Nuno Mendes e Pedro Porro abrem rotas internacionais ✈️

-

E num ápice, o Sporting tem dois jogadores na calha para se tornarem internacionais pelas selecções principais dos seus países. Nuno Mendes e Pedro Porro passaram a ser opções para os seleccionadores de Portugal e Espanha, uma recompensa pelas extraordinárias épocas que ambos estão a realizar de leão ao peito.

O treinador dos Sub-21 de Portugal, Rui Jorge, confirmou que Nuno Mendes vai ser chamado por Fernando Santos para os próximos compromissos dos campeões da Europa – razão pelo facto o próprio não convocou o “leão” -, no arranque do apuramento para Mundial de 2022, com compromissos agendados ante o Azerbaijão (24 de Março), Sérvia (27) e Luxemburgo (30). Três jogos que abrem a porta a que o jovem lateral-esquerdo se estreie na turma das “quinas”. Na “la roja”, Luis Enrique olhou para Pedro Porro e chamou o lateral-direito, com Espanha a defrontar a Grécia (25), Geórgia (28) e Kosovo (31). E nada aconteceu por acaso.

No sistema de 3-4-3 de Rúben Amorim, Nuno Mendes e Porro têm sido donos e senhores, sem contestação, de ambas as alas leoninas, apesar da juventude (o português tem 18 anos, o espanhol 21). Este contexto permite aos dois jogadores terem uma maior preponderância ofensiva, em especial o espanhol, que é um autêntico extremo e um dos principais municiadores de ataque, marcando inclusive golos decisivos (como na final da Taça da Liga). Não espanta que estes jogadores apresentem números de grande relevo.

[ Nuno Mendes a brilhar nas intercepções, Porro nas acções defensivas ]

Olhando para valores absolutos esta época na Liga NOS, Nuno Mendes surge nesta altura como o segundo lateral com mais intercepções, nada menos que 44 – é também segundo nestes lances por 90 minutos, com 2,6, em ambos os casos atrás do vimaranense Falaye Sacko. E no desarme, o português – que regista 3,1 tentativas por 90 minutos -, mostra-se mais consistente que Porro, com 57% de sucesso nestes lances em relação aos 48% do jogador emprestado pelo Manchester City.

[ O golo de Nuno Mendes na Liga, apontado ao Portimonense ]

Nos mapas acima, podemos ver todas as intercepções de Mendes, mas também as acções defensivas de Porro. O espanhol é, nesta altura, o lateral com mais acções defensivas no meio campo contrário (40), outro dado que mostra a apetência para actuar em zonas bem adiantadas do terreno e contribuir, rapidamente, para os lances atacantes do “leão”.

[ Nenhum recupera mais vezes a bola do que Porro na Liga NOS ]

GoalPoint-Pedro-Porro-Sporting-Possession-Recoveries-LigaNOS-202021
Clique para ampliar

Ainda em termos absolutos, o lateral-direito leonino é, esta altura, o jogador da posição com mais recuperações de posse na Liga, nada menos que 139, e olhando para todas as posições é mesmo o terceiro, atrás das 164 de Stephen Eustáquio e as 144 de Matheus Uribe. A sua energia constante e capacidade de luta permitem-lhe estar em todo o lado e reagir depressa na recolha do esférico para a sua equipa.

Laterais que são extremos

[ Porro é um foco de remates e de passes para finalização ]

Os dois jogadores têm também grande preponderância ofensiva, mas é difícil ignorar o maior peso que o espanhol apresenta na manobra atacante do “leão” em relação ao português. De novo recorrendo aos mapas de desempenho, e a números absolutos, Porro é o lateral com mais passes para finalização e o jogador do Sporting com maior registo destes lances (32), com os quais conseguiu duas assistências. Ninguém bate o espanhol entre laterais nos remates (39) e nos disparos de bola corrida (26), sendo que soma já três golos – sim, aquelas duas “bolinhas” azuis foram mesmo disparos de Porro, e enquadrados.

[ Grande golo de Porro ao Boavista ]

Em suma, dois jogadores com um crescimento muito grande com Rúben Amorim e que vêem agora reconhecido o seu trabalho a nível internacional.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.