O 11 GoalPoint da fase de grupos do Qatar 2022 ⭐️

-

A fase de grupos do Mundial 2022 terminou esta sexta-feira e com boas notícias para Portugal, apesar da derrota inesperada ante a Coreia do Sul, de Paulo Bento. A turma das “quinas” terminou no primeiro lugar do Grupo H e vai defrontar, terça-feira, dia 6 de Dezembro, a selecção da Suíça. Esta foi uma etapa emocionante da principal competição de selecções. Após um arranque morno, assistimos a alguns jogos empolgantes, com golos, grandes exibições e agrupamentos decididos ao detalhe.

Alguns jogadores estiveram a um nível superior no Qatar 2022 e esses estão no “onze” GoalPoint Ratings da fase de grupos, que destacamos em seguida, apenas com futebolistas que actuaram mais de 135 minutos – metade do total possível na prova. Surpresas? Poucas, e há um português mais ou menos óbvio entre os melhores desempenhos, bem como um argentino que actua em Portugal.

GoalPoint-Mundial-2022-XI-group-stage-02.12.2022

Bruno Fernandes e Enzo a encherem o campo

Os destaques que mais saltam à vista, no que ao futebol português diz respeito, são dois (mais dois, se acrescentarmos Casemiro e Aboubakar): Bruno Fernandes e Enzo Fernández. O português regista o quarto rating mais alto nesta fase da prova, graças às excelentes exibições frente ao Gana e ao Uruguai, partidas nas quais foi o melhor em campo. O médio luso é, neste momento, o jogador do Mundial, a par de Kylian Mbappé e Álvaro Morata, com mais acções para golo, nada menos que quatro, fruto de dois tentos e de duas assistências, sendo que tem menos minutos que a estrela francesa.

[ Os dois MVP cards de Bruno e o desempenho acumulado (à direita) ]

O médio do Benfica, Enzo Fernández, começou a prova no banco da Argentina, na derrota frente à Arábia Saudita, mas foi ganhando o seu espaço e aparenta ter ganho lugar nos titulares da formação “albiceleste”. Extraordinário o golo que marcou ao México, jogo no qual Enzo foi o MVP. O argentino soma 144 minutos neste Mundial 2022 e duas acções para golo, o tal tento ante os mexicanos e uma assistência, e tem sido fundamental para assentar o futebol argentino e dar-lhe critério no “miolo”.

[ O MVP card de Enzo e o seu desempenho acumulado (à direita) ]

Griezmann e o incrível Aboubakar

“Ah e tal, Mbappé“. Sim, o atacante do PSG está neste “onze”, a realizar uma prova extraordinária, com três golos e uma assistência, mas o melhor GoalPoint Rating até ao momento pertence a outro gaulês, Antoine Griezmann, que até poderia estar mais destacado na liderança, não lhe tivessem anulado um golo de forma estranha. O jogador do Atlético lidera no total de passes para finalização, contabilizando já 11, e também comanda nas ocasiões flagrantes criadas, com cinco.

[ Os desempenhos acumulados de Griezmann e Aboubakar ]

Uma palavra para Vicent Aboubakar. O atacante dos Camarões, ex-FC Porto, não começou como primeira escolha, mas mostrou-se em grande nível nesta fase de grupos, com golos verdadeiramente decisivos nas duas partidas, ainda assim insuficiente para os “leões indomáveis” prosseguirem em prova. Aboubakar fez dois tentos e uma assistência neste Mundial 2022, estando, por isso, entre os jogadores com três acções para golo, segundo valor mais alto.

Parabéns aos eleitos!

Nota metodológica: O “onze” foi elaborado de acordo com o GoalPoint Rating médio dos jogadores que cumpriram mais de 135 minutos no Qatar 2022, no período em questão.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.