Ambos conquistaram um lugar nos “onzes” de candidatos ao título no decurso da época 15/16 e são, para muitos, dois dos melhores defesas centrais a actuar na da Liga NOS.
O que dizem as estatísticas sobre Lisandro López (SL Benfica) e Sebástian Coates (Sporting CP) à quinta jornada da Liga 16/17? Precisamente isso: que são os dois centrais com melhor desempenho no balanço GoalPoint Ratings da prova até agora.
Lisandro remata mais do que muitos avançados da Liga, ele que ainda antes de conquistar o seu lugar no Benfica foi (justificadamente, como cada vez mais se vai percebendo) identificado como um raro Moneyball Player GoalPoint.
Já Coates assumiu-se rapidamente como talvez a melhor aquisição leonina para o eixo defensivo dos últimos anos e neste momento ainda só perdeu… um único duelo áereo no campeonato, suplantando já deste a época passada alguns dos indicadores que trazia aquando da sua chegada.
Dois “centralões”, embora a procissão ainda vá no adro e a base de análise seja ainda curta. O avançar da época confirmará ou não o estatuto por enquanto temporário que os dois sul-americanos vão assumindo.