Com um jogo por disputar na jornada 23, a Liga NOS 16/17 já soma 52 grandes penalidades assinaladas. Ainda faltam assinalar cerca de 40 para se atingir os valores das duas épocas anteriores (96 em 14/15 e 93 em 15/16). Mas o dado curioso reside no… (des)acerto: já se desperdiçaram 14 grandes penalidades, o que corresponde a cerca de 27% do total de lances capitais assinalados. Em 2014/15, este número ficou-se pelos… 12.
Guarda-redes em alta
O aproveitamento de apenas 73% das grandes penalidades até agora assinaladas não será, no entanto, apenas demérito dos marcadores. Os guarda-redes da Liga NOS estão mais afoitos na hora de travar penáltis, tendo já parado 10 remates, contra 14 e oito em 2014/15 e 2015/16, respectivamente. Marafona (Sp. Braga) é neste momento o “rei”, com três grandes penalidades defendidas, seguido por Cássio (Rio Ave) e Makaridze (Moreirense), ambos com duas paradas.
“Dragões” e “leões”… entre os “falhões”
William e Adrien desperdiçaram duas das quatro grandes penalidades que o Sporting somou na Liga
FC Porto, Sporting, Moreirense e Belenenses são os líderes do desperdício, com duas grandes penalidades falhadas cada, numa Liga em que ainda existem duas equipas sem qualquer penálti marcado a favor (Estoril e Arouca) e em que resistem outras cinco com 100% de aproveitamento dos castigos máximos de que dispuseram: Boavista (4), Benfica (4), Vitória de Setúbal (3), Rio Ave (2), Nacional (2) e Chaves (1).
Eis o “quadro” final da Liga NOS 16/17 à 23ª jornada (Arouca – Belenenses por disputar):
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
Entradas, saídas, rumores. Acompanhe neste artigo residente todas os comparativos e todas as informações GoalPoint acerca das mais importantes movimentações do mercado de futebol,...