O SL Benfica não se deixou afectar pelo adiamento da partida de domingo para esta segunda-feira e venceu com tranquilidade o CD Nacional por 4-1. Jonas, qual D.Sebastião (previsivelmente) surgido da (inevitável) bruma, foi a grande figura da partida ao apontar um “hat-trick”, antes de Mitroglou fechar as contas para a “águia”. Pelo meio um erro defensivo benfiquista permitiu o empate aos insulares – Francisco Soares -, que chegaram a importunar os visitantes, mas que nada puderam fazer perante a eficácia do brasileiro.

Liga NOS 2015/16 - Jornada 17 - Nacional vs Benfica
Clique na infografia para ampliar (infografia: GoalPoint)

Ao contrário dos primeiros oito minutos de domingo, o Benfica conseguiu entrar bem no jogo esta segunda-feira. O flanco esquerdo, em especial Carcela-González, esteve muito activo e a equipa encontrou espaços para criar perigo. Aos 20 minutos os “encarnados” já registavam 68% de posse e, aos 23 minutos, Jonas fez o primeiro. Os cinco remates do Benfica contra quatro do Nacional ao intervalo apontam para o equilíbrio ofensivo, mas os três enquadrados dos lisboetas fizeram a diferença. E esta tendência prolongou-se até aos final. Os “encarnados” terminaram com 13 remates, os nacionalistas com dez, mas com Jonas em campo, os comandados de Rui Vitória acertaram seis na baliza, contra as duas vezes dos anfitriões. Para além a posse de bola, foi na eficácia de remate que residiu a diferença.

D. Jonas, contra o nevoeiro

Já sobram poucos objectivos para descrever a época de Jonas. O crónico Jogador do mês GoalPoint em 2015/16 voltou a ser o melhor em campo, graças aos três golos em quatro remates (precisamente três à baliza), que lhe valeram 7.6 no GoalPoint Ratings. Destaque também para Fejsa, que somou 6.2, mas foi fundamental, com 89,3% de 56 passes certos, 72,7% de 11 duelos ganhos, quatro desarmes e nove recuperações de bola.

Rui Silva, também com 6.2 no GoalPoint Ratings, foi o melhor dos insulares, conferindo consistência e segurança na baliza, onde realizou duas defesas importantes.

Nota: Os GoalPoint Ratings resultam de um algoritmo proprietário desenvolvido pela GoalPoint que pondera exclusivamente o desempenho estatístico dos jogadores ao longo da partida, sem intervenção humana. Clique para saber mais.

> NA PRÓXIMA PÁGINA: O JOGO COMO O VIMOS