O XI da 17ª ronda da Liga 20/21 ⭐

-

A primeira volta da Liga NOS 2021 chegou ao fim. Nesta metade da época, duas equipas e um jogador destacam-se imediatamente dos demais. Sporting e Paços de Ferreira são as formações em evidência, o “leão” porque chega a esta altura na liderança isolada, após concluir a sua melhor primeira metade de prova em 70 anos. O Paços porque vai na sexta vitória seguida, só ganhou em 2021 e tem os mesmos pontos que os “encarnados”.

Em termos individuais é impossível não olhar para Pedro Gonçalves como a grande figura. “Pote” leva já 14 golos no campeonato e, mais uma vez, foi o MVP GoalPoint Ratings da jornada que encerrou a primeira volta. Neste “onze”, o destaque vai mesmo para a formação de Alvalade, que coloca três jogadores, após vencer confortavelmente o Marítimo, na Madeira, por 2-0. O outro emblema com mais do que um representante é a Belenenses SAD, com dois, os “azuis” que receberam e empataram com o FC Porto, no Jamor. O Benfica, esse, continua a desiludir, empatou em casa com o Vitória minhoto, apesar de ter dominado, e empresta um elemento.

Desta feita não há repetentes em relação à ronda 16 e temos nada menos que oito estreias esta temporada.   

GoalPoint-Onze-jornada-17-Liga-NOS-202021-infog
Clique para ampliar

Stanislav Kritciuk (Belenenses SAD) 7.7 – Os “azuis” bem podem agradecer ao guardião russo pelo empate sem golos com o campeão Porto. Os “dragões” pressionaram muito, remataram, mas Kritciuk não vacilou e fez algumas intervenções de relevo, sendo o melhor em campo. Ao todo foram seis defesas, três a remates na sua grande área.

Fernando Fonseca (P. Ferreira) 7.4 – Extraordinária a carreira do Paços, ocupando o quarto lugar com os mesmos pontos do Benfica. A equipa de Pêpa ganhou sempre até agora, em 2021, mas na recepção ao Tondela, os três pontos estiveram em perigo, com o golo do triunfo a ser marcado perto do fim. O lateral-direito Fernando Fonseca foi a figura deste novo triunfo, a atacar e a defender. Autor de uma assistência, fez ainda dois passes para finalização, completou as duas tentativas de drible e averbou cinco desarmes.

Sebastián Coates (Sporting) 6.8 – O uruguaio está a realizar uma época de grande nível e é um autêntico esteio leonino. O Marítimo pouco ou nada fez em termos ofensivos, muito por culpa de Coates. O central ganhou os dois duelos aéreos defensivos em que participou, fez três intercepções e cinco alívios.

Tomás Ribeiro (Belenenses SAD) 7.2 – Um autêntico muro. O FC Porto atacou muito, mas o jovem da Belenenses SAD não cometeu qualquer erro e travou todas as investidas no seu raio de acção. Duelos aéreos defensivos foram seis e ganhou cinco, recuperações de posse foram nove e ainda registou sete intercepções (máximo da ronda) e nove alívios, num total de 17 acções defensivas.

Vitorino Antunes (Sporting) 7.2 – Perante a indisponibilidade física de Nuno Mendes, Antunes saltou para o “onze” e mostrou que Rúben Amorim tem nele uma alternativa viável. Forte a defender, com seis intercepções, completou as duas tentativas de drible, dois de quatro cruzamentos e fez a assistência para o segundo golo de Pedro Gonçalves.

Julian Weigl (Benfica) 6.8 – As “águias” estão em queda livre, ainda assim, o alemão, tantas vezes criticado, tem sido constantemente um dos melhores dos comandados de Jorge Jesus. No empate a zero com o Vitória de Guimarães foi importante a limitar os lances ofensivos contrários e contribuiu para a pressão alta benfiquista. Defensivamente ajudou com oito recuperações de posse e dois bloqueios de passe, esteve muito bem nas entregas, tendo concluído 71 das 77 que realizou (92%), criou uma ocasião flagrante em dois passes para finalização e somou 96 acções com bola.

Ryan Gauld (Farense) 8.0 – Esta está a ser a época de afirmação do médio escocês, que voltou a exibir-se a grande nível. Ryan fez um golo de grande qualidade técnica no empate com o Santa Clara, e ainda criou uma ocasião flagrante em seis passes para finalização (máximo da jornada). Na ajuda colectiva somou cinco acções defensivas no meio-campo contrário e quatro bloqueios de passe.

Gustavo Sauer (Boavista) 7.1 – Após vencer no Algarve, os “axadrezados” não conseguiram dar sequência à recuperação na tabela e perderam em casa com o Gil Vicente. Ainda assim, o melhor em campo foi dos homens da casa. Sauer foi o mais rematador, com cinco disparos, falhou apenas um de 22 passes e ainda registou quatro acções defensivas no meio-campo contrário e três bloqueios de passe/cruzamento.

Pedro Gonçalves (Sporting) 8.9 A grande figura da jornada, sem margem para dúvidas. “Pote” é o melhor marcador da Liga, destacado, com 14 golos, e voltou a bisar na Madeira, graças a um desempenho superior. Pedro Gonçalves foi o mais rematador da partida, com seis disparos, três deles enquadrados, criou uma ocasião flagrante e somou oito acções com bola na área contrária. Às oito recuperações de posse junto cinco acções defensivas no meio-campo contrário.

Kenji Gorré (Nacional) 7.2 – A visita dos insulares ao Rio Ave não teve golos, mas teve um jogador endiabrado. Gorré, melhor em campo, esteve particularmente bem a servir os seus colegas de equipa. Em 34 passes teve sucesso em 31, fez três passes ofensivos valiosos, quatro passes para finalização e foi o mais rematador da partida (4). No drible esteve endiabrado, com quatro completos em cinco tentativas.   

Samuel Lino (Gil Vicente) 7.0 – Os minhotos reagiram à derrota caseira com o Paços, na jornada passada, com um triunfo em casa do Boavista. O melhor elemento dos “galos” foi o avançado Samuel Lino, autor de um golo em três remates (dois enquadrados), tendo somado seis acções com bola na área contrária, máximo da partida. E ainda completou três de quatro tentativas de drible.

Fechamos com os jogadores que lideraram o “barómetro” de algumas das variáveis mais relevantes, na jornada finda:

GoalPoint-Tops-Jornada-17-Liga-NOS-202021-infog
Clique para ampliar

São estes os melhores da 17ª jornada da Liga NOS 20/21, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA | J17SUMGPRMVPPAS
xG
1-1
0-0
2-1
0-2
0-0
0-0
0-2
2-1
1-2

TotoRating Banner

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR