Mascherano bate registo de passes de Verón

-

O resultado da Argentina na estreia no Grupo D não foi o melhor, um empate 1-1 com a Islândia, mas perante o domínio total da selecção das Pampas e os números finais, não espanta que tenha caído mais um recorde.

O responsável foi Javier Mascherano. O jogador de 34 anos, que jogava a central no Barcelona, actuou na sua posição de origem, a médio, e dos 141 passes que realizou, completou nada menos que 133, batendo o recorde de passes certos em Campeonatos do Mundo desde que há este dado estatístico, a partir do Mundial de 1966. Isto no dia em que somou a 144ª internacionalização, batendo Javier Zenetti como jogador com mais partidas pela “albiceleste”.

GoalPoint-Facto-Dia-16-Jun-Javier-Mascherano-infog
Clique para ampliar

O anterior máximo, de 132 passes, era pertença de Juan Sebastián Verón, outro argentino. O antigo jogador da Lázio e Manchester United fixou esse registo a 22 de Junho de 2010, numa partida ante a Grécia. Agora Mascherano fez questão de fazer mais uma entrega certa.

Esta é uma variável totalmente dominada por sul-americanos. Em terceiro e quarto lugar no “top 5” de passes certos em Mundiais surge o brasileiro Dunga, que em 1994 fez 126 passes certos na final frente a Itália (17 de Julho) e 118 contra a Suécia (28 de Junho). No quinto posto surge mais um argentino, Fernando Redondo, com 115 entregas certas ante a Nigéria, e no mesmo Mundial de 1994 (a 25 de Junho).

Esta partida com a Islândia trouxe mais alguns dados curiosos:

  • Com base nos dados a partir de 1966, apenas Luigi Riva registou mais remates num encontro do Mundial sem marcar do que Lionel Messi (13 ante a Suécia e Israel, em 1970). Messi fez 11.
  • Ángel Di Maria soma já 23 passes para ocasião em fases finais de Mundiais, sem que registe qualquer assistência.
  • A Argentina falhou os dois últimos penáltis de que dispôs em Mundiais, por Ariel Ortega ante a Suécia, em Junho de 2002, e Lionel Messi frente à Islândia, este sábado.

Confira todos os ratings e análise do Argentina 1 – 1 Islândia (link)

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR