O “onze” da 12ª ronda da Liga 20/21 ⭐

-

O líder da Liga NOS está cada vez mais destacado. O Sporting venceu por 2-0 no jogo de maior cartaz da 12ª jornada, em casa, com o Sporting de Braga, e aumentou para oito os pontos de vantagem sobre os minhotos. O FC Porto recebeu e “despachou” o Moreirense por 3-0 e continua na perseguição, enquanto o Benfica foi aos Açores e “naufragou” no dilúvio que obrigou o jogo a disputar-se em dois dias, com um empate 1-1 e uma segunda parte para esquecer. Assim, os “leões” estão na frente com mais quatro pontos que a dupla perseguidora, precisamente Porto e Benfica.

Nesta ronda – que teve o Vitória de Guimarães-Nacional adiado devido a vários casos de Covid-19 no plantel vimaranense -, o “onze” da jornada GoalPoint Ratings reflecte isso mesmo. O Sporting empresta um jogador à equipa semanal, o Porto dois, sendo que Benfica e Braga ficam de fora do lote. Destaque para os dois nomes do Paços de Ferreira, numa jornada sem repetentes em relação à 11ª e com sete caras novas esta temporada.

GoalPoint-Onze-jornada-12-Liga-NOS-202021-infog
Clique para ampliar

Babacar Niasse (Tondela) 7.4 – Regresso às Vitórias do Tondela, perante um Famalicão em crise de resultados. O triunfo beirão por 1-0 teve um protagonista: Babacar Niasse. O senegalês de 24 anos foi gigante na baliza dos homens da casa, terminando o jogo com sete defesas, o máximo da ronda, três delas a remates na sua grande área.

Pedro Porro (Sporting) 6.6 – Triunfo importante do “leão” num jogo que valeu pela eficácia ofensiva da equipa de Alvalade e que teve em Pedro Porro o melhor elemento em campo. O lateral espanhol esteve muito bem nos diversos momentos de jogo, cum dois dribles eficazes (100%), quatro acções defensivas no meio-campo contrário, três desarmes e outras tantas intercepções e ainda impressionantes dez recuperações de posse.

Fábio Cardoso (Santa Clara) 7.0 – O central formado no Benfica foi o autor do golo que roubou dois pontos aos lisboetas. O Santa Clara esteve muito bem no segundo tempo e Fábio Cardoso desviou de cabeça um primeiro remate de Crysan, ditando o 1-1. Além disso, o melhor em campo em São Miguel fez um passe para finalização, ganhou quatro de cinco duelos aéreos defensivos e registou nove alívios. Um valor seguro na posição em Portugal.

Zainadine Júnior (Marítimo) 7.5 – E vamos na quarta presença do central maritimista nos “onzes” da jornada esta temporada. Zainadine é o esteio defensivo dos insulares, que não foram além de um nulo na recepção ao Boavista. O moçambicano foi o MVP, com números interessantes a atacar, a defender e a construir. Criou uma ocasião flagrante de golo, fez um passe de ruptura, somou 12 passes progressivos eficazes e acertou oito de 14 entregas longas, e ainda ganhou os três duelos aéreos defensivos em que participou e recuperou oito vazes a posse de bola. 

Gil Dias (Famalicão) 6.5 – O lateral-esquerdo fez valer as suas características de extremo na tentativa do “Fama” em reagir à desvantagem ante o Tondela. Colectivamente as coisas não correram bem, mas Gil Dias terminou com números ofensivos muito interessantes, nomeadamente três passes valiosos, cinco dribles eficazes em nove tentativas, três acções com bola na área contrária e ainda acumulou dez recuperações de posse e três desarmes.

Pelé (Rio Ave) 7.7 – Também à procura de melhores dias está o Rio Ave, que foi a Paços de Ferreira perder por 2-0. Ainda assim, destaque para a exibição do médio-defensivo Pelé, que foi mesmo o melhor em campo, apesar do desaire da sua equipa. O seu amplo raio de acção permitiu-lhe acertar 94% dos 78 passes que realizou, averbar quatro passes ofensivos valiosos (eficazes e a menos de 25 metros da baliza contrária), 14 entregas progressivas certas, o máximo de acções com bola (108), nove recuperações, mas também completar a totalidade das oito tentativas de drible. Impressionante.

Sérgio Oliveira (Porto) 8.2 – Mais um jogo, mais um golo para o médio portista, que é a figura da jornada. Sérgio Oliveira abriu o activo para os “dragões”, de grande penalidade, fez uma assistência e criou duas ocasiões flagrantes em cinco passes para finalização e ainda registou seis acções defensivas no meio-campo contrário e somou nove recuperações de posse.

Mateus Uribe (Porto) 7.5 – E com Uribe construiu uma parceria de grande nível. O colombiano fez dez acções defensivas no meio-campo contrário, estabelecendo um novo máximo desta variável, não só na Liga NOS, como nas principais Ligas europeias. Não satisfeito, registou sete desarmes, seis intercepções, oito recuperações de posse, 99 acções com bola (máximo do jogo) e criou uma ocasião flagrante em dois passes para finalização.

Luiz Carlos (Paços de Ferreira) 7.2 – O médio-centro surge nesta equipa em zonas adiantadas do terreno, muito pelo papel que teve em determinados momentos do triunfo do Paços sobre o Rio Ave. Não foram raras as vezes em que o brasileiro surgiu quase como médio-ofensivo, como provam os dois golos dos “castores”, nos quais recuperou a bola em zonas próximas à área contrária e iniciou os lances que acabaram no bis de Douglas Tanque. Foram três passes para finalização, uma ocasião flagrante criada, mas também 12 recuperações de posse, cinco desarmes e três intercepções. 

Beto Betuncal (Portimonense) 7.8Uma das figuras da jornada. O ponta-de-lança de 1,94m já havia marcado ao Benfica na última jornada, e no dérbi algarvio com o Farense fez os dois golos dos homens de Portimão. Possante, rápido e sem problemas para rematar, enquadrou três dos cinco remates que realizou, fez um passe para finalização e sofreu três faltas. Na área contrária somou oito acções com bola.

Douglas Tanque (Paços de Ferreira) 7.2 – O atacante do Paços também bisou. Forte e impositivo nos duelos aéreos ofensivos, foi pelo chão que brilhou desta feita, com dois golos em cinco remates, três enquadrados, e quatro acções com bola na área contrária. A sua nota acabou afectada por uma ocasião flagrantes desperdiçada.

Fechamos com os jogadores que lideraram o nosso “barómetro” de variáveis nesta jornada:

GoalPoint-Tops-Jornada-12-Liga-NOS-202021-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 12ª jornada da Liga NOS 20/21, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA | J12SUMGPRMVPPAS
xG
2-0
1-0
0-0
2-0
3-0
1-1
0-0
2-0
3-1

TotoRating Banner

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR