TotoRating BannerA Liga NOS chegou à 10ª jornada, com poucas mexidas no topo da classificação, sendo que a derrota do Sporting na visita a Tondela constituiu a grande surpresa da ronda – embora não tenha colocado em causa o quarto lugar ocupado pelos “leões”. Um resultado que, ainda assim, não impediu o emblema de Alvalade de colocar um jogador no “onze” da jornada, com base nos GoalPoint Ratings.

Os dois da frente, Benfica e FC Porto, venceram os seus jogos, com menor ou maior dificuldade. As “águias” receberam e bateram o Rio Ave no Estádio da Luz por 2-0, suportadas por uma boa exibição, que contribui com três elementos para a equipa da ronda – nenhum outro clube empresta mais jogadores. Os “dragões” ficam de fora desta nossa “selecção” apesar do triunfo por 1-0 em casa sobre o Desportivo das Aves, na sequência de uma exibição longe de brilhante.

Destaque também para o Portimonense que, apesar de ter consentido um empate nos descontos frente ao Santa Clara, no Algarve, jogou o suficiente para ter dois jogadores no “onze”, isto numa ronda em que o melhor rating coube a um extremo de uma equipa que também não conseguiu vencer, o Sporting de Braga.

Em relação à nona jornada temos dois repetentes e há cinco estreias esta temporada. Confira os nomes.

GoalPoint-Onze-jornada-10-Liga-NOS-201920-infog
Clique para ampliar

Giorgi Makaridze (Vitória FC) 7.5 – O jogo não foi fácil para os sadinos perante a pressão do Boavista, que fixou mesmo um novo máximo de remates de fora da área nesta Liga (16). Os cinco enquadrados (quatro realizados na grande área) foram travados pelo guardião do Vitória, que acabou como o melhor em campo e contribuiu decisivamente para o triunfo dos homens da casa.

Bruno Santos (Paços de Ferreira) 6.8 – Terceira presença do lateral pacense nos “onzes” da jornada, segunda nas últimas três rondas. O Paços continua em zona de descida, mas as suas exibições não têm correspondido aos maus resultados. Bruno Santos voltou a estar em bom plano, ante o Belenenses, com dois passes para finalização e nove recuperações de posse.

Bruno Wilson (Tondela) 7.7Uma das estreias e figuras da ronda, pelo golo que marcou e derrotou o seu clube de formação, o Sporting. O neto de Mário Wilson esteve impecável ante o “leão” nos vários momentos do jogo, tendo enquadrado dois de três remates, ganho quatro de cinco duelos aéreos defensivos e somado nove acções defensivas, entre elas três desarmes.

Jadson (Portimonense) 7.5 – Bom jogo em Portimão, com a equipa da casa a ficar a escassos segundos de vencer pela primeira vez em oito jornadas. Não o conseguiu, mas o central brasileiro deixou a sua marca na partida. Jadson marcou o golo algarvio, ganhou quatro de cinco duelos aéreos defensivos e fez um corte decisivo.

Florent Hanin (Vitória SC) 7.6 – Empate vitoriano no dérbi com o Moreirense, apesar do domínio dos visitantes. O lateral francês foi mesmo o melhor em campo e estreia-se nas nossas equipas, com destaque para os momentos defensivos. Hanin ganhou seis de sete duelos aéreos defensivos, fez quatro desarmes e teve sucesso nas duas tentativas de drible.

Florentino Luís (Benfica) 7.3Excelente jogo do “trinco” benfiquista, que cimentou o primeiro lugar no pódio europeu de intercepções a cada 90 minutos. Florentino foi fundamental para anular as saídas do Rio Ave em transição, ganhando muitas segundas bolas, registando no final impressionantes 12 recuperações de posse e seis intercepções. E ainda realizou dois passes para finalização.

Bruno Fernandes (Sporting) 7.1Bom jogo do médio leonino em Tondela, em especial no segundo tempo, quando regressou a zonas mais centrais do terreno. Bruno Fernandes é um dos repetentes em relação à ronda anterior, com dois dos três remates enquadrados do “leão” (em quatro disparos), dois passes para finalização, sete passes longos certos em 12, e ainda contribuiu com cinco desarmes, um dos valores mais altos da partida.

Wenderson Galeno (Sp. Braga) 8.2A grande figura da jornada e logo na estreia nos “onzes”. O resultado dos bracarenses na recepção ao surpreendente Famalicão não foi o mais desejado pelos comandados de Sá Pinto, que se viram cedo em superioridade numérica, mas consentiram dois golos ao seu adversário. Ainda assim, conseguiram recuperar de uma desvantagem de 1-0 para uma vantagem de 2-1 (antes do empate ao cair do pano), fruto de dois golos de rajada de Galeno. O extremo bisou em cinco remates, três enquadrados, fez três passes para finalização, teve eficácia em quatro de nove cruzamentos e completou quatro de 11 tentativas de drible.

Franco Cervi (Benfica) 7.3 – O argentino parece ter ganho nova vida no Benfica, aproveitando os sucessivos jogos a titular, e estreia-se nos “onzes”. Ante o Rio Ave foi uma constante fonte de desequilíbrios, tendo feito uma assistência em dois passes para finalização e sido o mais rematador, com seis disparos (dois enquadrados). E voltou a registar o número máximo de desarmes (3).

Jackson Martínez (Portimonense) 7.1 – O ponta-de-lança continua a dar qualidade ao ataque algarvio, apesar das suas claras dificuldades físicas, e estreia-se no “onze” esta época. Jackson não marcou ao Santa Clara, mas foi o mais rematador, com seis disparos, dois deles enquadrados, três de fora da área, e ainda fez dois passes para finalização e completou dois dribles. Mas foi no futebol pelo ar que deixou números impressionantes, tendo ganho 12 de 13 duelos aéreos ofensivos.

Carlos Vinícius (Benfica) 7.5 – O outro repetente da ronda. Desta feita o ponta-de-lança brasileiro não marcou, mas o seu contributo para o futebol ofensivo do Benfica voltou a sobressair, tendo sido o MVP da partida. Vinícius não enquadrou nenhum dos cinco remates que realizou, mas fez dois passes para finalização, falhou apenas uma entrega em 14 e completou quatro de cinco tentativas de drible, todas no último terço.

Fechamos com os jogadores que lideraram o nosso “barómetro” de variáveis nesta jornada:

GoalPoint-Tops-Jornada-10-Liga-NOS-201920-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 10ª jornada da Liga NOS 19/20, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA NOS | J10STATGPRMVP
2-0



1-1



2-0



1-0
1-0



2-2



1-0



1-0



1-1