Num momento em que a palavra inflação regressou de um passado que muitos dos que nos lêem felizmente desconhecem eis um exercício fantástico de se fazer e que mostra que a dita sempre esteve presente no mundo do futebol e de que maneira. A pergunta é simples: que jogadores teria adquirido o Liverpool no verão louco de 1996?
A escolha do ano não é por acaso. O animado mercado do verão de 1996 sucedeu já após a decisão final que deu lugar à lei Bosman e à livre circulação de jogadores no espaço da União Europeia, registando um conjunto de transferências que, olhando aos nomes, impressionam qualquer amante de Futebol, mesmo aqueles que já só conheçam muitos dos nomes através dos… icons do FIFA.
As contas dariam muitas combinações, mas estas foram as nossas. Aplicando “apenas” os 75 milhões garantidos que o Liverpool investiu na aquisição de Darwin Nuñez o Liverpool teria contratado uma verdadeira constelação de nove jogadores e ainda poupava quase 10 milhões de Euros. Ah e entre esses constariam… os três que se viriam a sagrar Bolas de Ouro nos três anos seguintes!
[ clica no tweet para conferires todas as grandes transferências do verão de 1996 ]
INFLAQUÊ?
Com o que gastou* em Darwin 🇺🇾…
… o Liverpool 🏴 teria comprado, em 1996:Ronaldo 🇧🇷
Zidane 🇫🇷
Shearer 🏴
Romário 🇧🇷
Mijatovic 🇲🇪
Rivaldo 🇧🇷
Seedorf 🇳🇱
Thuram 🇫🇷
Vítor Baía 🇵🇹… e ainda ficava com 9,5M€ de pocket money 🤷♂️
* ah e sem contar com variáveis pic.twitter.com/kUV04ioPhE— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 15, 2022