Mikel Oyarzabal, o dínamo dos “txuri urdi”

-

A Real Sociedad tem sido uma das notas de destaque neste arranque da La Liga – como o foi, aliás, na anterior. O emblema basco, não obstante, Real Madrid, Granada e Atlético de Madrid terem jogos em atraso, comanda a prova e tem alimentado o sonho da sua “afición”. Autor de cinco golos e duas assistências, Mikel Oyarzabal é um dos dínamos dos “txuri urdi”, que já levam 18 tentos apontados esta temporada na prova – melhor ataque – e apenas quatro consentidos – segunda melhor defesa atrás do Atlético de Madrid.

O dianteiro de apenas 23 anos é já um velho conhecido, cumpre a sexta época consecutiva na equipa principal e tem sido um “habitué” nas últimas convocatórias de Luis Enrique, o seleccionador espanhol, sendo que ao todo já contabiliza nove internacionalizações e três tiros certeiros. O momento cintilante do avançado poderá ser comprovado pelos seus números, ele que nas últimas quatro rondas do campeonato acertou no alvo em cinco ocasiões…

[ O “statscard” do último jogo de Oyarzabal e o da grande exibição ante o Huesca ]

Versátil, rápido e incisivo no ataque aos espaços, o espanhol tem características semelhantes às de Diogo Jota, podendo, por exemplo, actuar em qualquer posição na frente de ataque. Na Real, que varia entre o 4x2x3x1 e um 4x3x3, actua quase sempre como ala direito, mas facilmente pode desempenhar funções no corredor contrário, como número “10” ou até sendo a referência numa linha ofensiva mais móvel, algo que fez por Espanha diante da Suíça, tendo marcado o único golo desse encontro.

Entre jogadores com pelo menos 360 minutos de utilização (50%) na La Liga, Oyazabal regista o 12º melhor GoalPoint Rating nesta época e é o terceiro melhor entre os extremos que militam na competição. A cada 90 minutos, o atleta de 23 anos tem uma média de quase um golo (0,9), sendo o segundo jogador neste ranking.

Com os já referidos cinco remates certeiros no alvo e duas assistências, o internacional espanhol tem um peso de 58% nos golos que a formação de Imanol Alguacil marca quando está no terreno de jogo. Mais a sua importância não se fica por aqui, sendo ainda o vice-líder entre os mais rematadores, com 3,8 por 90 minutos, apenas atrás dos 4,7 de Messi, e é, ainda, o segundo jogador com mais tiros enquadrados, com 1,9, atrás dos 2,3 do… inevitável Messi.

[ As últimas épocas estatísticas de Oyarzabal na La Liga ]

Apresentando médias altas em vários parâmetros, Oyazarbal realiza, a cada 90 minutos, 2,3 cruzamentos e regista uma extraordinária eficácia de 42%. Desde que ingressou na equipa A dos “txuri”, na temporada 2015/16, Mikel tem demonstrando sempre uma enorme regularidade, como comprovam os 205 jogos oficiais e os 55 golos apontados neste período. De acordo com o site Transfermarkt, o camisola 10 da Real Sociedad tem um valor de mercado de €60M. Não estará certamente ao alcance de todos.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.