Os melhores ratings das Ligas Europeias 2021/22 🇪🇺

-

As Ligas europeias chegaram ao fim, Manchester City, Real Madrid, Bayern, Milan e Paris Saint-Germain arrecadaram os respectivos ceptros nacionais e as estrelas dos clubes com melhor desempenho brilharam intensamente, como esperado. Finda a temporada, é altura de olhar para os três melhores jogadores de cada uma das Ligas Top 5 da Europa.

A maioria dos nomes não oferece contestação, com desempenhos extraordinários, mas importa conhecer os números finais de cada um e os mais relevantes de todos os que compõem o pódio. Há um português entre esta verdadeira constelação de estrelas. Aqui ficam os detalhes que importam.

Premier League 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿: Kevin de Bruyne (Manchester City)

GoalPoint Rating: 7.41

A Premier League elegeu e o nosso rating concordou. Kevin de Bruyne é o Jogador do Ano da Liga inglesa – entre jogadores com mais de 1710 minutos jogados, ou 50% do total possível -, culminando uma época do Manchester City que foi de domínio interno, apesar de ter estado muito perto de acabar mal. O belga foi o ponto de ligação entre o meio-campo e o ataque dos “citizens”, com acções verdadeiramente decisivas e exibições portentosas – como a que realizou em casa do Wolves – que lhe valeram três 10.0 ao longo da época, máximo nas principais Ligas europeias, a par de Kylian Mbappé. De Bruyne registou o melhor rating entre jogadores das Ligas top-5 europeias.

O belga terminou como o médio com melhor média de remates por 90 minutos (3,2), bem como de disparos de bola corrida (2,8), melhor média de passes para finalização (3,6), bem como de bola corrida (2,3), de ocasiões flagrantes criadas (0,7), foi o segundo em passes de ruptura (0,8), além de que foi o sexto melhor marcador da Premier League, com 15 golos, o décimo em assistências (8). Verdadeiramente extraordinário.

O lateral-direito do Liverpool, Trent Alexander-Arnold 6.85, registou o segundo melhor rating consolidado da época, em grande parte devido às extraordinárias 12 assistências que realizou, segundo valor mais alto, atrás das 13 de Mohamed Salah, com quem brilhou no corredor direito dos “reds”. O inglês foi ainda o segundo em passes para finalização (2,8), o terceiro em ocasiões flagrantes criadas (0,6) e o segundo em cruzamentos de bola corrida (4,2), com 26,5% de eficácia.

A fechar o pódio um jogador que mereceu muitas críticas ao longo da época, pelos desempenhos em comparação com o que custou (€117,5M), mas a verdade é que terminou com um excelente rating. Jack Grealish 6.77 pode não ter convencido todos, mas fez três golos e outras tantas assistências, foi o sexto em passes para finalização (2,5), o segundo em conduções (5,2) e conduções aproximativas (3,9) e o líder em muito aproximativas (1,6). E esta, hein?

GoalPoint-English-Premier-League-2021-Kevin-De-Bruyne-Season-infog

La Liga 🇪🇸: Karim Benzema (Real Madrid)

GoalPoint Rating: 6.99

Esta não surpreende ninguém. Karim Benzema tem andado com o Real Madrid às costas, na Liga espanhola e na Liga dos Campeões, pelo que foi claramente o melhor jogador da La Liga – entre nomes com mais de 1710 minutos disputados. O francês foi, de longe, o melhor marcador do campeonato, com 27 golos, mais nove que o segundo, Iago Aspas, do Celta de Vigo, e foi o segundo que mais assistências realizou, nada menos que 12, menos uma que Ousmane Dembélé, do Barcelona. Benzema foi também o mais rematador da Liga em termos absolutos (128) e em média, com 4,5 por 90 minutos (3,7 de bola corrida, também máximo).

O brasileiro Vinícius Júnior 6.92, muito criticado em outras temporadas, explodiu finalmente e foi o parceiro ideal de Benzema no ataque. O jovem atacante registou o segundo melhor rating da La Liga, com 17 golos (terceiro melhor marcador) e dez assistências (também terceiro). Ninguém tentou mais o drible que Vinícius (234, mais 64 que o segundo) e ninguém os completou mais (95). A terceira melhor nota pertenceu a outro jogador do Real, Marco Asensio 6.59, que parecia estar numa espécie de ocaso, mas que esta temporada voltou a surgir em grande. O criativo espanhol terminou a temporada com dez golos marcados.

GoalPoint-Spanish-La-Liga-2021-Karim-Benzema-Season-infog

Bundesliga 🇩🇪: Christopher Nkunku (Leipzig)

GoalPoint Rating: 7.09

O dominador continuou a ser o mesmo do costume, o Bayern, mas o melhor jogador da Bundesliga – entre futebolistas com mais de 1530 minutos – pertenceu ao Leipzig, vencedor da Taça da Alemanha. O francês Christopher Nkunku arrasou a concorrência, terminando a Liga com incríveis 20 golos e 13 assistências, o segundo valor mais alto de acções directas para golo (33), atrás apenas das 38 de Robert Lewandowski (35 golos e três assistências). Nkunku contribuiu directamente para 50,8% dos golos apontados pelos homens da Red Bull consigo em campo.

Serge Gnabry 7.06 registou o segundo melhor rating da Bundesliga. O extremo do Bayern fez 14 golos e cinco assistências, registou uma média de 2,8 remates por 90 minutos, 2,3 de bola corrida, e esteve muito bem no drible, com 55,3% de eficácia em 4,7 tentados. O pódio fecha com o também bávaro Joshua Kimmich 6.98. A consistência do médio é transversal às épocas e o alemão terminou esta com três golos e 11 assistências, a melhor média de acções com bola (108,8), a quarta em passes para finalização (2,9) e liderou em passes aproximativos (9,3, se excluirmos o guarda-redes do Bochum, Manuel Riemann).

GoalPoint-German-Bundesliga-2021-Christopher-Nkunku-Season-infog

Serie A 🇮🇹: Hakan Çalhanoğlu (Inter)

GoalPoint Rating: 6.73

A eleição de Rafael Leão como melhor jogador da Serie A merece o nosso aplauso e concordância, mas em termos estatísticos, expresso nos GoalPoint Ratings, o melhor foi o turco do Inter, Hakan Çalhanoğlu – entre futebolistas com mais de 1710 minutos. O médio-centro fez sete golos e 12 assistências (segundo valor mais alto, atrás do extraordinário Domenico Berardi). Çalhanoğlu foi o jogador com melhor média de passes para finalização (3,2) e o “maestro” de todo o futebol dos “nerazzurri”.

Calma. Em segundo surge mesmo Rafael Leão 6.67, um “talento muito especial como no Mundo há poucos”. O extremo português fez 11 golos e oito assistências e arrasou a concorrência no drible, nos absolutos tentados (184, mais 56 que o segundo), nos completos (98, mais 33 que o segundo), e em média de tentados (6,5) e completos (3,4). Brilhou também com máximos em conduções (5,8), conduções aproximativas (5,0) e muito aproximativas (1,4). Brilhante.

Em terceiro terminou outro jogador do Inter. O croata Ivan Perišić 6.65 fez oito golo e sete assistências, mesmo tendo tido a pouco usual tarefa de fazer todo o corredor esquerdo da formação de Milão. Perišić foi o segundo em média de cruzamentos de bola corrida (4,8), com excelente eficácia de 24,2%.

GoalPoint-Italian-Serie-A-2021-Hakan-Çalhanoğlu-Season-infog

Ligue 1 🇫🇷: Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain)

GoalPoint Rating: 7.32

Esta liderança – entre jogadores com mais de 1710 minutos – também não surpreende ninguém. Kylian Mbappé, que acabou por espantar tudo e todos (em especial os adeptos do Real Madrid) ao renovar pelo PSG, foi o melhor marcador da Ligue 1, com 28 golos, o jogador com mais assistências (17), arrancou três GoalPoint Ratings máximos, fixou o máximo absoluto de tentativas de drible (226), de dribles completos (111), o terceiro de conduções (143), o máximo de aproximativas (123) e de super aproximativas (51, mais 18 que o segundo), e também o valor mais alto de remates (147, mais 35 que o segundo), disparos de bola corrida (133, mais 48 que o segundo) e melhor média de acções com bola na área contrária (10,1). Nem é preciso dizer mais nada.

GoalPoint-French-Ligue-1-2021-Kylian-Mbappé-Season-infog

O segundo melhor rating em França é capaz de surpreender muitos. Pertence a Martin Terrier 6.97, atacante do Rennes que pode actuar como extremo-esquerdo ou ponta-de-lança, dono de 21 golos (terceiro melhor marcador do campeonato gaulês) e três assistências. O pódio fecha com o brasileiro Neymar Jr. 6.95. Nem sempre esteve ao seu melhor, mas quando o conseguiu, mostrou a sua qualidade, com 13 golos marcados e seis assistências, bem como a terceira melhor média de passes para finalização (3,0), a mais alta de ocasiões flagrantes criadas (0,7), e a terceira de tentativas de drible (6,7) e a quarta de completas (2,9).

Queres saber quais os anteriores Jogadores do Mês das Ligas Top 5 europeias e da Liga Bwin? Clica aqui (link)

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.