Marrocos 🆚 Croácia | De manhã só é bom é na caminha?

-

Assim não tem piada. Ao quarto dia de Mundial 2022, segundo com quatro partidas diárias, o terceiro nulo. Marrocos e Croácia presentearam-nos com um espectáculo pobre, que só animou no final da primeira parte e no arranque da segunda, mas que foi, de uma forma geral, mal jogado, sem ideias e com poucas ocasiões de golo. Os derradeiros minutos foram mesmo penosos, com as equipas mais preocupadas em não perder do que a arriscar o triunfo.

GoalPoint-2022-11-23-Morocco-Croatia-World-Cup-2022-Ratings

Apenas alguns fogachos de futebol

A primeira metade valeu sobretudo pela parte final. O jogo teve alguma intensidade, luta, mas pouca inspiração ofensiva e sem grande critério na hora de atacar as balizas. Marrocos começou melhor, mas os croatas acabaram a primeira parte com mais bola e com a única grande oportunidade do jogo (e o único enquadrado) até ao intervalo, com Nikola Vlasic a desperdiçar uma ocasião flagrante de golo, numa grande intervenção do guardião Bono.

O marroquino foi o MVP da etapa inicial, com um GoalPoint Rating de 6.1, por essa intervenção, mas também devido a duas saídas pelo ar eficazes.

A Croácia começou a etapa complementar como terminou a primeira metade, a pressionar, com muitos ataques, cruzamentos, mas esbarrou sempre numa defesa marroquina sólida e que nunca vacilou. Nesta fase, a formação do norte de África teve muito pouca bola, e só começou a equilibrar neste capítulo nos minutos finais, quando as duas equipas praticamente desistiram de atacar, mostrando-se mais confortáveis com o empate do que a arriscar sofrer um golo devido a um qualquer balanceamento ofensivo. Cautelas e caldos de galinha, no terceiro nulo deste Mundial 2022.

[ Lovren (6) e Gvardiol (20) trocaram 71 passes entre si… ]

GoalPoint-2022-11-23-Morocco-Croatia-World-Cup-2022-pass-network

MVP GoalPoint: Dejan Lovren 👑

Só podia ser um guarda-redes ou um central a levar para casa a distinção de MVP. Andou tudo ali mais ou menos empatado, até que Lovren assumiu a liderança e terminou com um GoalPoint Rating de 7.1. O central esteve muito bem no passe, com 79 completos em 88, completou cinco de oito longos, acumulou 107 acções com bola e 13 acções defensivas, com destaque absoluto para quatro desarmes (um dos máximos) e três bloqueios de remate (máximo).

Outros Ratings 🔺🔻

Marrocos

Hakimi 6.8

O lateral-direito do PSG foi o melhor dos marroquinos, com nove acções defensivas, com destaque para três desarmes e outras tantas intercepções. Ganhou também dois de três duelos aéreos ofensivos e fez sete recuperações de posse.

Bono 6.2

Bono cantou bem na baliza marroquina, dominando por completo nos lances pelo ar, com três saídas aéreas eficazes e uma defesa, na primeira parte, a negar uma ocasião flagrante a Vlasic.

Croácia

Gvardiol 6.6

O segundo melhor croata foi o outro central. O jogador do Leipzig somou o máximo de passes realizados (113) e completos (101), acertou cinco de seis longos, fez 11 passes progressivos e três super progressivos, fixou o máximo de acções com bola (124) e assinou sete recuperações de posse e três desarmes. De negativo os 12 passes falhados, um dos máximos da partida.

Livakovic 6.3

E para não variar, mais um jogador do sector recuado. O guardião da Croácia fez duas defesas, somou duas saídas pelo ar eficazes e completou os 15 passes que realizou.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.