Marina Granovskaia dá masterclass, num mercado de homens

-

Muitos abanaram a cabeça ao ver o Chelsea (re)comprar o avançado Romelu Lukaku por 115 milhões de euros. Mas o que boa parte não sabe é que o Chelsea conta com Marina Granovskaia e a russa não gere os “blues” de olhos fechados. A mulher que em 20/21 entregou um plantel de luxo a Lampard e não teve hesitações em trocá-lo por Tuchel, a tempo de conquistar uma Champions, está a brilhar novamente nesta janela de mercado, calando todos aqueles que ainda acham que o género é factor distintivo de competência, no mundo da gestão futebolística.

As contas são fáceis de fazer e a receita já ultrapassa os 100 milhões, um número de fazer corar, por exemplo, o presidente do Barcelona Juan Laporta, que não consegue “vender ninguém”, apesar da suposta maior experiência nas lides do futebol de topo.
Eis os números da directora-geral do Chelsea neste defeso, no que concerne às vendas:

Dos 112 milhões de euros facturados (em breve 114), cerca de 35 foram feitos com a venda de jogadores dos Sub-23 do Chelsea, mostrando como se faz negócio com a formação de um clube de topo, sabendo-se que nem todos terão lugar no restrito elenco principal do Chelsea. Balanço? O campeão europeu consegue ter neste momento a segunda compra mais cara do mercado de verão (Lukaku, 115M€) ao mesmo tempo que se apresta para equilibrar o “deve e haver” com lucro, com o avançado belga a ser a única aquisição (com custo) do Chelsea até ao momento.

[ Os números de Lukaku na Serie A 20/21. O Chelsea já pagou o que investiu no belga no somatório das vendas feitas neste defeso ]

Clica para ampliar

Para quando o anúncio da masterclass de Marina Granovskaia? Pelos vistos a russa tem muito a ensinar aos experientes homens do Futebol, sobre como gerir a política de compras e vendas de um clube, para lá da tradicional estratégia do “esperar sentado”, à espera que aquele agente / parceiro estratégico resolva a vida do emblema.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.