A viragem de página na história da Liga NOS 16/17 aconteceu nesta jornada (18ª), lançando o segundo e derradeiro capítulo rumo à definição dos vencedores e vencidos da edição em curso. Com ela surge mais um “onze” GoalPoint Ratings da ronda, que inclui algumas novidades, mas também nomes que já nos habituamos a ver distinguidos pelo seu desempenho estatístico. Eis a selecção:

GoalPoint-Ratings-XI-Jornada-18-Liga-NOS-201617-2-infog
Clique para ampliar

GoalPoint-Benfica-Tondela-LIGA-NOS-201617-MVP
Clique para ampliar

Quem nos segue provavelmente já não “aguenta” ver Pizzi surgir tantas vezes nos nossos “onzes”, à imagem do que sucedeu com Jonas em 2015/16, mas… são os números. Mas enquanto o brasileiro marca presença pela primeira vez nesta época, já no caso de Pizzi esta é nada menos do que a oitava (!) aparição justificada pelos ratings, e logo como jogador mais pontuado da jornada.

O transmontano somou mais dois golos, que fazem dele o melhor marcador do Benfica na Liga, com oito, feito ao qual junta o facto de ser também, a par de Salvio e Nelson Semedo, a “águia” com mais assistências na prova, quatro.

GoalPoint-Porto-Rio Ave-LIGA-NOS-201617-MVP
Clique para ampliar

A norte encontramos outros dois jogadores, “dragões”, que vão protagonizando uma época em grande. O médio Danilo, outro habitué com quatro presenças no “onze”, é acompanhado pelo central goleador Marcano, que contabiliza a quinta presença. Ambos foram decisivos na vitória sobre o Rio Ave, com golos de cabeça, mas enquanto Danilo soma o segundo tento da época, já Marcano regista o quarto, sendo já o segundo melhor marcador da equipa a par de Diogo Jota.

Destaque ainda para outros nomes cujo desempenho assim justifica:

  • O setubalense Nuno Pinto vive um momento de forma excepcional: segunda presença consecutiva no “onze”, num total de quatro, mais uma do que… todos os colegas de equipa somados (Arnold, Fábio Cardoso e João Amaral, todos com uma).
  • A receita moreirense esteve nos extremos: Makaridze entre os postes e Roberto na frente foram as armas centrais da vitória minhota em Paços de Ferreira.
  • Davidson é reforço de inverno: chegou a Chaves no ano novo, proveniente do Covilhã e vai justificando de imediato, somando o segundo maior rating da ronda, mesmo em cima do fecho.

São estes os melhores da 18ª jornada da Liga NOS 16/17, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na nova tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada jogo da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA NOS | J18STATGPRMVP
0-2
4-2
2-2
1-2
4-0
1-0
1-2
1-2
2-0

Descubra o melhor XI das jornadas anteriores nos seguintes links:

1ª Jornada
2
ª Jornada

3ª Jornada
4ª Jornada
5ª Jornada
6ª Jornada
7ª Jornada
8ª Jornada
9ª Jornada
10ª Jornada
11ª Jornada
12ª Jornada
13ª Jornada
14ª Jornada
15ª Jornada
16ª Jornada
17ª Jornada