No “Tempo Extra” (SIC Notícias) desta semana Rui Santos deu a conhecer as equipas mais (e menos) faltosas das principais Ligas europeias, com a ajuda da GoalPoint claro está. Foi também nesse momento que o comentador deu a conhecer algo que partilhámos no (nosso) dia seguinte: o último “clássico” entre Porto e Sporting foi o jogo mais faltoso da Europa em 2016/17, até ao momento, sendo a Liga NOS a que mais faltas soma nas seis Ligas em análise (Portugal, Inglaterra, Espanha, França, Itália e Alemanha).
Recuperamos o ranking das equipas nacionais, por faltas cometidas a cada 90 minutos, após a 20ª jornada da Liga, para quem perdeu a revelação:
Fonte: GoalPoint / Opta
Mas para lá das faltas cometidas, qual o “cadastro” dos emblemas no que toca a cartões, até ao momento? No total foram mostrados até agora 838 cartões amarelos e 50 vermelhos (20 destes directos) na Liga 16/17. Eis a sua distribuição por equipa:

A “medalha de bom comportamento” vai até agora para Marítimo e Vitória de Setúbal, as únicas equipas da Liga que ainda não somaram qualquer vermelho, directo ou por acumulação. Já Moreirense, Nacional e sobretudo Tondela integram o lote dos mais indisciplinados, empatando no máximo de vermelhos vistos até ao momento: 6.
Não existe uma clara correlação entre a classificação e o número de cartões vistos, para lá dos dois primeiros classificados, da mesma forma que não se verifica uma correspondência clara entre o número de faltas cometidas e os cartões acumulados. Uma curiosidade apenas, visto que, havendo faltas e faltas, cometê-las em maior ou menor número não corresponde necessariamente a um maior número de cartões, tendo até em conta que alguns acontecem por questões disciplinares e não por infracções de jogo.
E quem são os maiores coleccionadores de cartões neste momento? Eis a resposta:

Se a presença de diversos jogadores do Feirense neste quadro não surpreende, face aos números totais de cartões acumulados pelos homens de Santa Maria da Feira, já a aparente democracia vigente em Braga acaba por ser mais admirável, tendo em conta que os “guerreiros” são a equipa que mais vezes vê o árbitro ir ao bolso, e ainda assim não marcam presença nestes “tops”.
Últimas curiosidades:
- Existem dois jogadores (e ambos guarda-redes) que conseguem a “proeza” de já terem visto um amarelo sem somarem qualquer minuto de jogo: são eles José Sá (FC Porto) e Miguel Silva (Vitória SC), obviamente por comportamento incorrecto no banco.
- Bruno Paulista (Sporting CP, entretanto cedido ao Vasco da Gama) é o jogador já admoestado (um amarelo) com menor tempo de jogo: levou o cartão para contar em apenas 24 minutos jogados na Liga.
- O reforço tondelense Yordan Osório chegou e conquistou logo a liderança no que toca a atingir uma expulsão com o menor tempo de jogo acumulado: 171 minutos e já viu um duplo amarelo e consequente expulsão.