O dia 31 de Agosto ainda está longe, altura em que se celebra (por parte dos treinadores, literalmente) o fecho do mercado de Verão para a Liga NOS e maior parte das Ligas europeias. As transferências tendo em vista a época 2016/17 não param, mas é sabido que em muitos casos a contenção de custos é uma obrigatoriedade para emblemas com menos disponibilidade financeira.

Assim, e após sugerirmos reforços para Benfica, FC Porto e Sporting, e mais recentemente Sporting de Braga e Vitória de Guimarães, deixamos aqui uma lista de jogadores para os restantes emblemas da Liga NOS: um para cada um dos restantes clubes. Cada um com um custo máximo de… um milhão.

Belenenses | Piqueti Silva (Guiné-Bissau)

O “piquete” mais rápido de Braga
23 anos | Extremo-direito | Braga B
Valor de mercado: aprox. 250 mil euros

Piqueti tem 23 anos e é um extremo que actua na Segunda Liga ao serviço do Braga B. Este canhoto pode actuar em ambas as alas, sendo o seu ponto forte a velocidade com que conduz a bola e o drible.

Piqueti Silva
Piqueti Silva (à direita)

Piqueti, internacional jovem por Portugal e agora internacional A pela Guiné-Bissau gosta de ir à linha cruzar mas garante igualmente um jogo interior interessante. No Belenenses poderia ser uma arma a utilizar nos corredores, garantindo profundidade.

Nacional | Wesley (Brasil)

O “pinheiro” canarinho
19 anos | Ponta-de-lança | Club Brugge
Valor de mercado: aprox. 600 mil euros

Wesley tem 19 anos, 1,90 metros de altura e é um ponta-de-lança que actua na Jupiler Pro League ao serviço do Clube Brugge. Este jovem brasileiro, que já conta com uma passagem pelo futebol eslovaco, é um verdadeiro “matador” dentro da área, fazendo uso da sua estatura para cabecear para dentro da baliza.

Tem uma velocidade reactiva muito interessante para alguém tão alto e possante, conseguindo assim ganhar muitas vezes as costas aos defesas.

Rio Ave | Héctor Quiñones (Colômbia)

O “comboio” colombiano
24 anos | Defesa-esquerdo | Millonarios
Valor de mercado: aprox. 650 mil euros

Quiñones é um ala que já passou pela principal Liga portuguesa, ao serviço do FC Porto e do Penafiel. Tem 24 anos e joga actualmente nos colombianos do Millonarios. É um defesa muito competente, forte na recuperação da bola, agressivo no pressing e que na fase ofensiva sobe muito bem pelo corredor, devorando metros.

No Rio Ave seria uma aposta segura e com um potencial muito elevado para render bem a nível financeiro no futuro.

Arouca | Lisandro Semedo (Portugal)

O “D. Sebastião” de Reading
20 anos | Extremo-direito | Reading
Valor de mercado: aprox. 70 mil euros

Semedo tem 20 anos e é uma antiga promessa do Sporting CP, clube que deixou para abraçar o Reading de Inglaterra. Tem actuado pela equipa Sub-21 e de reservas deste clube, e uma mudança para Arouca podia dar um impulso importante à sua carreira, devolvendo “Lisas” ao seu potencial imenso.

Joga como extremo, em qualquer um dos flancos, ou até mesmo como segundo-avançado, onde a sua rapidez e técnica de drible podem sair valorizadas.

> Na próxima página: Marítimo, Boavista, Estoril e V. Setúbal