O ano de 2015 começou e a janela de transferências de Janeiro abriu. Com ela chegam também as segundas oportunidades para muitas equipas, de forma a corrigir maus planeamentos de Verão, saídas de jogadores, lesões ou para aproveitar negócios e oportunidades imperdíveis.
O GoalPoint olhou atentamente para as equipas da Liga Portuguesa desde a primeira jornada e identificou lacunas que carecem de ser preenchidas nos 18 plantéis, em Janeiro, com jogadores que actuam a nível nacional ou internacional, tendo em conta possibilidades de aquisição a título definitivo ou mesmo empréstimos. Do primeiro ao último classificado, esta é a avaliação GoalPoint.
SL Benfica
Posição prioritária
Médio-defensivo: Desde a lesão de Fejsa que os “encarnados” carecem de um “trinco” que se imponha no meio-campo.
Perfil do reforço: “Trinco” posicional e forte fisicamente, que entenda na perfeição os momentos do jogo e que seja muito forte na recuperação de bola.
Possíveis soluções
Pedro Obiang, 22 anos, Sampdória, 8 milhões de euros. Jovem jogador de nacionalidade espanhola que actua já há quatro épocas em Itália e é um médio-defensivo de excelente qualidade.
Danilo, 23 anos, Marítimo, 3 milhões de euros. Esta é uma alternativa interna, mas de extrema qualidade. Danilo tem feito uma época excelente na equipa madeirense, e sendo que foi formado no clube da Luz, seria sem dúvida um regresso em grande deste talentoso médio.
FC Porto
Posição prioritária
Médio-defensivo: Ter apenas Casemiro para esta posição é demasiado curto, é necessário ter mais uma alternativa credível que possa competir com Rúben Neves.
Perfil do reforço: “Trinco” que tenha como ponto forte a fase de construção baixa, assim como a recuperação defensiva, com boa disponibilidade física para ter uma área grande de actuação em campo.
Possíveis soluções
Matias Kranevitter,21 anos, River Plate, 2 milhões de euros. Uma das maiores promessas do momento do futebol argentino, “trinco” fortíssimo na recuperação de bola e que tem também na construção de jogo um ponto de forte, uma vez que joga sempre simples e limpo.
Sergi Samper, 19 anos, Barcelona B, empréstimo. Sendo Lopetegui um conhecedor nato do mercado espanhol, este jovem vindo de La Masia traria para aquela posição uma qualidade de passe e de visão de jogo muito boa.