Mundial 2014: FC Porto no “top” dos clubes mais influentes nos quartos-de-final

Os "azuis-e-brancos" são o emblema português mais representado nos quartos-de-final por jogadores que jogaram ou ainda actuam na cidade invicta.

O Mundial 2014 atinge a sua fase decisiva (foto: Shutterstock/Jefferson Bernardes)
O Mundial 2014 atinge a sua fase decisiva (foto: Shutterstock/Jefferson Bernardes)

O Campeonato do Mundo vai chegando à sua fase decisiva, em que ficamos a conhecer os melhores ou, pelo menos, os que estão melhor preparados para disputar o troféu no dia 13 de Julho. E se em primeiro plano de destaque surgem naturalmente as oito selecções nacionais que atingem os quartos-de-final do Mundial, na “sombra” residem os clubes onde os seus jogadores evoluíram no passado ou jogam no presente e que contribuíram assim para a sua afirmação actual.

É neste contexto que analisamos em seguida o top 5 de clubes mais representados nestes quartos-de-final, bem como as selecções que mais influenciam, de modo a projectarmos quem serão, indirectamente, os maiores vencedores deste Mundial, pedigree importante na hora de convencer estrelas consagradas ou jovens em processo de afirmação a integrar as suas fileiras.

Mostramos-lhe em seguida os números deste top 5, bem como o conjunto de jogadores que cada um dos clubes de topo (todos europeus)  representou e que se afirmam, alguns novamente, nesta fase final do Mundial do Brasil.