Não estávamos à espera de pegar neste tema… com Portugal ao barulho. Mas a vida, e sobretudo o Futebol, é assim e a coisa até ganha outro interesse e emoção pois da lista de melhores GoalPoint Ratings da qualificação para o Qatar 2022 surgirão certamente “dores de cabeça” com as quais a Selecção terá de lidar, lá para Março.
Play-off: novo formato, maior dificuldade, mais velinhas a acender
O formato é novo. Doze selecções serão divididas em três grupos de quatro, para a disputa de três “final four” com seis meias-finais a disputar a 24 e 25 de Março de 2022 e três finais agendadas para 28 e 29 do mesmo mês. Os vencedores das três finais marcam presença no Qatar. O sorteio dos três mini-grupos realiza-se a 26 desde mês, com a participação de seis cabeças-de-série – Portugal, Escócia, Itália, Rússia, Suécia, País de Gales – e outras seis selecções que não o são – Turquia, Polónia, Macedónia do Norte, Ucrânia, Áustria e República Checa, sendo as duas últimas provenientes da Liga das Nações. Na final, os lusos podem defrontar qualquer outra formação, inclusive a campeão europeia Itália – ou outro dos cabeças-de-série.
Uma destas últimas seis equipas estará no caminho de Portugal na meia-final e vamos olhar para elas numa perspectiva individual, destacando o jogador que registou melhor GoalPoint Rating na fase de grupos da qualificação em cada uma das selecções, entre todos os que disputaram mais de 360 minutos. Começamos, no entanto, pela formação das “quinas”, seguindo depois para os possíveis adversários.
Portugal 🇵🇹
Nome: Bruno Fernandes 6.99
Posição: Médio-ofensivo
Clube: Manchester United
Data de nascimento: 8 Setembro 1994 (27 anos)

Bruno Fernandes não tem atingido, na selecção, o brilhantismo que tem patenteado no Manchester United. Ainda assim a verdade é que o médio foi o melhor português na fase de qualificação, muito por culpa da brilhante exibição na visita ao Azerbaijão, na quinta jornada. Bruno fez um golo e duas assistências nesta caminhada mas, no jogo decisivo, entrou já na segunda parte.
Turquia 🇹🇷
Nome: Hakan Çalhanoğlu 7.28
Posição: Médio-ofensivo
Clube: Inter Milão
Data de nascimento: 8 Fevereiro 1994 (27 anos)

A grande estrela da Turquia começou a classificação ao serviço do Milan e terminou com a camisola do grande rival, o Inter. Por Itália é mesmo assim e há um sentido de normalidade neste tipo de mudanças. Çalhanoğlu esteve directamente envolvido em oito dos 27 golos apontados pelos turcos, com três marcados e cinco oferecidos. Nesta selecção é ele e mais dez.
Polónia 🇵🇱
Nome: Robert Lewandowski 7.37
Posição: Ponta-de-lança
Clube: Bayern
Data de nascimento: 21 Agosto 1988 (33 anos)

No caso da Polónia quase não seria preciso colocar lá o nome, de tão óbvio. O melhor jogador do Mundo em 2020 ficou no lote de segundos melhores marcadores da qualificação, com oito golos, suplantado apelas pelos 12 tentos de Memphis Depay, dos Países Baixos, e Harry Kane, de Inglaterra. E ainda fez quatro assistências. Uma garantia para Paulo Sousa, um potencial pesadelo para Portugal.
Macedónia do Norte 🇲🇰
Nome: Enis Bardhi 7.13
Posição: Médio-centro
Clube: Levante
Data de nascimento: 2 Julho 1995 (26 anos)

A Macedónia do Norte mostrou que a presença no EURO 2020 não foi um acidente e voltou a dar trabalho no Grupo J, e até à Alemanha, onde ganhou por 2-1 (único jogo em que os germânicos perderam pontos). Enis Bardhi, médio do Levante, foi o “patrão” da caminhada dos macedónios, com quatro golos e duas assistências, e demonstrações de qualidade no passe. Caso calhe a Portugal há que anulá-lo.
Ucrânia 🇺🇦
Nome: Oleksandr Zinchenko 6.77
Posição: Lateral/médio-esquerdo
Clube: Manchester City
Data de nascimento: 15 Dezembro 1996 (24 anos)

O mais virtuoso dos ucranianos, que foi longe no EURO 2020 (quartos-de-final) e ficou apenas atrás da França no Grupo D de apuramento – apesar dos seis empates, máximo entre equipas que acabaram nos dois primeiros lugares. Zinchenko pode ser um lateral (no City), mas na Ucrânia é mais um médio-esquerdo e fonte de fantasia, ideias e qualidade técnica. Cuidado com ele.
Áustria 🇦🇹
Nome: Marko Arnautović 7.10
Posição: Ponta-de-lança
Clube: Bologna
Data de nascimento: 19 Abril 1989 (32 anos)

Geralmente é David Alaba a estrela da companhia, mas desta feita quem brilhou foi Marko Arnautovic que, aos 32 anos, está a viver uma das melhores fases da carreira. O ponta-de-lança está mais eficaz na finalização e nesta qualificação apontou cinco golos e fez duas assistências em cinco partidas. O atacante fez 58,3% dos golos que a Áustria marcou consigo em campo.
República Checa 🇨🇿
Nome: Tomáš Souček 7.10
Posição: Médio-centro
Clube: West Ham
Data de nascimento: 27 Fevereiro 1995 (26 anos)

O craque do West Ham, que alia capacidade defensiva, de construção, inteligência táctica e remate poderoso, foi sem surpresa a figura checa na qualificação, embora a equipa tenha terminado em terceiro do Grupo E, chegando ao “play-off” via Liga das Nações (tal como a Áustria). Souček fez três golos e foi o “patrão” de todo o futebol do seu país.