Mundial 2018 | Grupo E, de “Escrete”… e Neymar

-

Costa Rica 🇨🇷

GoalPoint-Antevisão-Costa-Rica-Mundial-2018-infog
Clique para ampliar

O objectivo da Costa Rica, acreditamos, deverá passar por emular o brilharete registado no Mundial do Brasil, em 2014, onde chegou aos quartos-de-final após bater equipas poderosas como o Uruguai e a Itália e empatar com Inglaterra na fase de grupos, caindo apenas nos penáltis frente à Holanda. Uma ambição legítima, mas a verdade é que um raio nunca cai duas vezes no mesmo sítio…. até ver. Esta será a quinta presença da Costa Rica em fases finais do Mundial.

Quatro anos depois da competição que o lançou para o estrelato e o fez “aterrar” no Real Madrid, Keylor Navas chega agora à Rússia com o estatuto de tricampeão europeu de clubes e uma responsabilidade bem maior. O duelo com Neymar e companhia será mais uma oportunidade para brilhar nos grandes momentos, algo para que parece estar particularmente talhado.

Joel Campbell tem ainda 25 anos e já soma 74 internacionalizações, apesar das muitas lesões que têm marcado a sua carreira. Esta época, o ex-Sporting jogou apenas 238 minutos no Bétis, mas nesse escasso tempo arranjou maneira de anotar dois golos e uma assistência, mostrando que a qualidade que patenteou, por exemplo, há quatro anos ainda está toda lá. Voltar a brilhar num Mundial seria a maneira de Campbell lutar contra um destino que o parece empurrar para o ocaso, e o jogador não enjeitará “renascer” mais uma vez.

Bryan Ruiz foi outro dos que “renasceu” a tempo de chegar em forma ao Mundial. Após meia época apenas a treinar, Bryan teve muitos minutos na segunda metade do Sporting, para gáudio da nação costa-riquenha, que muita pressão fez para que isso acontecesse. O outro costa-riquenho a actuar com regularidade em solo europeu é Celso Borges, equilibrado médio do Deportivo da Corunha e que deverá ter ao seu lado David Guzmán, dos Portland Timbers. O “camisola 20” teve, em 2017, a sua primeira época fora do seu país e mostrou muita qualidade na MLS.

Sérvia 🇷🇸

GoalPoint-Antevisão-Servia-Mundial-2018-infog
Clique para ampliar

As “Águias” dos Balcãs – como é conhecida a Sérvia – regressam ao grande palco mundial após falharem a presença no Brasil. E conseguiram-no com alguma tranquilidade, vencendo o Grupo D de qualificação europeia à frente da República da Irlanda e da grande surpresa do Euro 2016, o País de Gales. Será a segunda participação como Sérvia, terceira se contarmos Sérvia e Montenegro.

A verdade é que foi preciso esperar oito anos para voltar a ter a Sérvia numa fase final. Não foi por falta de talento, com certeza, pois os craques continuaram a brotar ao longo destes anos, mas sim de alguma organização, tanto dentro do campo como fora dele. Organização que é o “nome do meio” de Nemanja Matic, a grande figura desta selecção, actualmente. O ex-jogador do Benfica é a “cola” de uma equipa em constante mutação, visto que só nove dos 23 convocados somaram mais de 300 minutos na fase de qualificação.

Uma das novidades é Sergej Milinkovic-Savic, de quem se diz estar perto de se tornar colega de Matic também no clube, o Manchester United. O médio de apenas 23 anos vem de duas épocas fenomenais ao serviço da Lázio e poderá ser o próximo jogador €100M do mercado. SMS, como também é tratado, é incrivelmente dotado tecnicamente para um jogador da sua estatura (1,92m) e possui ainda um forte remate, tanto com os pés como com a cabeça.

Adem Ljajic foi outros dos jogadores que beneficiou da mudança de seleccionador e é mais um dos grandes talentos que pode “explodir” no Mundial após uma boa época no Torino, onde somou dez assistências. Também em Itália brilhou Aleksandar Kolarov, capitão da selecção e um dos esteios da boa campanha da Roma, tanto externa como internamente. Para tantos criadores não falta um goleador à altura. Aleksandar Mitrovic esteve emprestado ao Fulham e marcou 12 golos em apenas 18 jogos como titular. Dificilmente haverá um cabeceador tão forte na Rússia.

Não perca as antevisões dos restantes grupos e fique connosco durante o Mundial 2018 para a cobertura mais detalhada sobre o que se passa em campo!

🔗 Antevisão do Grupo A
🔗 Antevisão do Grupo B
🔗 Antevisão do Grupo C
🔗 Antevisão do Grupo D
🔗 Antevisão do Grupo F

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.