TotoRating BannerA 14ª jornada da Liga 19/20 ficou marcada pela subida do Sporting ao terceiro lugar, por troca com o Famalicão. Naquela que foi a última ronda do campeonato até ao fim do ano, os “leões” conseguiram um dos resultados mais categóricos, ao golear o Santa Clara nos Açores por 4-0, esta segunda-feira. A troca de posicionamento da tabela deveu-se à derrota dos famalicenses pelos mesmos números, na visita ao líder Benfica, em jogo disputado no último sábado.

De resto, esta foi uma ronda sem grandes surpresas, com excepção para o desaire do Sporting de Braga em casa por 1-0 ante o Paços de Ferreira, isto depois de mais um brilharete europeu alguns dias antes. Quanto ao FC Porto, a vitória fácil por 3-0 em casa com o Tondela significou o regresso aos quatro pontos de atraso em relação ao Benfica.

A nossa atenção vira-se para os desempenhos individuais. Nesta ronda, o “onze” da jornada, com base nos GoalPoint Ratings, parece saído de uma qualquer jornada de Liga dos Campeões, pois não temos nenhum jogador abaixo dos 7.1, há cinco jogadores na casa dos 8.0 e um MVP muito perto da nota máxima.

Numa semana com apenas quatro estreias nos “onzes”, são três os repetentes em relação à jornada anterior, sendo que em termos colectivos o destaque vai para dois “grandes”: o Benfica, que empresta três jogadores à nossa equipa, e o Porto, que tem dois representantes. Vamos aos detalhes?

GoalPoint-Onze-jornada-14-Liga-NOS-201920-1-infog
Clique para ampliar

Giorgi Makaridze (Vitória FC) 8.9 – O melhor rating de um guarda-redes até agora na Liga NOS. Os sadinos receberam o Desportivo das Aves, marcaram um golo e aguentaram a vantagem, com ajuda preciosa do georgiano, que fez sete defesas, seis a remates na sua grande área, uma delas a uma grande penalidade. E ainda travou uma bola que se dirigia a um dos ângulos da sua baliza.

Jesús Corona (Porto) 7.4 – Na esquerda, a extremo, na direita, a lateral. A qualidade do futebol de Corona é à prova de mudanças e, frente ao Tondela, o mexicano voltou a brilhar, sendo um dos repetentes em relação à jornada 13. Em quatro passes para finalização, Corona conseguiu duas assistências, registando ainda dois cruzamentos eficazes em quatro, três dribles eficazes no último terço, mais três intercepções.

Jadson (Portimonense) 8.5 – Os algarvios empataram em casa com o Rio Ave, no arranque da jornada, e o central brasileiro foi fundamental, ao marcar o golo que deu um ponto à formação de António Folha. Jadson somou ainda 16 passes progressivos eficazes, recuperou 11 vezes a posse de bola e ganhou os quatro duelos aéreos defensivos em que participou.

Lazar Rosić (Moreirense) 8.3 – A vitória do Moreirense frente ao Belenenses (reduzido a dez elementos) surgiu apenas aos 89 minutos, e foi garantida pelo central, que se estreia nos “onzes”. O sérvio marcou e terminou com números muito bons, como sejam os seis passes longos certos em 11 tentativas, os 12 alívios e as nove recuperações de posse.

Álex Grimaldo (Benfica) 7.3 – A goleada do Benfica ao Famalicão teve o contributo importante de Grimaldo, como, aliás, é hábito. O espanhol fez sete cruzamentos, dois deles eficazes, criou uma ocasião flagrante em três passes para finalização e ainda recuperou nove vezes a posse de bola e realizou quatro desarmes.

Mateus Uribe (Porto) 7.1 – Regressado às escolhas de Sérgio Conceição, o colombiano aproveitou da melhor forma a oportunidade para mostrar serviço, ao ponto de se estrear na equipa da jornada. Na posição mais recuada do meio-campo portista, Uribe completou 91% dos passes que fez, registou 11 passes progressivos certos, teve sucesso em sete de nove longos, realizou cinco desarmes e foi o jogador mais interventivo da partida, com 106 acções com bola.

Pizzi (Benfica) 9.6 – A grande figura da jornada. O médio do Benfica está a realizar uma época memorável, que arrisca a ser a melhor da carreira, com 11 golos e sete assistências só na Liga portuguesa, correspondentes a 1,5 acções para golo a cada 90 minutos. Frente ao Famalicão bisou, fez um passe para golo, registou quatro remates enquadrados em seis e quatro dribles eficazes em cinco tentativas (máximo da jornada).

Adel Taarabt (Benfica) 8.4 – O terceiro jogador do Benfica e estreia nos “onzes”. O marroquino fez um excelente jogo ante o Famalicão e parece verdadeiramente transformado, até pelo trabalho defensivo que faz. Para além da qualidade técnica, que lhe permitiu completar as três tentativas de drible, foi incansável na recuperação de posse, tendo somado 12, e ainda fez oito desarmes, máximo da ronda e segundo valor mais alto desta Liga.

Bruno Fernandes (Sporting) 8.0 – Mais uma presença do médio leonino, segunda consecutiva, sétima no total. A goleada do Sporting nos Açores teve assinatura de Bruno Fernandes, que voltou a ser MVP, graças a um golo (de penálti), três remates enquadrados (100%), uma assistência, duas ocasiões flagrantes criadas em quatro passes para finalização e 11 passes progressivos eficazes.

Marcus Edwards (Vitória SC) 7.7O terceiro repetente é o extremo vimaranense, que começa a ser um caso sério na nossa Liga. O inglês voltou a fazer um golo, no empate 2-2 com o Gil Vicente, enquadrou dois dos três remates que fez e ainda completou quatro de nove tentativas de dribles e assinou uma assistência.

Tiquinho Soares (Porto) 7.8 – No fecho da jornada, o Porto “despachou” o Tondela por 3-0 e manteve o registo 100% vitorioso em casa, e sem sofrer golos. A grande figura do jogo foi o ponta-de-lança brasileiro, que bisou nos primeiros 32 minutos e estreia-se nos “onzes”. Tiquinho rematou quatro vezes, duas com boa direcção, e ainda criou uma ocasião flagrante de golo.

Fechamos com os jogadores que lideraram o nosso “barómetro” de variáveis nesta jornada:

GoalPoint-Tops-Jornada-14-Liga-NOS-201920-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 14ª jornada da Liga NOS 19/20, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA NOS | J14STATGPRMVP
1-1



1-0
4-0



1-0



2-1
2-2



0-1



0-4
3-0