Mythbusters 🔍 | Ronaldo tem vindo a perder a fantasia?

-

Não são muitos os casos parecidos com o de Cristiano Ronaldo no que toca à íngreme perda da capacidade de desequilíbrio. Analisámos 70 casos de dribladores que se mantiveram activos nos principais campeonatos nas últimas dez épocas e o declive médio entre a primeira e a última época é negativo, mas apenas de meio drible por jogo.

Existem até jogadores como Franck Ribéry ou Stéphane Sessegnon com evoluções positivas tremendas, mas há em Inglaterra um caso muito semelhante ao do português, naquilo que perdeu e naquilo que tem vindo a ganhar. Falamos de Theo Walcott.

mythbusters-ronaldo-walcott
As mudanças no estilo de jogo de Theo Walcott

Ao contrário de Cristiano, Theo Walcott debateu-se com lesões graves que ajudam a explicar melhor esta mudança de estilo. O inglês perdeu uma das suas grandes armas, a velocidade, e adaptou-se a isso, estando a fazer um belo início de época já com seis golos marcados. Não esperem é as arrancadas de outros tempos.

Conclusão

Desta vez o mito é real. Cristiano Ronaldo tem vindo mesmo a perder a fantasia que o notabilizou no início de carreira, mas isso não tem feito dele pior jogador.

O português percebeu que, para ser o melhor, precisava de tornar o seu jogo mais prático, usando e abusando daquilo que faz com que seja o maior marcador de golos do mundo: o remate. Cristiano remata cada vez mais, e cada vez mais perto da baliza, e isso vai continuar a valer-lhe golos. Não se pode dizer que se esteja a dar mal com a metamorfose.

Curiosidades

Um estudo tão aprofundado permite sempre encontrar curiosidades que não fazem parte do âmbito da análise, mas que merecem ser referidas. Aqui ficam algumas:

  • Neymar é o jogador que mais recorre ao drible. Entre os jogadores com mais de 6.000 minutos de jogo, o brasileiro é o que mais tenta driblar, 8,9 vezes por jogo
  • Lionel Messi é aquele que mais dribles completa. O argentino termina em média cada jogo com 4,8 dribles eficazes
  • Atrás de Messi vem… Yacine Brahimi. Juntando os seus tempos de Rennes, Granada e Porto, o argelino é o segundo melhor driblador da Europa, com 4,1 dribles eficazes a cada jogo
  • Entre o “top-30” de dribladores da Europa, quatro já passaram pelo FC Porto. Além de Brahimi encontramos Hulk (3,9), Imbula (3,5) e Iturbe (3,2)
  • Slimani está entre os dez jogadores que mais rematam dentro da área (3,1 / 90m) em toda a Europa na última década. O já retirado Pippo Inzaghi era quem o fazia mais vezes (3,5)
  • A rematar de fora da área o mais prolífico da última década é… Adel Taarabt! O marroquino soma(va?) em média 2,5 remates de longe por jogo e chegou a atingir os 2,9 em 2011/12 na Premier League.
Hernâni Ribeiro
Hernâni Ribeiro
Formado em estatística e gestão de informação, e Data Scientist profissional. É Head of Analytics na GoalPoint e responsável pela GoalPointPro
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR