Histórico. O Tondela está na final da Taça de Portugal pela primeira vez no seu historial. A formação beirã havia ganho 3-0 ao Mafra na primeira mão das meias-finais, sendo favorito à passagem, mas teve pela frente uma equipa que acreditou sempre, dominou o encontro, criou mais perigo e chegou a estar perto do 2-0, não tivesse desperdiçado uma grande penalidade. O guardião Babacar Niasse foi um autêntico muro para as investidas anfitriãs e, perto do fim, Juan Boselli decretou o 1-1 final. Segue-se Porto ou Sporting.
A vantagem do Tondela trazida da primeira mão, era gorda, mas o Mafra não quis saber, pegou na bola e a tirou-se para o ataque, embora deixando espaços na sua defesa, aproveitados pelos visitantes para criar algumas situações perigosas. Porém, o golo surgiu mesmo para a formação da região saloia, em cima do intervalo, num cabeceamento de Pedro Pacheco – melhor em campo ao intervalo, com um GoalPoint Rating de 6.8.
🇵🇹 INTERVALO | Mafra 1-0 Tondela
🔸 Mafra não se rende e está em cima dos beirões 🔥
🔸 Pedro Pacheco 🇵🇹 fez golo de cabeça que vai deixando homens da casa na frente#TaçadePortugal #CDMCDT pic.twitter.com/kO4Q6utw6R— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) April 20, 2022
🏆🇵🇹 Mafra 1-0 Tondela
GoalPoint Ratings @ 45’
🥇 Pedro Pacheco 🇵🇹 6.8 🔝
🥈 Neto Borges 🇧🇷 6.0
🥉 Miguel Santos 🇵🇹 5.9
🔻 Renat Dadashov 🇦🇿 4.6#TacadePortugal #CDMCDT #RatersGonnaRate pic.twitter.com/lANzbKnGHU— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) April 20, 2022
O Mafra continuou a ter mais ascendente no segundo tempo, com muita bola, remates e algumas ocasiões, impedindo mesmo os forasteiros de contra-atacarem tanto quanto na primeira parte. No início do segundo tempo, os anfitriões até beneficiaram de uma grande penalidade, mas o guardião Babacar Niasse travou a conversão de Pedro Lucas. Foi um duro golpe para os mafrenses, que viram os beirões empatarem aos 89 minutos, por Juan Boselli. O Tondela está na final da Taça pela primeira vez na sua história e aguarda agora pelo Porto – Sporting desta quinta-feira para saber qual será o seu adversário no Jamor.
[ O mapa de passes mostra bem o ascendente do Mafra na partida ]
Babacar Niasse 7.1 – O herói da partida para os tondelenses. Niasse fez uma enorme exibição que impediu o Mafra de discutir verdadeiramente a eliminatória, terminando com cinco defesas, três a remates na sua grande área, incluindo uma grande penalidade.
Matheus Oliveira 6.9 – O filho de Bebeto já jogou em emblemas como o Estoril Praia, Sporting e Vitória de Guimarães, mas desengane-se que está no Mafra já sem chama. O médio foi o melhor dos homens da casa, com um registo de 11 passes aproximativos, o máximo de remates da partida (cinco, três de fora da área), acertou dez de 13 passes longos e somou o máximo de acções com bola (105). Completou ainda três de quatro dribles e fez nove recuperações de posse.
🇵🇹 Mafra 🆚 Tondela
A reviravolta não apareceu, mas Mattheus Oliveira 🇧🇷 lembrou-nos que ainda é jogador de Primeira Liga ⭐️#TacadePortugal #CDMCDT #RatersGonnaRate pic.twitter.com/Sl3NfUTGi6
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) April 20, 2022