Luís Campos e a magia do mercado de observação

-

Luís Campos é um dos nomes mais bem-sucedidos nos últimos tempos dentro do futebol francês. Para os adeptos, acompanhar os passos de Campos pode garantir bons momentos com o futebol. Veja aqui como aproveitar mais ainda o talento do observador. Ao participar da construção dos plantéis de Monaco e Lille, campeões franceses em 2016/17 e 2019/20, respectivamente, o português, que atualmente tem o cargo de conselheiro desportivo, tem um método especial para realizar o seu trabalho de análise, recrutamento e observação.

“Esse papel de conselheiro corresponde às novas estruturas dos clubes comprados por proprietários milionários. É diferente de um diretor desportivo. O dinheiro não é o mais importante e se quisesse ganhar mais, seria empregado de um clube mais importante que o Lille. O meu prazer está na construção e melhora de um plantel”, declarou Campos ao L’Équipe em 2019.

Foi com a criação de uma sociedade que Luís Campos pôde colocar em prática todo o seu conhecimento e conseguiu desenvolver uma metodologia com o uso de ferramentas de alto nível na informática. No Lille, o diretor contava com 29 homens dedicados a observar jovens talentos.

No início do processo, os observadores são divididos em cinco pontos geográficos com cada zona tendo sua prioridade: América do Sul, Europa do Sul, Balcãs e Benelux, Europa do Norte e Europa do Leste. Outros locais possuem um observador, como um país específico ou um continente como a África.

Cada um deles seguem até, no máximo, dois meses e meio em cada região para se manterem bastante discretos e o sentimento afetivo não falar mais alto, enquanto procuram e conhecem o perfil de jogador desejado e alimentam a base de dados do clube. Um jogador começa a ganhar importância quando ao menos três observadores dão uma nota 4 de 5. Depois de uma primeira observação, Luís Campos decide ir pessoalmente ao local para aprofundar sua opinião.

“No início, eram os agentes que chegavam aos clubes para propor os jogadores. Invertemos o processo e agora somos nós, a partir de nosso trabalho, que entramos em contacto com os agentes quando queremos contratar um jogador”, explicou o conselheiro.

No total, em 2019 mais de 2134 jogadores faziam parte da base de dados. Cada membro da organização tem acesso ao Scouting System Pro, desenvolvido desde a época que Campos trabalhava no Real Madrid.

A experiência já rendeu os seus frutos, de forma lógica. A parceria com Christophe Galtier no Lille deu resultados ao ponto de o clube conquistar o título de campeão da França.

GP Factory
GP Factory
A GP Content Factory prepara e publica os conteúdos da responsabilidade das marcas que apoiam o GoalPoint na sua missão de lhe oferecer os melhores conteúdos de análise de futebol. Contacte-nos para saber mais via [email protected].