O Desportivo de Chaves está de volta à primeira divisão, pela primeira vez desde 2018/19. Na segunda mão do play-off, os flavienses perderam por 1-0 em casa de um Moreirense que de tudo tentou para reverter o 2-0 da primeira mão, conseguiu marcar na primeira parte por Paulinho, mas depois foi incapaz de construir lances de verdadeiro perigo até final. Os cónegos acompanham, assim, Tondela e Belenenses SAD na descida.
O Moreirense desde cedo pegou na batuta do jogo, dada a desvantagem, registando mais posse de bola. Porém, evitando recuos excessivos, os flavienses tentaram sempre equilibrar as operações e a verdade é que, no primeiro tempo, só registaram menos um remate que os cónegos, e conseguiram criar lances de ataque que resultaram em Expected Goals (xG) mais elevados. O único golo da etapa inicial aconteceu aos 25 minutos, e para os da casa, num excelente remate de Paulinho, que por isso era o melhor em campo ao descanso, com um GoalPoint Rating de 6.4.
🇵🇹 INTERVALO | Moreirense 1-0 Chaves
🔸 Golo de Paulinho 🇵🇹 mantém tudo em aberto para a 2ª parte
🔸 Cónegos com mais bola, mas flavienses mais perigosos 🔥#LigaBwin #LigaPortugalBwin #Playoff #MFCGDC pic.twitter.com/pNAFzfKmcB— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) May 29, 2022
↕️🇵🇹 Moreirense 1-0 (1-2) Chaves
GoalPoint Ratings @ 45’
🥇 Paulinho 🇵🇹 6.4 🔝
🥈 João Teixeira 🇵🇹 6.2
🥉 Kewin Silva 🇧🇷 6.1
🔻 Derik Lacerda 🇧🇷 4.4#LigaBwin #LigaPortugalBwin #MFCGDC #RatersGonnaRate pic.twitter.com/TF5vBYwaRd— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) May 29, 2022
A iniciativa continuou a pertencer aos homens da casa após o intervalo, que aumentaram a posse de bola, mas desta feita os visitantes souberam fechar melhor os caminhos para a sua baliza, pelo que remates e ocasiões de golo foram mais escassos do que no primeiro tempo. O Moreirense começou a mostrar nervosismo, que se sentia também nas bancadas, e os flavienses cada vez mais confortáveis na gestão da vantagem magra neste play-off. E conseguiram-no, regressando assim ao “convívio dos grandes” pela primeira vez desde 2018/19. O Moreirense desce.
[ O Moreirense teve mais bola, mas o Chaves nunca recuou em demasia ]
Rodrigo Conceição 6.6 – O lateral-direito dos cónegos foi o melhor em campo nesta segunda mão, um prémio que de pouco consolo serve para o jovem jogador. Em sete cruzamentos de bola corrida (máximo do jogo), Rodrigo teve eficácia em dois, registou incríveis dez tentativas de drible, com êxito em quatro, recuperou sete vezes a posse de bola (também máximo), fez três desarmes e sete alívios.
Bruno Langa 6.6 – Apenas oito centésimas abaixo ficou o melhor elemento dos flavienses, também ele lateral, mas do lado esquerdo. Langa ganhou quatro de cinco duelos aéreos, fez cinco recuperações de posse e quatro intercepções, máximo do encontro.