O melhor XI da 3ª jornada da Liga Bwin 21/22 ⭐

-

A beleza do arranque Liga Bwin reflecte-se na incomum ordem com que as equipas se distribuem na tabela classificativa. Nesta fase da época vemos equipas como o Estoril Praia a ocupar o pódio, ou o Gil Vicente, Boavista e Portimonense a lutarem pela “Europa”. É cedo, mas por algumas semanas os adeptos menos habituados a “brigas” no topo podem desfrutar do orgulho em ver os seus emblemas em lugares de destaque. E se fosse sempre assim? 

Apenas dois jogadores dos “três grandes”, mais um do Sporting de Braga. É o que temos neste “onze” GoalPoint Ratings da terceira ronda do campeonato português. E mesmo o MVP surpreende – para quem não viu o Paços de Ferreira-Estoril. Em termos individuais é com satisfação que não vemos ninguém abaixo dos 7.0, numa ronda pautada por exibições muito interessantes. Colectivamente o destaque tem de ir para dois emblemas, o Vitória SC, que goleou o Vizela por 4-0, e o Portimonense, que foi ganhar ao terreno do Tondela por 3-0. Ambos colocam dois jogadores no “onze”. Vamos ao detalhe, seguido da habitual análise individual.

GoalPoint-Onze-Jornada-3-Liga-Bwin-202122-infog
Clique para ampliar

Fernando Castro (Arouca) 7.5 – O recém-promovido Arouca somou a sua primeira vitória nesta Liga, por 2-1, na recepção ao Famalicão, mas apesar da superioridade global evidenciada, o guarda-redes Fernando Castro teve de se aplicar: foi o MVP da partida e o guardião com melhor rating da ronda. Foram quatro as defesas que realizou, duas a remates na sua área, e pelo ar foi tudo dele, com duas saídas eficazes e mais duas a soco. Isto de ter 1,95m ajuda, mas há que ter mãozinhas.

Falaye Sacko (Vitória SC) 7.5 – Os minhotos deram um safanão ao arranque anémico de época com uma exibição convincente e goleada ao Vizela. O lateral-direito maliano foi a figura do encontro, tendo marcado um golo (o primeiro ao serviço do clube em seis épocas na equipa principal), precisamente o último, nos descontos, de grande penalidade. Esteve ainda muito bem no passe, com quatro ofensivos valiosos e uma eficácia global de 92%, e completou três intercepções.

Lucas Veríssimo (Benfica) 7.2 – O triunfo “encarnado” não foi nada de fácil e teve de ser o “bombeiro” Veríssimo a resolver, já na recta final do encontro em Barcelos. Lucas fez o 1-0 e, além disso, foi uma muralha defensiva, com registo para três desarmes e outras tantas intercepções. No passe esteve competente, com 88% de eficácia. Cada vez mais uma figura proeminente na formação de Jorge Jesus.

Chidozie Awaziem (Boavista) 7.3 – Aquele passe para o 1-0 valeu quase o bilhete do jogo. O central do Boavista fez a assistência para o tento de Hamache através de um passe longo, perfeito, que isolou o companheiro de equipa. Ao todo completou sete de nove entregas longas, registando uma eficácia global no passe de 94%, e depois esteve sólido a defender os ataques do Santa Clara, com oito alívios, máximo do jogo. Foi o MVP no jogo que fechou a ronda.

Joãozinho (Estoril Praia) 8.2A grande figura da jornada. O lateral-esquerdo estorilista arrasou na Mata Real, graças a uma exibição de grande nível, pautada por um golo (e que golo), incríveis quatro cruzamentos eficazes em seis tentativas, sete recuperações de posse (máximo do jogo) e ainda três desarmes. Aos 32 anos está no pleno nas suas faculdades, ele que já havia brilhado no primeiro “onze” da época.

João Palhinha (Sporting) 7.6 – O regresso de Palhinha às excelentes exibições e às eleições como MVP. No ataque apontou o tento que fechou a contagem, num dos quatro remates que fez – expected goals (xG) de 1,5 -, teve acerto em 94% dos passes e contabilizou 95 acções com a bola, cinco na área contrária. Defensivamente destaque para três desarmes, dois bloqueios de passe/cruzamento e ainda acumulou quatro acções defensivas no meio-campo adversário.

Al Musrati (Braga) 7.5 – O líbio do Braga não abranda. Num jogo de muita luta em Moreira de Cónegos, no qual os “guerreiros” estiveram a minutos de perder pontos, o “trinco” esteve em todo o lado e foi o melhor em campo. Ao todo somou 16 recuperações de posse e oito acções defensivas, bem como nove passes aproximativos e, ainda criou uma ocasião flagrante de golo.

[ As 16 recuperações de posse de Al Musrati ]

GoalPoint-Al-Musrati-Braga-vs-Moreirense-Recoveries-202122
Clique para ampliar

Iván Jaime (Famalicão) 7.2 – Os famalicenses somam derrotas nos três jogos disputados, mas tal não impediu Iván Jaime de realizar um grande jogo na casa do Arouca. O espanhol fez a assistência para o golo da sua equipa, somou um total de dois passes para finalização, ganhou os três duelos aéreos ofensivos em que participou e foi o jogador mais carregado em falta (5), a par de Ivo Rodrigues.

Aylton Boa Morte (Portimonense) 7.6 – Vitória categórica dos algarvios em Tondela, com valioso contributo do extremo português. Aylton fez um dos golos, completou quatro das cinco tentativas de drible e ainda fez três desarmes. Uma exibição “todo-o-terreno”.

Marcus Edwards (Vitória SC) 7.5Jogão do extremo inglês, que poderia ter arrecadado um rating memorável, caso tivesse sido ele a bater o penálti final – “discutiu” com Sacko essa possibilidade. Marcus fez um golo, criou uma ocasião flagrante de golo, completou as duas tentativas de drible e foi sobre si cometida a falta da grande penalidade. Isto tudo saltando do banco apenas aos 61 minutos.

Beto Betuncal (Portimonense) 7.7 – As notícias continuam a falar insistentemente na saída de Beto, ou para um dos “três grandes” ou mesmo para o estrangeiro. Independentemente disso, Beto continua a exibir-se a grande nível, e em Tondela fez um golo em dois remates (ambos enquadrados), somou quatro conduções aproximativas e ganhou quatro de seis duelos aéreos ofensivos. Foi o MVP.

Outros jogadores à porta do “onze”

Luis Díaz (Porto) 7.2, Matheus Nunes (Sporting) 7.2, Iuri Medeiros (Braga) 7.2Matheus Uribe (Porto) 7.1, Felipe Morato (Benfica) 7.0, Chancel Mbemba (Porto) 7.0André André (Vitória SC) 7.0

Os tops da jornada

GoalPoint-Tops-Jornada-3-Liga-Bwin-202122-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 3ª jornada da Liga Bwin 21/22, parabéns!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de “onzes” GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Podes também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA BWIN | J3SUMGPRMVPPAS
xG
2-1
2-3
0-2
2-0
0-3
1-1
4-0
1-3
2-0

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.