O “onze” da 14ª ronda da Liga 20/21 ⭐

-

A 14ª jornada da Liga NOS não foi meiga para os quatro da frente. Sporting, Porto, Benfica e Braga não conseguiram vencer, mas no que toca à luta pelo título, tudo na mesma. O “clássico” entre portistas e benfiquistas terminou com empate 1-1, naquele que foi o jogo de maior cartaz da ronda. Nenhum dos dois conseguiu aproveitar o facto de o líder Sporting ter empatado em casa, horas antes, com o Rio Ave, pelo mesmo resultado. Entretanto, o Braga foi a Paços de Ferreira e perdeu por 2-0, numa jornada com mais um jogo adiado, o Vitória SC-Farense, devido a gelo no relvado do “Castelo” no sábado e no domingo. 

Numa jornada assim, não espanta que os “grandes” tenham estado algo longe dos melhores desempenhos individuais, pelo que o “onze” GoalPoint Ratings da ronda apresenta apenas dois representantes destes três emblemas, um deles saído do jogo no Dragão, o espanhol Álex Grimaldo. Aliás, o lateral, que desta feita jogou como médio/extremo, é o único repetente em relação à jornada anterior, numa ronda que volta a ter oito caras novas esta temporada. E o destaque vai mesmo para o Tondela, que avança com três jogadores para a equipa semanal.

GoalPoint-Onze-jornada-14-Liga-NOS-202021-infog
Clique para ampliar

Stanislav Kritsyuk (Belenenses SAD) 6.8 – Os “azuis” estão a atravessar uma fase complicada, com quatro derrotas nos últimos cinco jogos e uma posição pouco animadora na tabela (17º lugar). Desta feita mais um desaire, por 1-0, na visita ao Portimonense. Ainda assim, o melhor dos visitantes foi o seu guarda-redes. O russo fez seis defesas (máximo da ronda), cinco a remates na sua grande área.

Bebeto (Tondela) 8.2 – O ex-Marítimo realizou uma exibição de grande nível e apresenta o segundo melhor rating da jornada… e do jogo do Tondela com o Boavista. Os beirões venceram por 3-1 e o lateral fez duas assistências, seis passes valiosos, outros tantos cruzamentos de bola corrida, completou 92% dos passes que realizou e ainda somou impressionantes 15 recuperações de posse e seis desarmes (máximo da jornada).

Lucas Áfrico (Marítimo) 6.8 – O central brasileiro foi fundamental para travar as muitas tentativas de ataque do Gil Vicente, contribuindo para uma importante vitória dos insulares também no ataque. Lucas foi o melhor em campo em Barcelos, tendo feito o golo da sua equipa, já na parte final do desafio. Na retaguarda ganhou três de quatro duelos aéreos defensivos, somou quatro alívios e dois bloqueios de remate.

Nahuel Ferraresi (Moreirense) 7.0 – O venezuelano também foi importante para outra das vitórias fora. Não fez nenhum golo, mas manteve o Nacional longe das redes cónegas, ao ponto de ser o melhor em campo. Ao todo somou três desarmes, cinco intercepções e esteve muito bem no passe, completando 95% dos 39 que fez.

Naoufel Khacef (Tondela) 6.8 – Do lado esquerdo da defesa mais um jogador do Tondela. O argelino esteve muito activo em termos ofensivos, com quatro passes para finalização (valor máximo da ronda), cinco passes valiosos, dois cruzamentos eficazes em oito, 92% de eficácia de passe e relevantes sete acções com bola na área contrária.

Andrija Luković (Famalicão) 7.4 – Os famalicenses voltaram aos triunfos e o médio sérvio teve um papel fundamental no 2-1 alcançado nos Açores, terminando com o melhor rating do jogo. Um golo, seis recuperações de posse e cinco alívios foram as mais relevantes acções de Luković.

João Palhinha (Sporting) 7.1 – Terceira presença nos “onzes” de um jogador que cada vez mais se afirma como um dos melhores da Liga. João Palhinha esteve em excelente plano, apesar de o Sporting não ter conseguido bater o Rio Ave, sendo mesmo o melhor sobre o relvado de Alvalade. O médio Completou 65 de 71 passes (92%), somou 89 acções com bola, ganhou quatro de cinco duelos aéreos e registou quatro intercepções e cinco acções defensivas no meio-campo adversário.

Ewerton Pereira (Portimonense) 7.0 – No regresso a Portimão, o brasileiro volta a mostrar a qualidade que já havia patenteado na primeira passagem e que lhe valeu um contrato com o FC Porto. Após duas épocas no Japão, voltou ao Algarve, ainda emprestado pelos “dragões”, e foi uma das figuras frente à Belenenses SAD. O médio criou uma ocasião flagrante em três passes para finalização, completou 84% dos passes e esteve muito bem defensivamente, com três acções defensivas no meio-campo adversário e três desarmes.

Carlos Mané (Rio Ave) 6.9 – Um regresso em grande à casa que o formou. Mané foi um dos melhores no embate de Alvalade, sendo dele a assistência para o golo de Gelson Dala, também ele um ex-“leão”. O extremo somou três passes para finalização e completou as três tentativas de drible. 

Álex Grimaldo (Benfica) 7.2 – O espanhol foi uma surpresa no duelo do Dragão, não pela sua titularidade, mas por assumir uma posição no meio-campo “encarnado”. E a missão teve sucesso. Grimaldo foi o melhor em campo no “clássico”, tendo feito o golo do Benfica. E ainda somou três passes para finalização, quatro entregas ofensivas valiosas (a menos de 25 metros da baliza contrária), cinco acções com bola na área do Porto e seis recuperações de posse.

Salvador Agra (Tondela) 8.5A grande figura da jornada. Agra esteve imparável ante os “axadrezados”, marcando dois dos golos dos beirões em cinco remates, três deles enquadrados. No passe fez três para finalização, somou sete acções com bola na área contrária e completou duas de três tentativas de drible. Verdadeiramente endiabrado.

Fechamos com os jogadores que lideraram o nosso “barómetro” de variáveis nesta jornada:

GoalPoint-Tops-Jornada-14-Liga-NOS-202021-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 14ª jornada da Liga NOS 20/21, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA | J14SUMGPRMVPPAS
xG
1-1
1-1
2-0
3-1
0-1
1-2
0-1
1-0
2-2

TotoRating Banner

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR