrar no campo da futurologia, pelo que nos ficamos pelo que melhor sabemos fazer: analisar o histórico, apresentando os factos. O futuro esse… joga-se já a partir de sábado, no que aos candidatos diz respeito.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR