Mbemba sai de Turim no top da Champions 🐉

-

A noite épica de Turim deixou os adeptos do Porto em euforia e ofereceu três “mosqueteiros” que, pelo desempenho estatístico, foram os grandes obreiros do momento histórico protagonizado pelo FC Porto. Foram eles Marchesín, Pepe e Sérgio Oliveira, cada um deles determinante à sua maneira, embora no “planeta” GoalPoint Ratings tenha sido o guardião argentino o incrível “muro” que fez a diferença.

Os restantes heróis de Turim não viveram menor sacrifício do que os três citados, mas nem sempre o rating diz tudo, mesmo sabendo que o mais próximo dos 7.1 de Pepe é Chancel Mbemba, com “apenas” 5.9. O congolês pode não ter brilhado tanto como, por exemplo, o colega de posição, mas nem por isso abandona Itália sem “medalhas”, ao atingir um feito raramente obtido por um jogador a actuar em Portugal: integrar os tops GoalPoint de números absolutos da edição da Champions em curso.

[ Chancel Mbemba é um “dragão” bem acompanhado, nos top das principais variáveis da Champions, até ao momento ]

Clique para ampliar

Mbemba não foi o homem que mais vezes aliviou o perigo em Turim – fê-lo oito vezes, Pepe somou 18 (!) alívios -, mas lidera a Champions 20/21 como o jogador que mais vezes o fez, em toda a competição, com 47. A par deste feito o central é ainda o jogador que mais remates bloqueou (9) e, a par de Mats Hummels, o que mais acções defensiva soma no primeiro terço (70). E é por pouco que Chancel não é acompanhado por mais dois colegas, nestes tops:

  • Marchesín é o segundo guarda-redes com mais defesas na Champions (27), atrás apenas de Neuer. Em Turim fez 10;
  • Otávio Monteiro é o quinto jogador com mais desarmes, com 19, e sobe a terceiro se considerarmos apenas desarmes completos (com manutenção de posse), com 12;
  • Não é um top mas é um recorde: as 25 acções defensivas de Pepe em Turim são um novo máximo na edição 20/21 da UCL.

Que feitos mais podemos esperar dos “dragões” na Champions?
Não sabemos, mas cá estaremos para os analisar. Parabéns Porto!

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.