Mundial 2018 | Grupo A, o harém de Salah

-

Egipto 🇪🇬

GoalPoint-Antevisão-Egipto-Mundial-2018-infog
Clique para ampliar

O Egipto, que deu “água pela barba” a Portugal num amigável realizado em Março último, surge neste mundial como uma das equipas que, certamente, mais curiosidade irão despertar, muito por obra da presença de Mohamed Salah. Os “faraós” marcam presença na grande competição de selecções pela terceira vez no seu historial, após vencerem o Grupo E da terceira ronda de qualificação africana.

O extremo do Liverpool dispensa apresentações e a grande incógnita será a sua condição física, após a lesão que o excluiu precocemente da final da Liga dos Campeões. Caso não haja Salah, os “faraós” não têm muito por onde se agarrar.

Mahmoud Hassan, mais conhecido como Trézéguet, será a outra grande esperança dos egípcios para lutarem contra a lei das probabilidades. O extremo vem de uma excelente temporada no campeonato turco, onde anotou 13 golos e sete assistências em 31 jogos, e que lhe tem valido o interesse de vários clubes da Premier League, como Bournemouth, Everton e Leicester. Preparem-se ainda para muita magia com a bola nos pés. Ele pelo menos tenta, com quase oito tentativas de drible a cada jogo.

É na Premier League que podemos encontrar os outros três nomes mais sonantes desta selecção. A liderar a defesa estará Ahmed Hegazi que, apesar da descida de divisão, fez uma época positiva no West Brom e não deve ter dificuldade em arranjar outro clube, e logo à sua frente está o Mohamed Elneny, que joga pouco mas quase sempre bem no Arsenal. Ramadan Sobhy é outro extremo que tentará aproveitar o tempo de jogo que tiver para impressionar, algo que ainda não conseguiu ao serviço do Stoke.

Uruguai 🇺🇾

GoalPoint-Antevisão-Uruguai-Mundial-2018-infog
Clique para ampliar

O Uruguai, duas vezes campeão do Mundo (1930 e 1950), ficou em segundo lugar na zona de qualificação sul-americana para o Mundial, apenas atrás do Brasil e à frente da Argentina de Lionel Messi. Uma demonstração de capacidade, muito com base no poderoso ataque que possui e lhe garantiu a 13ª presença em fases finais.

Entre os dois pontas-de-lança, Luis Suárez e Edinson Cavani, não será fácil apontar a maior figura, mas o “ratito” do Barcelona já provou o seu valor a um nível mais elevado. Tem 50 golos na selecção em 97 internacionalizações, contra os 42 em 100 de Cavani.

Mas a nossa grande aposta é para um defesa-central que deverá aproveitar o Mundial para se estabelecer definitivamente como uma das grandes esperanças mundiais na sua posição. Aos 23 anos, José Maria Giménez já é titularíssimo numa das melhores defesas da Europa e não é por acaso que a Juventus não o larga. Com Simeone como treinador e Godín a seu lado no Atlético, Giménez tem tido das melhores escolas possíveis e só lhe falta melhorar um pouco com bola.

De quem também esperamos muito é Matías Vecino, o homem que joga à frente da dupla Giménez – Godín. Contratado esta época pelo Inter (€24M à Fiorentina), assumiu-se logo como titular e é um ás a distribuir jogo. Tem ainda uma boa meia-distância, apesar de no Uruguai a prioridade ser fazer a bola chegar à dupla de avançados. Giorgian de Arrascaeta também vai ter essa missão. Um nome ainda pouco conhecido na Europa, é dos melhores criativos do Brasileirão e quererá aproveitar para se mostrar.

Não perca as antevisões dos restantes grupos e fique connosco durante o Mundial 2018 para a cobertura mais detalhada sobre o que se passa em campo!

🔗 Antevisão do Grupo B
🔗 Antevisão do Grupo C
🔗 Antevisão do Grupo D
🔗 Antevisão do Grupo E
🔗 Antevisão do Grupo F

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.