Se acompanha os “onzes” semanais/mensais GoalPoint Ratings poderá já ter desconfiado que o nosso algoritmo “prejudica” os homens dos sectores mais recuados. Nada mais enganador, como pode constatar através do XI da 14ª jornada da Liga NOS 16/17: haja exibição estatística de topo e o nosso rating reconhece-a.

Eis a composição do XI da jornada:

goalpoint-ratings-xi-jornada-14-liga-nos-201617-2-infog
Clique para ampliar
goalpoint-moreirense-arouca-liga-nos-201617-mvp
Clique para ampliar

O desempenho do Jorginho salta naturalmente à vista, pelas melhores razões. O extremo ex-Manchester City, de 21 anos, vai confirmando a excelente jogada de mercado do Arouca, ao resgatá-lo com um acordo de três épocas e meia, em Janeiro de 2016. A portentosa exibição realizada em Moreira de Cónegos (vide infografia) é apenas mais um capítulo a confirmar a elevadíssima produtividade do avançado, que em 387 minutos jogados na Liga NOS já soma quatro golos e duas assistências.

Caso mantenha a cadência, Jorginho (também conhecido como Jorge Intima) é claramente candidato ao “título” de revelação da Liga NOS 16/17, ele que ainda só tem um valor de mercado de… 150 mil euros (fonte Transfermarkt).

goalpoint-maritimo-feirense-liga-nos-201617-mvp
Clique para ampliar

Mas como já referimos, esta é uma jornada em que os homens do sector recuado roubam os holofotes, em especial o maritimista Maurício Antônio. O brasileiro contratado em Janeiro ao Portimonense foi figura central na vitória insular sobre o Feirense, somando ao bom desempenho defensivo a marcação dos dois golos da partida. Maurício é outro jogador que vem dando excelentes indicações na Liga 16/17, ele que já havia integrado, por mérito próprio, o melhor “onze” do mês de Novembro.

Mas o brilho do eixo defensivo deste “onze” da jornada não se esgota no brasileiro. A acompanhá-lo surge Coates, cujo desempenho passou à margem do naufrágio leonino na recepção ao Braga, e também os laterais Sagna (Moreirense) e Pité (Tondela), protagonistas de boas exibições.

Destaque final para Pizzi que, apesar da má primeira parte frente ao Estoril, arrancou ainda uma segunda metade de jogo suficientemente produtiva para arrecadar o rating que lhe garante a quinta presença num “onze” da jornada GoalPoint Ratings, sendo neste momento o jogador com maior números de presenças.

São estes os melhores da 14ª jornada da Liga NOS 16/17, parabéns aos eleitos!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na nova tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada jogo da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da da época neste “link”.

LIGA NOS | J14STATGPRMVP
1-0
1-4
0-1
2-1
1-1
3-1
0-1
2-0
2-1

Descubra o melhor XI das jornadas anteriores nos seguintes links:

1ª Jornada
2
ª Jornada

3ª Jornada
4ª Jornada
5ª Jornada
6ª Jornada
7ª Jornada
8ª Jornada
9ª Jornada
10ª Jornada
11ª Jornada
12ª Jornada
13ª Jornada