O “onze” da 15ª ronda da Liga 20/21 ⭐

-

A 15ª jornada da Liga NOS trouxe-nos um resultado surpreendente que poderá ter peso na próxima ronda. O Benfica recebeu e empatou com o Nacional da Madeira 1-1, antes de o Sporting vencer na casa do Boavista por 2-0, no fecho da jornada. E na 16ª, mais precisamente no dia 1 de Fevereiro (2ª segunda-feira) os dois “gigantes” de Lisboa defrontam-se no grande dérbi da capital, com os “leões” a chegarem a este embate com seis pontos de vantagem sobre as “águias”.

Alheio a esse facto, o Porto foi ganhar pela margem mínima a Faro e isolou-se no segundo lugar, esperando agora pelo desfecho do jogo de maior cartaz da próxima ronda para fazer contas à sua vida no topo da tabela. Assim, dos “três grandes” apenas o Benfica não marca presença no “onze” GoalPoint Ratings da jornada, e o grande destaque nem é um dos candidatos ao título. É sim o Paços de Ferreira, que voltou a ganhar, e de forma categórica na Madeira, e coloca três elementos na equipa.

Em termos individuais voltamos a não ter repetentes e há cinco caras novas nesta temporada. Vamos aos detalhes?.

GoalPoint-Onze-jornada-15-Liga-NOS-202021-infog
Clique para ampliar

Rafael Defendi (Farense) 7.4 – O Porto criou diversas situações de golo, e só não marcou mais do que um porque na baliza algarvia estava um guarda-redes inspirado. Defendi travou sete remates dos “dragões”, o que foi o máximo da jornada, cinco deles realizados na grande área do Farense.

Pedro Porro (Sporting) 7.2 – Após marcar o golo que deu a Taça da Liga ao Sporting, o espanhol voltou a brilhar em termos ofensivos. O Boavista estava a pressionar em busca do empate quando o lateral recolheu a bola, virou-se para a baliza e, de fora da área, arrancou um pontapé indefensável que decidiu a partida no Bessa. Aliás, Porro enquadrou os seus dois únicos disparos, tendo ainda deixado a sua marca no jogo com nove recuperações de posse. A grande figura do encontro de fecho da jornada, que surge pela terceira vez nestes “onzes”.

Lucas Possignolo (Portimonense) 7.2 – O brasileiro integra as equipas semanais com regularidade, embora esta temporada só o tenha conseguido por duas vezes. O Portimonense foi empatar 2-2 no terreno do Moreirense e o central foi o melhor em campo, tendo marcado um golo, completado 92% dos 72 passes que realizou, somou dez passes progressivos certos e três desarmes.

Srđan Babić (Famalicão) 6.8 – O sérvio emprestado pelo Estrela Vermelha está a dar cartas em Famalicão e, apesar da derrota na recepção ao Vitória de Guimarães, foi a melhor unidade em campo. O central esteve bem no passe, com 87% de eficácia, oito passes progressivos certos, e defensivamente esteve sólido, registando três desarmes e outras tantas intercepções.

Pedro Rebocho (P. Ferreira) 7.2 – O lateral-esquerdo chegou aos “Castores” em Janeiro, emprestado pelos franceses do Guingamp, e logo no primeiro jogo a titular (havia jogado um minuto na jornada anterior com o Braga) foi logo um dos melhores em campo, fazendo esquecer o entretanto transferido Oleg. Rebocho esteve em grande na visita ao Marítimo, tendo completado as duas tentativas de drible, realizado sete recuperações de posse e somado dez acções defensivas, entre elas três desarmes e outras tantas intercepções.

Hidemasa Morita (Santa Clara) 7.2 – Foi chegar, ver e vencer. O japonês foi contratado nesta janela de Inverno ao Kawasaki Frontale e no primeiro jogo que realizou pelos açorianos marcou um golo e foi o MVP, na vitória na visita ao Rio Ave. E nem é avançado. O médio-defensivo facturou, rematou três vezes, acertou 85% dos passes que realizou, fez cinco recuperações de posse e três desarmes.

[ O golo de Morita… se conseguir ver ]

Luiz Carlos (P. Ferreira) 6.9 – O experiente médio de 35 anos está a fazer uma bela época, na sua terceira ao serviço dos “Castores”. Ante o Marítimo fez um golo, uma assistência, dois passes para finalização e ganhou os quatro duelos aéreos em que participou, três deles defensivos. Um poço de energia.

Bruno Costa (P. Ferreira) 7.4 – O terceiro nome do Paços nesta equipa da jornada é um jogador formado no Porto, que está emprestado aos pacenses e de quem se fala poder regressar ao Dragão, pela boa época que está a realizar. O melhor rating da equipa na Madeira, Bruno Costa fez um golo (marcou sempre nas últimas três rondas), atirou uma bola ao poste e esteve incansável nos momentos defensivos, com oito recuperações de posse, quatro desarmes e três intercepções.

Jesús Corona (Porto) 7.8 – Sublime a exibição do mexicano em alguns períodos do jogo em Faro, numa demonstração de talento pouco visto na nossa Liga. Corona foi mesmo o jogador com melhor rating da ronda, fruto de um desempenho que, apesar de não ter estado ligado a qualquer golo, ofereceu cinco passes para finalização (registo mais alto da ronda), nove passes ofensivos valiosos, incríveis 12 acções com bola na área contrária e quatro dribles eficazes em sete

Nuno Santos (Sporting) 7.1 – Apesar da excelente época que está a realizar o extremo do Sporting, esta é a sua primeira presença nos “onzes” de 2020/21. O ex-Rio Ave abriu o activo no Bessa, com um desvio precioso, e completou as duas tentativas de drible, ambas no último terço.

Carlos Júnior (Santa Clara) 6.7 – Esta não foi uma jornada prolífica para avançados, pelo que o dono do lugar acaba por ser o que regista o rating mais baixo dos 11. O brasileiro do Santa Clara, contudo, deu sequência à boa época que está a realizar, tendo feito um golo em Vila do Conde, enquadrado dois de três remates e somado sete acções com bola na área contrária. E ajudou defensivamente, com três desarmes.

Fechamos com os jogadores que lideraram o “barómetro” de algumas das variáveis mais relevantes, na jornada finda:

GoalPoint-Tops-Jornada-15-Liga-NOS-202021-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 15ª jornada da Liga NOS 20/21, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA | J15SUMGPRMVPPAS
xG
0-3
2-2
0-1
2-0
1-2
1-1
0-1
1-0
0-2

TotoRating Banner

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR